O Estresse Na Vida Diária
© 2012 Fernando Hartmann

Crise Mundial

Tensão! Ansiedade! Estresse! São os companheiros do homem moderno. A situação mundial nos invade afetando a estrutura humana, fazendo decair a capacidade de raciocínio, a criatividade, a produtividade e causando doenças como pressão alta, úlceras, problemas cardíacos, insônia, entre tantas outras, levando até mesmo à morte prematura.

Vivemos em um mundo conturbado, confuso, doente. É o caos de mudança de ciclo cósmico, a fase da colheita, da separação, da purificação. Um mundo que nos afasta da própria natureza humana e divina, nos força ao trabalho descontrolado, choques de relações - no lar, na empresa, na sociedade, tornando difícil a convivência humana.

Tensão
Para cada ato nosso existe um esforço, o qual pode ser razoável e necessário, ou excessivo. Esse esforço é caracterizado como tensão. Tensão é o esforço manifestado no encurtamento das fibras musculares.

O esforço que fazemos para alcançarmos a realização de nossas atividades, responsabilidades e ideais e, em especial para termos sucesso na vida, gerando a alta competitividade, pode produzir um esforço excessivo, nos levando a distúrbios de tensão, caso esses esforços ultrapassem a capacidade de resistência de nosso corpo. Essa capacidade é pessoal e intransferível e cada um deve conhecê-la, estar consciente dela e respeitá-la.

Entre os distúrbios de tensão incluem-se diversos desequilíbrios nervosos comuns tais como estados de medo e ansiedade.

Relaxamento

Cientificamente falando, relaxamento é a negação direta da excitação nervosa. É a ausência do impulso neuromuscular. Estar relaxado é o oposto fisiológico direto de estar excitado ou perturbado.

Precisamos harmonizar nossa mente e nosso corpo, pois cada pensamento acontece simultaneamente com atuação em músculos e nervos. É preciso energia para fazê-los realizar, ou seja, precisamos de mente sã em corpo são e um campo magnético forte para, assim alcançarmos a meta. Somos uno com a Vida. Tudo funciona de forma integrada e precisamos observar isso, caso contrário, virá o caos.

Estresse

Estresse significa qualquer estímulo ou irritação que seja acompanhado de um distúrbio nervoso ou mental, ou ligado a outros sistemas, além do sistema nervoso, na vida cotidiana do ser humano.

Quanto mais aumentamos nosso nível de estresse, menos condições de sensibilidade e percepções alcançamos, perdendo inclusive o controle de nossas ações e emoções, aprofundando nosso estado de ansiedade. Falta ainda a própria visão objetiva das questões em que estamos envolvidos, perdendo com isso a capacidade de raciocinar e decidir acertadamente.

À medida que vamos relaxando, começamos a dominar nossas tensões e obtemos novo estado, passando a própria mente a tornar-se mais clara e o corpo mais hábil, melhorando com isso nossa atuação diante da vida.

Autoconhecimento

A todo pensamento e a toda à ação, ocorre uma contração muscular. O acúmulo dessas contrações produz bloqueios de energia (processo de revitalização) de forma que vimos acumulando tensões desde a muito tempo. Precisamos então, e o mais cedo possível, desenvolver técnicas para a liberação desses aprisionamentos energéticos, permitindo com isso, o fluir natural e espontâneo de nosso campo energético. Para isso é fundamental o conhecimento de nossa natureza. O fato de deitarmos e relaxarmos é pouco e precisamos querer mais. Observamos conscientemente nossas reações, através de uma auto-investigação honesta, é o passo principal para o sucesso no caminho da conquista de nós mesmos e, conseqüentemente, de uma vida saudável.

Precisamos perceber e reconhecer quando um grupo de músculos é tensionado. Nesse exato momento aplicamos a técnica adequada para que se desfaça a tensão criada nos pontos específicos. Dessa forma, continua normal o fluxo energético e se desfaz a ansiedade. Para isso é necessário um treinamento contínuo.

Mudança de Hábitos

Precisamos impedir a entrada do processo bloqueante e traumatizante. É também uma prioridade reavaliarmos toda matéria cultural e intelectual que trazemos em nossa psique. Mudar idéias, conceitos, preconceitos, atos e hábitos de vida que violentam nosso ser. É imprescindível uma transformação no sistema de vida. Nós, seres humanos temos a capacidade para avaliar o que estamos experienciando e alterarmos nossa reação diante daquilo que não nos agrada, pois somos sensíveis e inteligentes.

Efeitos

Diante de fortes emoções várias partes do corpo e da mente são tensionadas, tornando-se progressivo o desequilíbrio energético, abrindo as portas para doenças, desde a simples dor muscular até insônia, prisão de ventre, gastrites e úlceras, falta de memória, problemas cardíacos, como pressão arterial anormal e enfartes, derrames, entre muitas outras, inclusive gripes e resfriados...

Quando relaxamos a tensão excessiva presente nos diversos grupos musculares, conseguimos alcançar a mudança postural tanto do corpo quanto da mente e emoções, vivenciando menos intensamente a situação apresentada. Passamos a ver e a reagir de maneira diferente, sem maior identificação e vamos nos ajustando melhor às condições de vida que se apresentam, sem permitir a invasão em nossa natureza, o que nos torna incapacitados para a atividade correta. Passamos a agir com motivação, inteligência, intuição e consciência.

Executivos

Somos responsáveis pela vida que levamos e cabe a nós transformá-la quando estamos descontentes e infelizes.

Nós, executivos, temos uma responsabilidade maior pois em nossas mãos estão familiares e diversos colaboradores - sem contar com o aspecto pessoal de grande importância: a necessidade de auto-realização. Precisamos, então, da saúde plena para a correta, perfeita administração de nós mesmos e de nossos bens.

Sugestões

Precisamos reaprender a relaxar. Para isso é necessário:

  • Conhecermos nossa natureza humana (autoconhecimento);
  • Respirarmos corretamente;
  • Desenvolvermos a relação corpo/mente/energia, de forma positiva;
  • Correta postura, tanto do corpo quanto da mente;
  • Observarmos o nosso alimento e a maneira de obtê-lo;
  • Contato com a Natureza;
  • Sono sadio;
  • Aplicarmos técnicas adequadas em momentos específicos;
  • Trabalho integral, com exercícios diários;
  • Vontade de viver bem;
  • Relaxar sempre, corpo, mente e alma...

Controle seu estresse e viva com mais saúde e qualidade de vida.

 

Fernando Hartmann: É Administrador, atuando em Gestão Humana & Yoga.
Visite:www.fernandohartmann.com.br e www.fernandohartmann.blogspot.com
Email: [email protected]

Imagem: www.freedigitalphotos.net