Inteligência Emocional
© 2013 Fernando Hartmann

Vemos no nosso dia a dia a influência das emoções em nosso humor. Após o livro Inteligência Emocional, de Daniel Goleman, isso ficou ainda mais claro. Lembro que na época, fazia um trabalho para uma empresa inglesa e estávamos fechando um Treinamento sobre o aspecto emocional, com a Diretoria de RH. O Presidente esteve no Rio e nos reunimos para falarmos sobre as atividades e a proposta do Treinamento. Em certo momento, ele disse: falar em emoção é estupidez, não há emoção, o empregado só produz sob pressão. Consegui fazer o referido Treinamento Comportamental, após o livro citado e realmente vimos a importância da Emoção em nossas Vidas.

A cultura, a missão e a política de RH das empresas são fatores determinantes para o desenvolvimento da Pessoa, bem como do Profissional. O mercado está muito competitivo, as informações chegam até nós com extrema velocidade e mudam também a todo instante. Precisamos ser ágeis, desenvolver habilidades, competências e estarmos antenados com a realidade do momento. O tempo voa, mas continua com 24h/dia.

As emoções estão sempre presentes em nossas expressões, em especial se tratando de nós cariocas, naturalmente pessoas emotivas, alegres, espontâneas, apaixonadas. Sabemos que elas nos acompanham e são importantes, pois revelam quem somos e como estamos. Sabemos igualmente que sabermos controlar nossas emoções pode ser fator decisivo em nossas escolhas, ações e reações.


Hoje, precisamos desenvolver a visão holística do Ser e do Viver, integrar o Pessoal com o Profissional, mantendo o foco das ações e buscando resultados, construindo Metas Efetivas.

Tudo está no superficial, precisamos aprofundar, buscar a Essência das coisas. A Essência de nós mesmos. Qual o caminho? Algumas dicas:

  • Ler mais: hoje temos diversos livros recomendados;
  • Participar de Grupos de Estudos e Discussões, mas estar presente de forma efetiva. Vemos diversos grupos, mas os participantes "escondidos". Participe!
  • Praticar Meditação, Reflexões, análise de situações;
  • Viver mais o Real e menos o Virtual: pesquisas revelam como as pessoas estão se escondendo diante do computador e perdendo a própria personalidade;

Seja Você! Viva, Sorria, Ame! Isso é Real e Emocionalmente Correto e Inteligente.

Saudações!


 

Fernando Hartmanné administrador, especializado em Gestão Humana & Yoga
[email protected]

Visite também a página do Facebook da nossa Escola de Talentos

Imagem: cortesia de www.freedigitalphotos.net