O que seu cliente quer?
© 2013 Fernando Tobgyal

Uma verdadeira perseguição ao aperfeiçoamento e incremento da competitividade é cada vez mais necessária e isto vai se refletir na qualidade do atendimento e nos produtos e serviços prestados. A comunicação que deve ser cada vez maior, interna e externamente, tem especial preferência na conquista e fidelização de novos clientes, fornecedores e parceiros. Todos fazem parte de uma só equipe. Se não trabalharem em harmonia, poderão causar a saída da empresa do cenário de negócios ou do mercado.

E o endomarketing não pode ser encarado apenas como um evento motivacional, seja por meio das dinâmicas de integração ou na contratação de uma equipe de ginástica laboral que vai motivar os profissionais, até mesmo na produção de eventos visando a interpessoalidade das relações profissionais.

Jamais existirão resultados excelentes e duradouros se a empresa não prover seus colaboradores com a preparação necessária, transformá-los em indivíduos criativos, que surpreendam os clientes. Os colaboradores são o primeiro foco para as organizações, clientes internos.

Para disseminar valores como transparência, empatia, comprometimento e cooperação, as iniciativas devem desenvolver sua cultura organizacional orientada ao cliente. Estratégias adequadas, atingidas por meio do endomarketing, ou marketing interno.

O endomarketing tem que ser um projeto interno, um programa composto por diversas ações que visem implementar mudanças de comportamento e atitudes. A incansável busca por pontos fracos e fortes entre os colaboradores, preocupando-se com o bem estar, tendo como foco o melhor atendimento aos clientes, internos e externos.

Além de incentivar a melhora no nível de escolaridade, treinamentos, redução do turn over, o incentivo ao melhor relacionamento com os clientes internos e externos é uma tarefa que não é fácil. Por isso o exemplo tem que vir "de cima". Deve ser, uma iniciativa da alta gerência, fator crítico e inicial, em todo e qualquer processo de qualidade. A determinada busca por líderes que contagiem toda sua equipe, ou equipes.

Somente a partir da aceitação e comprometimento da alta gerência, é possível iniciar a um projeto de endomarketing e o primeiro passo deve ser a "fotografia" do cenário atual. Por meio de entrevistas, questionários aplicados entre os colaboradores de todos os níveis hierárquicos, chegando até mesmo aos clientes externos e fornecedores.

É muito comum este desafio ser delegado ao departamento de recursos humanos, em um trabalho conjunto com o departamento de marketing. Investigar com sinceridade quais são os pontos fracos e fortes dos processos da empresa, o que pode estar atrapalhando o bom desempenho dos colaboradores etc.

É importante que a empresa, por meio dos líderes, também conheça seus colaboradores, suas necessidades, suas expectativas, e acelerar o processo de aprendizado organizacional. Os líderes devem ser capazes de ouvir e estimular, seus colaboradores a pensar e a dar sugestões, saber ouvir críticas e análises, tirar deles o melhor. Ouvir o colaborador é essencial para ouvir o cliente externo.

Com tais informações, o próximo passo é definir os reais objetivos, cronogramas e metodologia a ser aplicada para o atingimento dos resultados. A escolha da estratégia de comunicação, materiais promocionais, pesquisas de satisfação, vídeos institucionais ou de produtos/serviços, painéis informativos sobre o andamento do projeto e os resultados alcançados. A metodologia a ser aplicada dependerá dos recursos disponíveis (financeiros e materiais) para o projeto.

Promover um programa de treinamentos aos colaboradores é fundamental para o sucesso do projeto de endomarketing. Chega a ser um risco enorme para uma empresa ter um profissional motivado, mas sem habilidade total sobre a atividade que exerce.
Implantar um projeto de endomarketing efetivo facilitará o sucesso de qualquer outro projeto de melhoria, visto que os colaboradores estarão posicionados para as mudanças e comprometidos com os resultados. Se o marketing interno funcionar, teremos colaboradores mais satisfeitos e comprometidos em suas funções, um excelente multiplicador da boa imagem da empresa e o marketing externo com maior eficácia junto a seus clientes.


 

Fernando Tobgyal atua no planejamento e desenvolvimento de estratégias e planos de comunicação, atendimento a clientes (interno e externo), elaboração de briefings e de cronograma de atividades. Experiência no gerenciamento e mobilização de equipes, gestão de programas de comunicação, inteligência de mercado, estruturação e lançamento de produtos. Produtor, Projetos e Convênios Culturais e Corporativos e Sociais. Master Pratitioner - PNL. Planejamento e desenvolvimento de estratégias e planos de comunicação e marketing.

Visite também a página do Facebook da nossa Escola de Talentos

Imagem: cortesia de www.freedigitalphotos.net