Telemarketing - Uma Estratégia de Marketing Eficiente
© 2013 Janine Brito

As empresas que estão planejando o seu futuro, ou mesmo o presente, contemplam planos para melhorar a captação de clientes para os seus serviços ou produtos. A estratégia que um negócio adota para identificar os clientes potenciais é chamada uma estratégia de marketing. Atualmente as estratégias de marketing tem incorpardo as mais recentes tecnologias que podem ajudar em muito na redução dos custos. Uma das estratégias mais efetivas, incluídas no marketing empresarial, é o telemarketing ativo.

Televendas ou telemarketing ativo é o procedimento de marketing em que um agente de vendas entra em contato direto por telefone com o cliente. Ele se apresenta, informa a empresa à qual representa e informa o motivo da ligação. Dando continuidade ao contato, fala sobre o produto ou serviço de forma que o cliente possa decidir comprá-lo. Em resumo uma pessoa de vendas busca encontrar um cliente potencial ou tenta convercer clientes a comprarem o produto / serviço.


O telemarketing foi introduzido como uma estratégia de marketing porque é um dos meios mais efetivos de educar os clientes sobre novos serviços ou produtos disponíveis no mercado; é considerado um dos meios mais rápidos para anunciar e também de economizar nos gastos com meios tradicionais de propaganda (TV, rádio, folhetos, jornais etc). O telemarketing pode agregar ferramentas da Web permitindo ao vendedor uma oportunidade de explicar o produto sobre a que eles estão falando. Este tipo de marketing criou um nicho e tem crescido em todo o mundo com o apareimento de empresas especializadas ou mesmo departamentos internos de vendas.

CATEGORIAS DE TELEMARKETING:

B2B - Este é um tipo de telemarketing em que se oferece produtos ou serviços para outras empresas. Não se entra em contato direto com os consumidores.

B2C - Este é um tipo de estratégia de telemarketing na qual os agentes de vendas entram em contato direto com os consumidores potenciais pelo telefone, e-mails e chats.

Estes tipos, B2B e B2C, possuem outras definições de acordo com as suas especialidades:

Geração de Leads - método de gerar bancos de informações e contatos geradores de prospects / clientes para os negócios.

Vendas - usa técnicas ou habilidades para persuadir os clientes a comprar os produtos ou serviços colocados a venda.

Ativo (Outbound) - marketing direto proativo por meio do qual são contatados os clientes existentes e os novos clientes diretamente da lista de contatos criada de geração de leads. Esta abordagem se relaciona à venda de produtos e, conseqüentemente, pode ser usada tanto para pré como para pós-vendas.

Receptivo (Inbound) - aqui são os clientes que iniciam as chamadas para a central de vendas a fim de pedir informações sobre produtos / serviços específicos. Esta é uma estratégia que também deve ser utilizada no pós-vendas. (NT: Com o Telemarketing a equipe de vendas economiza sola de sapato, liberta-se dos engarrafamentos aumentando sua produtividade e, a cada contato, consegue reunir informações estratégicas para a área de marketing da empresa.)

 

Janine Brito é a autora especialista deste artigo. "Sou uma escritora profissional com interesses em assuntos relacionados à terceirização de serviços em Call Centers. Escrevo especialmente sobre telemarketing ativo.

Visite também a página do Facebook da nossa Escola de Talentos

© Copyright 2013 Adolfo Breder ([email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- Telemarketing services: an efficient marketing strategy

Imagem: cortesia de www.freedigitalphotos.net