Sinergia da Marca para Energia no Marketing
© 2013 Elna Wessels

As companhias comunicam-se com os seus clientes em uma variedade de meios. Os clientes percebem um negócio como uma marca confiável, saudável ou um insalubre, duvidosa e, ao final das contas, a reputação é que vai proporcionar segurança na transação. O pior, na minha opinião, é não ter nenhuma reputação.

Muitas companhias gastam milhares de reais todos os anos em campanhas de marketing, remodelações de lojas e material publicitário novo, mas será que tudo isso vai gerar resultados positivos no balanço? Os diretores das empresas estão preocupados com a mesma pergunta. Quanto deveriam alocar no seu orçamento de marketing?


A RESPOSTA É FÁCIL:

- A eficiência do Marketing demonstra a sinergia da Marca. Isto significa que as mensagens de toda a companhia deveriam ecoar seus valores de marketing. É, neste momento, que o profissional de marketing deveria parar durante um segundo para analisar as mensagens da companhia. A ausência de mensagens fala mais alto do que as "mensagens planejadas". As mensagens não planejadas são todas essas que alcançam o mercado alvo sem que o profissional de marketing tenha atuado no seu planejamento. Pode ser qualquer coisa desde um furgão de entrega sujo, imundo, uma recepcionista hostil ou um cliente insatisfeito explodindo sem peidade. Estas coisas às vezes contam mais que todo o dinheiro alocado no orçamento de propaganda. Na realidade, a maioria das grandes empresas clamam que o boca-a-boca é a sua mais poderosa ferramenta de marketing.

O profissional de marketing deveria provocar uma troca de papéis e levar as empresas a se colocarem no lugar dos clientes. No passado a estratégia era comunicação PARA as pessoas. Mas, hoje em dia, requer a comunicação COM as pessoas. Não quero dizer que as campanhas promocionais não são importantes. Todas as mensagens, inclusive o atendimento ao consumidor e anúncios publicitários, devem soar com a mesma voz da marca. É uma voz que se relaciona com o cliente desde a identidade visual até o conteúdo da mensagem.

PONTOS-CHAVE PARA SUA PRÓXIMA CAMPANHA DE MARKETING:

o Fale direto com as pessoas - alcance primeiramente os formadores de opinião, a voz deles tem peso e influenciam decisões;

o Marketing Indutivo - seus empregados são o rosto e a voz da sua companhia. Exponha com clareza a visão da empresa e trate-os como a mais efetiva de todas as suas ferramentas de comunicação;

o Tecnologia - conversa com as pessoas de uma maneira moderna e sofisticada.Textos, blogs, podcasting, site, redes sociais e mensagens personalizadas são os canais de comunicação com o consumidor moderno. A conveniência é fundamental;

o Abordagem empresarial sinérgica e holística - as mensagens de marketing devem ser aderentes, como as engrenagens de uma grande máquina. Elas deveriam representar a filosofia de negócios da empresa, interna e externamente.

 

Elna Wessels: Visite www.brandblocks.co.za

© Copyright 2013 Adolfo Breder ([email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- Branding Synergy for Marketing Energy

Imagem: cortesia de www.freedigitalphotos.net