Não é Hora de Perder Clientes
© 2015 Adolfo Breder

Dólar em alta, negócios em baixa, governo confuso, semblantes preocupados, falta d'água e verão quentíssimo. Mas, desesperar jamais!

Todas as cartilhas de negócios registram: é muito mais barato manter clientes em casa do que ganhar novos. Portanto, está na hora - ou passando da hora - da sua empresa pensar nisso. E não interessa o ramo do seu negócio: serviços, captação de recursos, indústria e comércio.

A equação é composta de pessoas de um lado (investidores, dirigentes, empregados) e pessoas do outro (vendedores, distribuidores, clientes e suas famílias). O relacionamento entre elas gera negócios, trocas de mercadorias, serviços, ideias por créditos, dinheiro.


O que fazer?

1) Hora de rever os processos internos. Se há falhas, corrigi-las. Dá para melhorar? Incentivar a equipe para a busca de soluções.

2) E os clientes que estão inativos há algum tempo? Hora de contatá-los. Descobrir a razão do distanciamento eoferecer uma promoção ou oportunidade de voltar.

3) E o atendimento? Este é fundamental. Representa um dos mais importantes Momentos Verdade. Nele revela-se quão verdadeira é a publicidade, o cuidado com o cliente visto de forma humana e não como número. É o diferencial.

4) Não se esqueça do cliente interno. Do seu colaborador. Ele deve ser incentivado a sentir-se um empreendedor dentro do seu empreendimento. Compartilhe as vitórias diárias de conquistas. Seja transparente e cative um aliado que vai transmitir para os clientes o tom de confiança no seu negócio.

Não é hora de desesperar e olhar para o mundo externo. Invista no seu diferencial de relacionamento com seus clientes e eles não vão ter motivos de comprar do outro lado da rua!

 

Adolfo Breder ([email protected]) é o fundador da Callmunity, atuando como consultor e palestrante nas áreas de Responsabilidade Social, Marketing de Relacionamento, Telesserviços e Telecomunicações. É criador e gestor do projeto social Escola de Talentos, editor do site Callmunity.com e colunista do portal Nos da Comunicacao, Conselheiro de Usuários da TIM BRASIL, atuando há anos como membro do juri do Prêmio ABERJE de Comunicação Empresarial.

Para acompanhar nossa atuação, visite e curta a fanpage da Callmunity e da Escola de Talentos

Imagem: cortesia de www.freedigitalphotos.net