script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Ponha o LAZER Para Funcionar!
© 2004 Brook Montagna

Em que lugar está o lazer entre as suas atividades diárias? No meio de contas a pagar, e-mails a responder, relatórios para entregar, projetos para completar, telefonemas para responder, roupa suja para lavar, consultas médicas marcadas, formulários para preencher, crianças com que se preocupar, finanças para administrar e relacionamentos para encaixar em alguma brecha da agenda? isto tudo pode fazer você se sentir completamente ocupado e, às vezes, sem tempo para a diversão.


Todas essas coisas importantes precisam ser feitas, afinal elas são a substância da sua vida; portanto não seria sensato encontrar maneiras de ter mais satisfação ao fazer cada uma delas?

Quando nós pensarmos em lazer, normalmente pensamos em atividades de fim de semana ou apertar o botão da saída de emergência e entrar de férias. Mas aqui vão
algumas sugestões para você tornar mais divertidas suas atividades rotineiras.

Planeje o Futuro, mas Viva Agora

Um bom planejamento é essencial e pode haver um jeito descontraído de se planejar. Mas depois que os planos estão prontos, chega a hora de colocá-los para funcionar. Preocupar-se não é planejar! Preocupar-se com o resultado dos nossos planos nos afasta de desfrutar atividades no momento presente. Um bom plano é como uma âncora nas tempestades de preocupações. Se você for tomado pelas preocupações, volte aos seus planos e entre em ação bem Agora, começando por aquilo que for mais divertido.

Provavelmente nós experimentamos mais satisfação quando estamos completamente envolvidos pelos perfumes, sabores, sons, visões e sentimentos de uma situação. Isso não quer dizer que não haja momentos em que nós tenhamos sensações desagradáveis. Mas isso não seria o motivo pelo qual nós tendemos freqüentemente a concentrar mais naquilo que não gostamos do que no que gostamos? Por exemplo, nós podemos ficar muito chateados e obcecados quando retidos num engarrafamento e acabamos não ouvindo nossa canção favorita que toca na FM.

É uma questão de foco. Para sentir mais alegria a cada momento, mude o seu foco e preste mais atenção às experiências agradáveis. Dê um passo mais avante e comece a esperar, buscar e criar momentos de prazer.

Quebre o Hábito de não ter Diversão. Torne-se Criativo e Busque Oportunidades

Estar voltado aos fatos desagradáveis e preocupantes do futuro não é divertido. Nós ficamos tão focados naquilo que nós não gostamos, naquilo que seria, que deveria ou que poderia acontecer ou no fim de uma tarefa, "momento em que ficaremos livres", que nós perdemos inúmeras oportunidades de lazer o tempo todo.

Quebre estes hábitos aborrecidos. Antes de fazer qualquer tarefa, especialmente uma
tarefa comum ou que lhe faz sentir inseguro(a), pergunte a você mesmo(a): "Como eu posso tornar isto mais divertido? " Então, dê um tempo para que sua mente proponha respostas criativas. Às vezes a resposta é um simples desacelerar e, assim, permitir-se viver o momento segundo a segundo. (Ou, decida terceirize, assim você pode focar em tarefas mais prazerosas.)

Eis alguns exemplos de modos criativos para se obter mais satisfação com as tarefas que normalmente não são desfrutadas:

- Pagamento de contas, Arquivamento, Entrada de Dados:

Torne seus ambientes mais bonitos e calmos ou coloque sobre a mesa uma fotografia ou gravura que sempre o faça sorrir. Acenda velas aromáticas relaxantes e coloque um CD de música reconfortante. Tente adicionar um pouco de cor, capriche na caligrafia ou coloque arte nas suas pastas e envelopes. Estabeleça mini-metas e agende míni-celebrações (veja uma lista abaixo). Coloque no descanso de telas do seu micro frases alegres como por exemplo: "eu estou pronto para a diversão a todo momento! "

- Ligações frias / Acompanhamento por telefone

Use um fone de ouvido. Coloque um bloco de anotações bem à sua frente. Apóie bem os seus pés ao fazer uma ligação. Cole numa planilha adesivos com imagens de diferentes expressões faciais que registrem suas experiências a cada ligação ou o modo que a outra pessoa recebeu sua chamada. Ponha fotos de pessoas alegres sobre a mesa, de forma que você tenha um visual positivo enquanto fala com outra pessoa ao telefone. Procure perceber os resultados divertidos das suas chamadas, não apenas resultados empresariais. Por exemplo: Dê um riso, diga algo poético ou compartilhe uma dica útil.

- Arrumação de Armários
Compartilhe o peso da sua carga. Encontre uma amiga que também precisa arrumar o seu armário e passe uma tarde arrumando ambos os armários em conjunto. De vez em quando faça piadas sobre as coisas que você for achando. Ouça músicas alegres. Programe Míni-celebrações (veja tabela abaixo).

- Adquira o divertido hábito de Míni-celebrações a cada dia

As míni-celebrações são paradas divertidas e rápidas, fáceis e praticamente sem custo. Estas paradas são diferentes das não planejadas e ocasionais, como ir à geladeira muitas vezes ao dia para lanches, mesmo quando você esteja fazendo dieta, assistir programas de TV que você nem mesmo gosta, navegar na Internet sem motivação ou ler e-mails que não são importantes para você.

As Míni-celebrações são modos intencionais para clarear e iluminar o seu dia e criar Hábitos Divertidos. A seguir relacionamos algumas idéias de Míni-celebrações que você pode fazer em intervalos de 5 a 10 minutos:

  • Faça Yoga ou alongamento
  • Desenhe uma flor
  • Saboreie calmamente uma xícara de chá
  • Dance ouvindo a sua música favorita
  • Escreva um cartão postal para alguém que, só ao lembrar, faz você sorrir
  • Dê uma caminhada ao redor do seu edifício
  • Planeje uma refeição com cardápio especial
  • Leia duas páginas de um livro do Jô Soares (ou de outro humorista)
  • Escreva no seu diário uma página sobre suas férias, experiências ou amigos favoritos
  • Pergunte a alguém "O que você faria se tivesse um milhão de reais? "
  • Tire fotos de algo que você ama.

Agora junte suas próprias idéias e programe 3 ou mais delas como Míni-celebrações a cada dia. Fazer estas coisas custa muito pouco em termos de tempo, energia ou dinheiro, mas vai trazer grandes recompensas ao colocar mais DIVERSÃO na sua vida!.



 

John Calder é o proprietário e editor de www.TheEzine.Net Assine hoje seu boletim eletrônico e receba informações reais que poderá usar para ajudar a construir seu negócio on-line. Para ler mais artigos do autor clique aqui.

© Copyright 2003-2007 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Lessons in Creating a Productive Dialog with Consumers