Como é o seu Cartão de Visita?
© 2004 BIG Mike McDaniel

 

Um cartão de visita profissional diz mais sobre você e sua atividade do que qualquer outra ferramenta do seu arsenal de marketing. Você precisa de um cartão que pareça bom, conte o que você faz e torne fácil o contato com você.

Veja aqui como usar os ingredientes necessários para criar um cartão de visita que funciona.

Seu nome deve ser a parte mais destacada do cartão. Bem no ponto onde o olho pode encontrá-lo sem pestanejar.

Evite a velha armadilha do nome e número de telefone em tipo de 6 pontos no canto inferior direito.


O propósito de seu cartão é conseguir que as pessoas lembrem-se de VOCÊ para contatá-lo. Assim ponha o seu nome no meio, grande. Um logotipo da empresa caprichado não é você. VOCÊ é o elemento mais importante do seu cartão de visita.

O segundo elemento mais importante de seu novo cartão de visita deve ser seu meio preferido de comunicação. Se você for um aficcionado pelo seu telefone celular, o seu número deve ser o maior no cartão. Se, por outro lado, o e-mail for a sua preferência, o seu endereço deverá ser destacado e estar próximo do seu nome. Não há nenhuma necessidade de colocar todos os meios de contato. Uma última opção é adicionar o logotipo da sua empresa, discreto, no canto do seu cartão.

Não use clip art para compor o seu logotipo. Nenhum logotipo assim criado vai parecer muito melhor do que um clipe da página 23 do livro de clip arts. Você pode procurar um profissional para desenvolver a sua marca - pode custar algo em torno de R$ 800 ou menos.

Em seguida você precisa desenvolver uma versão "papo de elevador" que expresse o que você faz. Condense o "papo de elevador" em uma frase que se ajustará ao design do seu cartão de visita, debaixo de seu nome e das informações para contato, numa área da parte inferior do cartão.

Ah! o "papo de elevador" é aquilo que as pessoas falam quando perguntam "O que você faz? " e vocês estão no 25º andar se dirigindo para o térreo..

Para algumas dicas sobre como fazer seu "papo de elevador" (elevator speech), envie um e-mail em branco para [email protected]

Seu nome, as informações para contato e seu "papo de elevador" resumido (digamos, uma frase de vendas) é mais importante do que qualquer outro elemento no seu cartão de visitas. Mais importante que o tipo de papel (use sempre papel de qualidade), cores (só no logotipo ou fotografia) ou fontes (de fácil leitura): os cartões são feitos para serem entregues.

Se pessoas que nunca o conheceram antes receberem o seu cartão, elas devem ser capazes de determinar que você é e como você pode ajudá-las. "José Silva, o Encanador" pode funcionar, mas não deixa claro o que você pode fazer para eles. "José Silva, a toda hora pronto para consertar o seu vazamento, serviço garantido", diz muito mais. Agora seu cartão de visita está vendendo VOCÊ!

Para mais sobre cartões de negócios leia meu artigo "What Does Your Business Card Say?". Envie um e-mail para [email protected]

Leia também "O Que o Verso do Seu Cartão de Visitas Diz de Você",
outro artigo de BIG Mike McDaniel publicado pela Callmunity em fevereiro/2005.


 

BIG Mike McDaniel ([email protected]) é palestrante profissional e âncora de telejornal especializado em Marketing.
O BIG Ideas Group (BIGIdeasGroup.com) ajuda pequenas empresas a crescer com workshops, seminários e treinamento de vendas.
Assine o boletim "BIG Mike's BIG Ideas": enviando um e-mail em branco para: [email protected]

© 2005 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- What's On Your Business Card?
 

Privacidade | Segurança
Olavo Parpinelli