Turnover:
A Rotatividade não é um Problema

© 2005 Michael Beck

 

"Ha! " você diz. "Alguém que afirma uma coisas dessas, obviamente não deve trabalhar no mundo real e certamente nunca teve que dirigir uma companhia."
Bem, deixe-me ajudá-lo a compreender. Há algum tempo eu dirigi não só empresas, mas passei muitos anos em uma das indústrias mais notórias em relação à rotatividade de mão de obra - a indústria de restaurantes.

Não me entenda de forma errada, eu compreendo e aprecio os desafios gerados pelo turnover. Ele causa descontinuidade na produtividade, redução de lucros, qualidade inconsistente e, certamente, cria sobrecarga de trabalho. Além disso, a rotatividade resulta numa falta de motivação e de entusiasmo, apatia e diminuição dos resultados do trabalho em equipe. Mas quero fazer um questionamento…

Os desafios, que eu citei há pouco, são problemas ou sintomas?

No contexto da nossa discussão sobre a rotatividade, a maioria das pessoas vai concordar que estes são os sintomas do desafio da rotatividade, a qual causa cada um destes déficits. Isto nos leva a uma outra pergunta primordial:

A rotatividade é um problema ou um sintoma?

A rotatividade é um sintoma.

Mas a rotatividade é um sintoma de quê? Você pode argüir que ela é um sintoma de mão-de-obra não capacitada, pessoas desmotivadas, apáticas etc. Creio, porém, que o turnover é causado por outros fatores. Está relacionado à liderança. É um sintoma de problemas de liderança. E alguns destes são: falta de propósito, falta de integridade, ausência de um plano de desenvolvimento pessoal, comunicação deficiente e pessoas tratadas como objetos em vez de seres humanos.

Discutamos se estes fatores realmente causam rotatividade. Eu sempre sugiro que os clientes usem sua própria experiência como o seu melhor exemplo.

Você já trabalhou para numa companhia com o único propósito de ter um ganha-pão? Um emprego onde você realmente não se preocupava com o seu trabalho ou a própria companhia?

Eu adivinharia que possivelmente todo o mundo já esteve alguma vez nessa situação. Você pode estar agora mesmo vivendo uma situação similar. Naquele trabalho você vive na espera de uma oportunidade melhor? Você deixou a companhia motivado por um melhor salário? (… e o enredo pode vir a se repetir mais uma vez?)
Quando falta motivação com a empresa ou com o trabalho, a rotatividade acontece.

Alguma vez você já trabalhou para alguém que faltou com a integridade? Alguém que dizia uma coisa e fazia outra? Alguém que prometia fazer algo mas nunca fazia? Alguém que levava os créditos e terceirizava as culpas?

Infelizmente, eu tenho que admitir que cada um de nós já teve esse tipo de chefe uma vez ou outra. Quando você esteve nessa situação, continuou a fazer o seu trabalho? Claro que sim. O seu seu trabalho continuava preciso e correto? Claro que sim. Você tomou a iniciativa de novos projetos em benefício da companhia? Talvez não. Esforçou-se uma milha extra para fazer diferença? Hummm… Você deixou a companhia na primeira oportunidade? Bingo!
Quando um indivíduo ou uma companhia não age com integridade, a rotatividade ocorre.

Você já trabalhou numa empresa onde são inexistentes as possibilidades de avanço ou expansão de responsabilidades? Em algum lugar onde você percebia que não estava indo a lugar nenhum? Ficou lá por muito tempo?

Aí está o meu ponto de vista. Sem uma oportunidade de crescimento, de aprendizagem, de ampliação de responsabilidades e crecimento do valor pessoal, as pessoas vão embora.
Quando as pessoas não têm apoio para o auto-desenvolvimento, a rotatividade acontece.

Você já trabalhou numa empresa onde as principais mudanças eram lançadas como um ataque de surpresa? Onde as tarefas eram impostas a você e que, depois tê-las completado, você descobria que tinha feito a coisa errada? O que acontece quando as pessoas não se comunicam efetivamente?

Uma comunicação deficiente leva a enganos, conflitos, desmotivação e tensão.
E o que os enganos, os conflitos, a desmotivação e a tensão constante ocasiona? É isto aí: rotatividade.

E então vem o assunto mais insidioso de todos - as pessoas tratadas como objetos e não como seres humanos. A verdade é que de vez em quando nós todos caímos nesta armadilha num grau ou em outro. Eu estou falando da forma como nós tratamos as pessoas. Novamente, baseie-se na sua própria experiência como seu melhor ponto de comparação.

Você já teve alguém a danado opiniões sobre seu desempenho ou fazendo elogios, mas você sentia que eles estavam sendo "falsos"? Usavam as palavras certas, mas dava para perceber que as palavras não eram sinceras? Você acreditou nas palavras ou no bom senso da pessoa?

Sem questionamentos - nós nos baseamos no nosso senso acerca das coisas e das pessoas. Quando nós estamos frente a alguém que diz uma coisa, mas com outro significado, nosso respeito por ela aumenta, diminui ou permanece o mesmo? - Obviamente diminui. Não só confiamos em nosso bom senso - nossa intuição - mas formamos conceitos sobre elas baseados nas nossas perspicácias. Você já trabalhou com alguém por quem perdeu o respeito? Você ficou muito tempo naquele trabalho?
Quando pessoas tratam outras pessoas como objetos, a rotatividade acontece.

Bons propósitos, integridade, desenvolvimento pessoal, comunicação efetiva e tratamento humano às pessoas é tudo assunto de liderança. A liderança excepcional inspira os melhores esforços dos outros e, quando as pessoas dão o melhor de si, o resultado é uma organização de alto desempenho.

Quando você e sua organização têm propósitos bem definidos, você atrai e retém o talento de que você precisa. Quando e sua organização têm integridade, você constrói confiança e lealdade. Quando você e sua organização são comprometidos com o desenvolvimento das pessoas, elas se tornam o melhor que elas podem ser. Quando você e sua organização comunicam efetivamente, o conflito e a tensão diminuem e aumenta a cooperação. Quando você e sua organização atuam no sentido de tratar as pessoas como pessoas, elas apreciam e respondem com reciprocidade.

A rotatividade (o turnover) não é um problema - é um sintoma causado por problemas de liderança. Felizmente, os problemas podem ser resolvidos, e você tem o poder para fazer esta diferença.
Esforce-se na direção de tornar-se o melhor líder que você pode ser.


 

Michael Beck ([email protected]) é presidente da Exceptional Leadership, Inc., uma empresa dedicada ao treinamento e desenvolvimento da liderança para criar a excelência da liderança na geração de maiores lucros e maior satisfação nos cargo executivos. Você pode conhecer mais sobre sua empresa e suas idéias visitando: www.XLeaders.com.
Copyright 2004, Exceptional Leadership, Inc
Publicado sob a autorização do proprietário dos direitos autorais. .

© Copyright 2005 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Turnover is Not a Problem

 

Privacidade | Segurança
Olavo Parpinelli