Gaste Menos Tempo ao Telefone - Dez Dicas
© 2005 Bill Lampton Ph.D

 

Imagine a última hora de um típico dia de trabalho. Ao rever as atividades do dia, você fica chocado ao descobrir quanto tempo gastou ao telefone. Mesmo agora, quando você está contando o número de chamadas do dia, o telefone não pára de tocar. Neste momento você não está com um humor muito receptivo e pensa: "Vou perder outros vinte ou trinta minutos". Enquanto isso, você pode olhar em direção à sua mesa coberta da papelada de trabalhos incompletos.


Durante os vinte e três anos em que atuei como administrador, procurei por modos de reduzir o tempo gasto ao telefone. Fico feliz em poder compartilhar com você dez dicas benéficas.

1: Planeje (sim, planeje) seu tempo gasto ao telefone.

Com seis chamadas a fazer, não permita que você gaste mais do que trinta minutos para completar todas elas. Obviamente, esta limitação o disciplinará a abordar e encerrar o assunto mais diretamente e encontrar uma saída para o fechamento da ligação.

2: Como indiquei há pouco, agrupe as suas ligações.

Em vez de espalhá-las ao longo do dia, faça suas suas seis ligações consecutivamente. Você vai mergulhar numa espécie de humor telefônico, comparável ao que os atletas chamam de zona. A segunda chamada vai ficar mais fácil do que a primeira e a terceira ainda mais fácil. Sua eficiência vai crescer escalarmente mais cedo do que você pensa.

3: Confie no e-mail mais seriamente

Este é meu modo favorito para evitar conversas telefônicas. O e-mail nos permite enviar mensagens no momento mais conveniente para nós. Também, provavelmente, nos permite usar menos palavras (e tempo) do que as utilizadas ao telefone.

4: Faça ligações do seu celular (quando estiver no metrô ou numa espera, por exemplo).

Fale assim: "Oi, Ângela, estou no metrô e tenho dois minutos para falar contigo!. Diga isto e você encaminhará a conversa diretamente para o assunto principal.

5: Planeje os tópicos que você vai abordar na sua chamada.

Uma lista o impede de andar em círculos e de ter que ligar novamente para falar sobre um assunto que você esqueceu de mencionar. Conversas confusas só nos fazem perder mais tempo. Comunmente, eu uso um resumo com palavras-chave que se assemelha a uma lista de supermercado. Por exemplo, numa ligação para saber detalhes sobre a minha próxima palestra, poderia incluir nas minhas notas: horário, duração, microfone, folhetos, número de pessoas, apresentador, tema da convenção,.

6: Peça para que um colega o interrompa depois de dez minutos, se até lá você não desligar.

Assim, quando o colega entra na sua sala, você pode dizer, com bastante honestidade, que seu assistente sinalizou que ele precisa de sua atenção e, portanto, "nós teremos de concluir nossa ligação".

7: Delegue ligações para outros da equipe, que podem realizá-las tão bem quanto você

Com boa análise, vamos notar que podemos delegar mais ligações do que estamos acostumados a fazer. Permaneça atento, é claro, para identificar quando uma chamada pessoal sua é insubstituível.

8: Quando você estiver fora por duas horas ou dois dias, deixe com o seu pessoal as informações necessário para atender às ligações já esperadas.

Diga, por exemplo: "Quando a Helenita ligar, pergunte se nós podemos mudar a reunião do Projeto Pérola da quarta-feira de manhã para a tarde da quinta-feira!". Deste modo, a Helenita recebe a informação de que precisa, e menos uma chamada você vai ter que responder.

9: Ligue para as pessoas preferencialmente um poico antes do almoço ou próximo da hora da saída.

Eu garanto que as ligações não serão longas.

10: Faça um resumo e diga adeus:

"Cláudia, entendi que você me deu permissão para exceder em, no máximo, dois ou três itens do orçamento de modo que eu não exceda o orçamento departamental global. Obrigado pelo seu esclarecimento. Isso é tudo que eu precisava saber. Adeus!"

Essas são as minhas dez super dicas para quem faz muitas ligações diariamente. Elas funcionam.
Use-as constantemente e o telefone pode se tornar mais num seu aliado do que num inimigo: um poupador de tempo em vez de um ladrão do seu tempo.

 

Bill Lampton, Ph.D.([email protected]) tem compartilhado seu conhecimento em comunicação, motivação, atendimento ao consumidor e vendas com uma vasta lista de clientes. Ele é autor de um livro popular: The Complete Communicator: Change your Communication, Change Your Life! (O Comunicador Completo: Mude sua Comunicação, Mude Sua Vida!) Visite seu site: www.ChampionshipCommunication.com

© Copyright 2005 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Ten Ways To Spend Less Time On The Phone

 

Privacidade | Segurança
Olavo Parpinelli