O Que o Verso do Seu Cartão de Visitas
Diz de Você

© 2004 BIG Mike McDaniel

 

Cartões de visita com o verso em branco são oportunidades perdidas de vender.

Use a parte de trás de seu cartão para se expandir e reafirmar sua mensagem publicitária (que deve vir em destaque na frente de seu cartão).


Se você utiliza uma frase do tipo "Onde você economiza 20% todos os dias na compra das melhores ferramentas", use o espaço da parte de trás para listar as marcas com as quais a sua empresa trabalha.
Olha que boa impressão pode ficar de você e do seu negócio.

A parte de trás do seu cartão pode ser usada também para ressaltarar seus pontos fortes, citar seus felizes clientes ou listar produtos ou serviços que você oferece. Se você citar uma frase, obtenha permissão do detentor de seus direitos autorais. Inclua a citação da permissão e use aspas abrindo e fechando a citação.

Não há necessidade de você cobrir todo o verso do cartão, mas ponha lá algo que vai atuar a seu favor. O uso equilibrado do espaço branco na frente e no verso do cartão é o que diferencia um bom profissional. Você já observou como o uso de espaços livres em lojas caras de marca é maior do que nos populares hipermercados?

Encontre uma forma de divulgar a sua marca (ou o seu nome) com o conteúdo colocado no verso, que funciona como um anúncio, uma peça de marketing móvel. Sem incluir o seu nome lá o objetivo estará perdido. Não repita qualquer outro conteúdo da frente, mas esteja seguro que o seu nome estarpa em ambos os lados.

Você pode usar uma pergunta (ou uma lista de necessidades) que estimulará a lembrança da sua empresa (ou de você) e incentivará que liguem para o seu número.

Algumas pessoas optam por colocar informações úteis no verso, como telefones (da polícia, dos bombeiros, pronto-socorros) ou um calendário ou a tabela do campeonato de futebol. Outros trazem dicas úteis ou tabelas de .conversão de sistemas métricos.

Que tal transformar a parte de trás do seu cartão num cupom de descontos. Quando os clientes utilizarem o cupom, dê-lhes um outro cartão.

Outra idéia inteligente é imprimir a parte de trás do cartão com espaço suficiente para a anotação à mão do seu celular ou do seu telefone direto.

"Deixe que eu anote o número do meu celular". Isto indica sutilmente que você não fornece aquele número para qualquer pessoa - se não o número já viria impresso. A chance de que este cartão vá ficar num lugar de destaque da mesa de trabalho da pessoa é 10 vezes maior que um cartão impecável.

Se você usar cor na frente, a parte de trás pode ser impressa em preto e branco. Os dados vêm normalmente em preto e branco. Útil e agradável, pois acaba representando menor custo na gráfica.

Agora dê uma olhadinha na pilha de cartões que você acumulou nos encontros, convenções e visitas. Poucos utilizam a parte de trás, não é? Vá em frente e faça diferença com o seu marketing planejado

Para saber mais sobre cartões de visita, leia o meu artigo "Como é o Seu Cartão de Visitas?" publicado pela Callmunity em janeiro/2005, ou leia o original em inglês enviando um e-mail em branco para: [email protected]

Você vai se destacar da multidão quando seu cartão de visita fizer parte da sua estratégia de marketing profissional, de ambos os lados.


 

BIG Mike McDaniel ([email protected]) é palestrante profissional e âncora de telejornal especializado em Marketing.
O BIG Ideas Group (BIGIdeasGroup.com) ajuda pequenas empresas a crescer com workshops, seminários e treinamento de vendas.
Assine o boletim "BIG Mike's BIG Ideas": enviando um e-mail em branco para: [email protected]

© Copyright 2005 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- What does the BACK of your business card say?

 

Privacidade | Segurança
Olavo Parpinelli