O mais votado do mês:

Marketing Não é Propaganda
© 2005 Deborah Christina Leite - Rio de Janeiro (RJ)

 


Nascido nos E.U. A, no final da década de 50, o estudo e a ciência do marketing só foram conhecidos pelo Brasil no final da década de 70 e início de 80.

Mesmo assim, a graduação em marketing, regulamentada, só passaria a existir a partir de meados da década de 80. Portanto, marketing é matéria relativamente nova para o Brasil.

Muitas vezes entendido apenas como propaganda, esse tipo de miopia, leva os mais desavisados a restringir o marketing a uma atuação muito menos completa e visionária a que de fato ele se destina.

Composto pelos famosos 4P´s o marketing pode ser entendido como um complexo e argiloso processo de gerenciamento de negócios e principalmente, de clientes.

Produto, Praça, Promoção e Preço são os P's que dão norte ao profissional de marketing. Cada um é tão extenso e detalhado que é difícil um único profissional atuar com perícia em todos eles. Geralmente , atua-se como especialista em cada um dos P's.

Resquícios de uma época onde a propaganda era entendida por marketing, ainda povoam o imaginário e os escritórios de empresários brasileiros que dizem não fazer marketing ou pior, acham que não precisam dele.

Em tempos onde falar de concorrência acirrada, fidelização e altos custos de aquisição de clientes, é lugar comum, se faz necessário explicar que marketing inclui, entre outras coisas, conhecimento de mercado, através de pesquisas, ferramentas de tecnologia de análise e armazenamento de informações valiosas de seus clientes, comunicação interna ou endomarketing, organização de eventos, assessoria de imprensa e propaganda.

Porém, não me furto em dizer: definitivamente, marketing não é só Propaganda.

Empresários brasileiros acreditem! o marketing pode fazer muito mais do que a propaganda em tempo algum ousou em fazer.

A saber, estratégias e planejamentos de marketing têm como missão principal aumentar receitas, participação de mercado, entender e buscar o que irá satisfazer seus clientes e por último, porém mais importante, angariar novos negócios.

 

Déborah Cristina Leite ( [email protected] ) é Publicitária e Jornalista pós-graduada em Marketing - Gestão de Clientes

 

Privacidade | Segurança
Olavo Parpinelli