script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();

O mais votado do mês:

Transforme o Atendimento da sua
Empresa em Diferencial Competitivo

© 2005 Camila Hatsumi Minamide - Indaiatuba (SP)

Como agregar um diferencial competitivo à sua empresa em um contexto onde os produtos são percebidos como commodities pelos clientes? É claro que a complexidade em diferenciar os produtos varia em função do segmento de atuação, mas agregar valor a um produto que resulte em um diferencial competitivo relevante frente à concorrência não é uma tarefa simples. Há inúmeros produtos como aço, frango, papel higiênico e água, que podem apresentar características especiais, mas em pouco tempo a concorrência apresentará um produto igual ou similar.

Nesse contexto, a qualidade do serviço de atendimento torna-se imprescindível para a conquista e retenção de clientes. Devemos entender serviço de atendimento como o contato estabelecido na pré-venda, venda e pós-venda. Não adianta a boa qualidade do serviço de atendimento somente na pré-venda e venda, esquecendo-se do cliente no pós-venda.

Um atendimento que oferece credibilidade, rapidez nas respostas e facilidade na obtenção de informações quanto a características e especificações técnicas do produto oferecido por profissionais atenciosos, empáticos, flexíveis, comprometidos e eficazes resulta no sentimento de um bom serviço de atendimento prestado aos clientes.

Você já se colocou no lugar do seu cliente?

Você já pensou quais as experiências que ele vivenciou ao tentar adquirir um produto na sua empresa?

Você ainda não avaliou como é ser atendido pela sua equipe de atendimento?

Então é hora de refletir sobre isso! Imagine você, comprando um comprimido para dor de cabeça, parece uma tarefa simples, não é? Mas vamos acompanhar os acontecimentos, você tirou o seu carro da garagem, dirigiu até a farmácia, encontrou um local para estacionar, entrou na farmácia, localizou um atendente desocupado, solicitou o comprimido, pagou no caixa e foi até o carro para retornar à sua casa.

Veja, uma simples aquisição de um comprimido para dor de cabeça fez você vivenciar oito experiências, agora vamos imaginar:

· Na quinta experiência (localizar um atendente desocupado), você encontrou alguns atendentes contando piadas e nem notam a sua chegada, a simples tarefa continua agradável?

· Na sexta experiência (solicitou o comprimido), o atendente verificou que o item requisitado tinha acabado no balcão e pediu para que você aguardasse um instante porque ele buscaria no estoque. O atendente retorna com o comprimido após dez minutos de espera, quando você começa a achar que o atendente sofreu um ataque fulminante no estoque e morreu.

· Na sétima experiência (pagou no caixa), você encontra uma fila imensa com apenas um caixa trabalhando e aí o telefone toca, o caixa atende a ligação e começa a contar com empolgação os planos para o final de semana, enquanto você e as demais pessoas na fila aguardam.

Perceba quantas experiências negativas você pode entregar ao seu cliente durante uma simples compra de um comprimido. É importante fazer um mapeamento de todas as experiências que o cliente vivenciará ao contatar a sua empresa para obter uma informação, adquirir algo, reclamar ou solicitar uma troca.

Uma vez que os produtos são percebidos cada vez mais como commodities, por que um cliente voltaria na sua empresa?

Se você precisasse comprar novamente um comprimido para dor de cabeça que é facilmente encontrado em qualquer farmácia, voltaria a comprar novamente nesse local que te proporcionou tantas experiências negativas?

Coloque-se no lugar do seu cliente e perceba as sensações que ele terá ao vivenciar as experiências que enfrentará ao ser atendido pela sua equipe, faça um mapeamento completo dos pontos negativos e positivos, identifique tudo o que precisa ser mudado ou que pode ser melhorado e busque o comprometimento da equipe. Certamente, todos sairão ganhando!

 
Camila Hatsumi Minamide ([email protected]) é formada em Administração de Empresas com especialização em Gestão e Estratégia Empresarial pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-graduada em Marketing e Negócios Internacionais. Atua como Consultora na área de Recursos Humanos, participando de trabalhos relacionados à Gestão de Cargos e Remuneração. Ministra cursos de capacitação profissional.