script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Foco ou Visão de Túnel?
© 2005 Lynn Bradley

Para alcançar sucesso você tem que focar sua visão no seu plano. A questão que você deveria levar em consideração é se está conseguindo um foco ou uma visão de túnel?

Os treinamentos nos levam a buscar o foco, ajustar o foco (como o olho ou uma lente) e concentrar a atenção ou o esforço nos problemas mais urgentes. A visão de túnel é constrição do campo visual que resulta na perda da visão periférica. Da mesma forma que olhamos através de um túnel e não conseguimos ver nada do que existe ao redor. A expressão "visão de túnel" também pode ser usada como uma metáfora para representar ou descrever pesquisadores ou investigadores (assim como empreendedores) que fazem uma investigação com a sua conclusão já preconcebida. Estes também só aceitam as evidências que apoiam as suas conclusões e excluem qualquer outras que contradizem suas suposições.


Ajustar a distância focal permite que você veja com nitidez o objeto da sua observação. E ao mesmo tempo torna tudo o mais desfocado. A mente é muito parecida com os olhos e lentes ajustáveis. Se você vai adiante, como um cavalo com seus óculos de sola, ignorando sua visão periférica, você pode perder sinais de advertência ou oportunidades.

Às vezes nós fitamos e inconscientemente mantemos nossos olhos abertos sem piscar. Isto causa tensão e os olhos ficam ressecados e cansados. Manter os olhos em movimento e mudando o foco é o modo de quebrar esse ciclo. A mente pode ser posta em transe quando nós concentrarmos numa coisa só por um longo período de tempo. Isto pode produzir zumbis e prejudicar a produção. Use sua imaginação para explorar idéias diferentes. Isto manterá você alerta e pronto para descobrir uma pedra preciosa.

É necessário focar naquilo em que você está trabalhando, mas esteja atento ao que acontece ao seu redor. A pessoa pode se imaginar criativa e brilhante até que se compar com seus competidores. Concentre no que você está fazendo, mas não se deixe hipnotizar.

Sua mente estará mais afiada se você alimentá-la com variedade de coisas. Pense no seu plano, mas sempre pense como você poderia melhorá-lo. Você precisa confiar em suas forças e superar suas fraquezas.

Você está tão concentrado no seu método que faz tudo mais ficar obscurecido? Focalize ocasionalmente em outros métodos e então volte para seu. Você sempre descobrir ulguma idéia que pose ser adaptada para que o seu sistema fucione melhor. Não ignore evidências de que o seu plano esteja com problemas. Verifique tudo com cuidado e determine as correções.

Seu plano de publicidade é o melhor que pode ser estabelecido? Você acompanha todas as áreas para ver em qual é melhor e em qual é mais fraco? Você comparou seu site com o dos outros? O que eles estão fazendo de diferente? Como você poderia tornar o seu mais atraente?

Ser um empreendedor é usar sua mente do jeito certo. É fácil começar a pensar de forma errada e tomar decisões equivocadamente. Olhe de várias perspectivas para analisar corretamente. Deve haver um equilíbrio entre executar sua rotina e pesquisar os melhores métodos. Dedique tempo para a leitura, mas não seja subjugado com sobrecarga de informação. Há muitos artigos bons e outras fontes disponíveis. Selecione alguns dos melhores e aprenda com eles.

Concentre no seu trabalho, mas não focalize tão nitidamente de modo que sua visão se torne numa "visão de túnel". Passe algum tempo relaxando junto à família e aos amigos.
Às vezes você fica tão preso(a) ao seu trabalho que sua mente fica anestesiada. Alguns intervalos vão lhe ajudar a recarregar as baterias. Assim o caminho à sua frente vai ficar muito mais claro.

 
Linn Bradley também é autora do livro "Climbing the Heavenly Stairs." (Escalando os Degraus Divinos). Você foi criado para o sucesso. Descubra o que Jesus disse sobre fazer coisas aparentemente impossíveis. Aprenda a viver a vida completamente. Leia mais visitando o endereço a seguir. www.thelynnbradleybook.com.

© Copyright 2005 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Is it Focus or Tunnel Vison?