script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Você também é um Líder Acidental?
© 2005 Steve Wright = Sidney / Austrália

Não tinha sido planejado, apenas aconteceu. Depois de anos atuando na sua função, e muito bem por sinal, seus esforços e resultados são reconhecidos pela administração.
Eles então lhe pedem para liderar um pequeno grupo e treinar algumas outras pessoas da empresa que deviam 'aprender com o mestre'.

Ainda que o trabalho fosse bastante agradável e algumas pessoas se destacassem sob sua orientação, outros não evoluíam. Por outro lado você não tinha consciência de que sua produção pessoal estava começando a declinar.


Passado algum tempo seu desempenho continuou bom, assim como os resultados do seu time adequados à dimensão dos serviços, o que o colocou na linha direta para mais responsabilidades e para um time maior.

Agora, com cinco ou mais pessoas se reportando a você, quando começam a surgir dificuldades para a realização do trabalho executado tão bem nos últimos anos, e isto deve ser superado. A maioria do seu time não está atuando do modo como você sabe que poderia ser feito.
A Gerência parece um pouco desinteressada com o seu trabalho específico, Está mesmo falando mais sobre a produção do seu time, que não corresponde à expectativa baseada no seu próprio alto desempenho pessoal.

Você tornou-se um Líder Acidental. Sua excelência no seu campo de atuação resultou na sua promoção à posição de liderança de pessoas, para a qual você tem pouco ou nenhum treinamento e não constava de seus planos.

Esta é uma história muito comum. O Princípio de Pedro refere-se a ser promovido para uma função além das suas habilidades, devido ao seu desempenho anterior de alto nível (NT: isso acontece demais nos call centers, na escolha de supervisores!). Isto é mais comum quando se assume um trabalho relativo a outra profissão. Empresas de tamanho médio vacilam nos níveis administrativos intermediários, onde grandes "fazedores" são forçados a tentar reproduzir seu desempenho em outras atividades, sem quaisquer das habilidades básicas requeridas.

Não há nenhuma razão lógica justificadora de que um grande desenvolvedor, um artista gráfico, um bombeiro ou um mecânico tenha as habilidades exigidas para manter os mesmos padrões de resultados frente a um time de pessoas. Talvez eles possam ser grandes treinadores técnicos, passando experiência de trabalho para várias outras pessoas também qualificadas, mas liderar um time representa um desafio muito diferente.

No nível mais básico, a menos que todos sejam "mini clones" do líder, o que os leva ao sucesso no trabalho é não atuarem em função da maioria do time.

Foi aí que eu me encontrei.
Quantos de vocês têm o mesmo sentimento?

Nosso primeiro passo deve ser perceber que não somos inadequados e condenados ao fracasso, e que há muitos, muitos de nós. Liderar um time a produzir aquilo que nós gostamos de fazer pessoalmente, pode ser infinitamente mais recompensador se nós estivermos mais preparados nas habilidades de liderança. Pense nisto como um modo diferente de criar o mesmo resultado, mas melhor. Não basta apenas saber COMO fazer.

Se você considerar os motivadores subjacentes que o fizeram bom no seu trabalho, você descobrirá que esses mesmos motivadores se aplicam ao seu novo papel de liderança. A paixão pela produtividade existirá da mesma maneira, só que agora aplicável às habilidades específicas necessárias à sua nova atividade.

O próximo passo é aceitar que nós precisamos aprender sobre esta nova função.

Talvez em alguma fase da sua carreira você tennha participado de alguns cursos de liderança e tenha lido alguns livros, mas eles não pareciam ter muita utilidade.
- A diferença em relação a este tempo vem a ser uma questão de compromisso.

Durante o próximo ano, e levará pelo menos este tempo para aparecerem resultados expressivos, vou focar naquilo que vai me levar de simplesmente ser um líder para uma ser visto como uma liderança.
Dos recursos infinitos disponíveis, vou me esforçar a realçar apenas os fundamentais que me ajudarão a prosseguir na direção certa.

Não falo aqui em me tornar o maior líder conhecido de todos os tempos, mas sim sobre os fundamentos de uma profissão, para a qual não me lembro de ter escolhido, e sobre a qual há tanta informação disponível, que eu não sei por onde começar.

Se compartilharmos nossas experiências com outras pessoas que têm o mesmo desafio e aprendermos juntos, nós recuperaremos não só a satisfação do nosso sucesso em funções anterioores, como também vamos ter satisfação com a melhoria do desempenho do nosso time.

Venha compartilhar conosco esta experiência. Visite o meu site (NT: em inglês) http://2leadership.com / onde estou começando a reunir contribuições e estarei publicando experiências e críticas sobre o assunto. Eu parti de uma agenda muito básica, mas esta viagem vai levar cada um de nós a um destino diferente, Assim espere muitas mudanças no caminho.

Envie um e-mail ou insira comentários no meu blog http://2leadership.blogspot.com. Se você tem uma área de interesse específica em que quer ampliar o conhecimento, veja se nós pudermos ajudá-lo a incluir isto no seu currículo.

Seja valente, seja excelente.

Vivas! Steve

 
Steve Wright: "Depois de anos como um próspero consultor, eu me achei liderando um time. Num esforço para transformar-me de líder para um representante da Liderança estou trilhando uma viagem de descobertas. Se você se encontrou em uma situação semelhante, una-se a mim em 2leadership.com". Steve

© Copyright 2005 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
"Are you an Accidental Leader too?"