script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
As Pessoas Vão para onde a Liderança vai,
Não para onde aponta

© 2005 John Agno

O julgamento independente de um líder aparece como atividade cerebral nas áreas envolvidas com a emoção, o que é o preço de ir contra o status quo do grupo.
Porém, a maioria das pessoas desejam conformar-se socialmente ao que os outros componentes do grupo pensam e sentem.

As Pessoas vão para onde a Liderança vai, não para onde ela aponta.


Você alguma vez já parou junto a um grupo de pessoas na calçada de um cruzamento à espera do sinal de trânsito abrir e, assim, atravessar a rua? Nesse caso, você notou o que aconteceu quando uma pessoa, um líder, decidiu cruzar a rua ainda com o sinal fechado para os pedestres (quando havia pouco tráfego de veículos)? Normalmente assim que o líder começa a atravessar a rua, a maioria das pessoas que o observam percebem que também é aceitável que eles atravessem.

Utilizando equipamentos que podem investigar o cérebro em funcionamento, um novo estudo mostra que "visão é crença"... e... suas percepções são profundamente coloridas pela informação que você recebe dos outros, normalmente líderes ou seguidores de líderes. O equipamento capturou uma imagem do processo de decisão , provando que a conformidade social origina das mudanças na percepção que não são decisões conscientes. Mas líderes que tomaram decisões independentes, que foram contra o grupo, mostraram atividade em regiões do cérebro associadas com a saliência emocional.

É importante entender que nossas suposições / crenças individuais, valores e princípios, os quais compõem o prisma pelo qual enxergamos o mundo, são formados pelos filtros da nossa percepção. E a nossa verdade percebida é condicionada inconscientemente por aqueles a que nos associamos ou observamos - a menos que nós desenvolvêssemos a habilidade de questionar a sabedoria comum.

Para mais informações, visite: home.att.net/~coachthee/Archives/conventionalwisdom.htm

Fonte: A edição on-line de Biological Psychiatry (Psiquiatria Biológica), 22 de junho de 2005,

 
John Agno ([email protected]), é coach certificado para executivos e negócios.
Signature, Inc., PO Box 2086, Ann Arbor, MI - USA ZIP Code 48106.

O conhecimento mais crítico é o auto-conhecimento: www.MentoringandCoaching.com

© Copyright 2005 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
"People go in the direction leadership is walking, not pointing"