Sobre a Comunicação e o Silêncio
© 2007 Barry Maher

 

Aqui vai uma dica que muitos de nós, inclusive eu, parecem ter dificuldade se lembrar:

Quando você não tiver nada para dizer, não diga nada.

Particularmente quando nós somos novatos em uma organização ou quando nós nos eentimos desconfortáveis numa tarefa ou numa situação, temos a tendência de querer falar, falar por falar, especialmente em reuniões. Nós sentimos que se ficarmos calados, as pessoas pensarão que nós sabemos pouco ou nada sobre o assunto em discussão.


Se realmente está é a situação, o desejo fica especialmente forte. Se ao participar de um grupo de trabalho eu não consigo fechar minha boca, no treinamento de . Comunicação nós chamamos isto Pânico da Tolice.

Quanto menos você sabe, mais você quer dizer algo, qualquer coisa. Normalmente o que você fala prova o pouco que na verdade sabe. Num período incrivelmente curto de tempo, você pode danificar sua credibilidade. E isso pode levar meses e até mesmo anos para se reparar.

Pânico da Tolice

Eu sei que é difícil, mas quando o impulso do Pânico da Tolice lhe tomar, respire fundo e pense antes de falar. Pese suas palavras cuidadosamente e só contribua quando você tiver algo que mereça ser colocado na discussão. Uma pergunta instigante, ou até mesmo a admissão de que você não sabe, é um sinal maior de inteligência e de experiência do que a pretensão de ter conhecimento.

Dica: Não importa se você é novo ou experiente, se você não souber a respeito, esta é a resposta correta.

Meu pai era advogado e um homem que tinha respostas para tudo. Se perguntassem a ele a diferença entre o conceito da relatividade geral de Einstein e a relatividade do dia a dia, ele faria um discurso de 20 minutos: sem ter qualquer conhecimento sobre o assunto a mais do que você ou eu.

Mas ele era um excelente advogado, formado em Harvard, amado pelos seus clientes. Mas se você fizesse a ele uma pergunta relativa às leis, a resposta poderia ser "eu não sei."

"Eu não sei", é um poderoso atestado de um especialista. Torna tudo o que você sabe mais confiável. Se você sabe onde achar a resposta - e este é seu compromisso, diga "Deixe eu descobrir e voltarei com a resposta na sexta-feira." E cumpra o prometido.

Quando Gary Ames era o presidente da U.S. WEST (atual Qwest), sempre que ele estava falando para a um grupo e alguém saía com uma pergunta embaraçosa, ele dizia algo assim: "Excelente pergunta!. Enquanto continuo a falar generalidades durante os próximos trinta segundos, Jake Hanes, meu assistente que está sentado lá no fundo da sala, estará procurando a resposta correta para nós. Quando eu terminar de falar, Jake dará todos o pormenores, porque eu não tenho a mínima idéia da resposta."

Quando Gary Ames disse que ele não sabia, você acreditou nele.

 

Barry Maher
escreve, realiza palestras e treinamentos em comunicação, liderança, administração & vendas, assim como de temas motivacionais. Este artigo foi adaptado do seu livro "No Lie: Truth Is the Ultimate Sales Tool" (Nenhuma Mentira: A Verdade é a Última Palavra em Ferramentas de Vendas" Leia outros dos seus artigos e assine o seu boletim informativo visitando www.barrymaher.com (http://www.barrymaher.com /)

© 2007 Adolfo Breder
([email protected]) da versão do texto original em inglês:
"Speaking of Communication and Silence"

Privacidade | Segurança
Olavo Parpinelli