script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();

 

CIDADANIA E TALENTO
Coluna Especial dedicada à Escola de Talentos de Telemarketing

Competências Pra Que Te Quero?
© 2007 Sônia Suisso Mansur

É imprescindível discutir o tema competências, em função da sua importância face as atuais necessidades do mundo contemporâneo, que vem se caracterizando, entre outros fatores competições exacerbadas, em todos os níveis de convivência do homem. Portanto, profissionalizar técnica e humanisticamente os trabalhadores tornou-se de fundamental importância, pois somente os profissionais qualificados terão oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

Desta forma, a questão da formação do indivíduo, no sentido do enfrentamento diante do mundo da produção capitalista, tornou-se essencial para uma melhor compreensão das relações sociais que ele deve manter para participar deste cenário.

Admitindo-se que os seres humanos se expressam e se constroem por meio do trabalho o qual realizam e que, por meio deste, é que também eles estruturam suas relações sociais, pesquisar as formas e instrumentos possíveis que contribuem para evolução do ser humano, é indispensável.

Assim, mudanças no mercado de trabalho também têm influências representativas para o homem, como altas taxas de desemprego que geram insegurança e precariedade. Uma das mudanças mais presentes atualmente é a flexibilização de mercados, que vem abrindo espaço para "permanência" de contratos temporários, subcontratações, terceirizações etc.

É nesse sentido que a Educação e a Formação Profissional podem fazer a grande diferença, atribuindo outras competências formais e políticas aos indivíduos para que possam compreender as mudanças técnicas e pessoais causadas pelos efeitos do desemprego estrutural . Podemos então constatar que o desenvolvimento tecnológico vem mudando consideravelmente, ao logo do século XX, e consequentemente, o homem vem buscando acompanhar esse crescimento, tentando manter-se o mais próximo possível desse imenso e rápido desenvolvimento que exige cada vez mais alterações nas características pessoais dos indivíduos e que irão influenciar diretamente em diversos aspectos de sua vida.

As pesquisas históricas demonstram que o final do século XX, foi marcado pela queda do Muro de Berlim em 1989, devido à simbologia de que esse fato representou a queda das fronteiras entre as nações. Observa-se que a desfronteirização afetou a vida profissional de milhares de indivíduos. De repente, o ambiente de trabalho não mais se limitou às paredes de um pequeno escritório, passando a se estender, a partir de então, a outro local, maior, imenso, do tamanho do mundo. Utilizando a telefonia celular e Internet, cujo acesso às informações acontece praticamente em tempo real, e em todo o planeta - obrigando a todos a buscar incessantemente o seu desenvolvimento procurando acompanhar e estar inserido nesse contexto.

Essa mudança de cenário profissional acontece, ainda hoje, um pouco distante dos bancos escolares - apesar dos esforços acadêmicos - pois, na verdade, o que se espera é que as pessoas sejam capazes de aprender continuamente, de perceber as modificações que ocorrem no meio ambiente em que convivem e de se adaptarem rapidamente a estas mudanças.

As modificações que observamos hoje em dia teve seu início na crise do paradigma taylorista/fordista e a entrada do módulo de produção japonês, que originou a flexibilização do processo produtivo e a polivalência dos funcionários. Esse impacto ocasionou mudanças significativas sobre o conteúdo do trabalho e as modalidades do emprego, gerando também mudanças representativas no sistema de qualificação, pois um diploma não mais garante a empregabilidade, tornando-se necessário outro desenvolvimento pautado em características pessoais. Passam a ser exigidas atitudes flexíveis e pró-ativas que possam colaborar na atuação profissional em situações inesperadas. Estas novas exigências passam a ser uma característica imprescindível no mundo produtivo, pois hoje no mercado de trabalho o especialista deve ser primeiramente um generalista.

Conhecer as competências necessárias para o bom desempenho em uma determinada atividade e tornar possível seu desenvolvimento é uma necessidade que atinge a todas as pessoas que pretendem manter sua empregabilidade.

Este é um dos pilares de ação da ESCOLA DE TALENTOS DE TELEMARKETING que visa a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos por nós atendidos, os quais são incentivados a buscar continuamente o pleno desenvolvimento pessoal e profissional.


Sônia Suisso Mansur ([email protected]) é Psicóloga e compõe a equipe técnica da Escola de Talentos de Telemarketing, um projeto social da Academia da Cidadania e do Talento em parceria com a Callmunity, patrocinado pela PETROBRAS.

 
PARCERIA
PATROCÍNIO
Esta página integra o projeto Escola de Talentos de Telemarketing
Parceria da ACT - Academia da Cidadania e do Talento com a Callmunity
Patrocínio da PETROBRAS