script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();

 

CIDADANIA E TALENTO
Coluna Especial dedicada à Escola de Talentos de Telemarketing

Competências Para o Call Center
© 2007 Sônia Suisso Mansur

Agora que nos familiarizamos com a expressão “competência”, podemos comentar as mais exigidas aos profissionais de um Call Center.

Para iniciar esse artigo vale destacar uma passagem contada por Platão quando queria se referir à sabedoria, em sua obra “O Banquete”.
Estavam os deuses reunidos em uma festa para comemorar o nascimento de Afrodite, deusa da Beleza e, entre os convidados, estava Poros, Deus da Riqueza.

Do lado de fora, observando e sem coragem de entrar, estava a figura esquálida de Pênia, a Deusa da pobreza. Pênia fixou seu olhar em Poros que, embriagado com o néctar dos deuses, saiu para o jardim e adormeceu.
Pênia pensou que, se pudesse conceber um filho com Poros, esta criança teria um destino melhor, não precisaria passar a eternidade mendigando no Olimpo. Pênia aproximou-se de Poros e conseguiu ser fecundada por ele. Ao afastar-se feliz, Pênia imaginava que seu filho herdaria todos os bens e todas as riquezas do mundo.

Dessa união nasceu Eros, o deus do Amor, que apesar de belo, nasceu marcado por um paradoxo. O amor, embora rico, exuberante e pleno, está sempre insatisfeito.

É justamente essa característica que Platão queria destacar no amor à sabedoria, uma contínua busca de idéias, de saber, de conhecimento. É essa inquietação que normalmente leva o ser humano a buscar seu desenvolvimento profissional e pessoal.
Com relação ao mercado de trabalho, hoje ao nos referimos à “competência” estamos destacando a autonomia e a mobilidade que deve ter o profissional contemporâneo diante da instabilidade do mundo do trabalho e das rápidas transformações que caracterizam as relações de produtividade.

No artigo anterior, buscamos nos familiarizar com a expressão “competência”, e agora podemos comentar as mais exigidas às pessoas que atuam em um Call Center.

Especificamente para o profissional de telemarketing uma das competências essenciais à função é o domínio da comunicação verbal e não verbal. Ter bons conhecimentos da língua portuguesa e ter domínio das regras gramaticais são aspectos imprescindíveis, já que será necessário dirigir-se aos clientes tanto via telefone quanto por e-mail.

Apesar de vivermos em sociedade, existe uma tendência de sermos percebidos a partir da nossa individualidade e esse fenômeno ocorre em todos os níveis de convivência que tenhamos. Seremos avaliados como conjugamos os verbos, como construímos frases, que tom usamos para expressar esse conhecimento e ainda, que expressão facial estamos adotando, pois mesmo não estando frente a frente com cliente é possível que ele perceba até o nosso de estado de humor naquele momento.

Em um processo seletivo há destaque para a área da comunicação, pois é um elemento de eliminação de bons candidatos, quando estes não conseguem expressar clara e objetivamente seus interesses e idéias. Vale lembrar que é praxe a empresa solicitar aos seus colabores que façam apresentações de novos produtos, sugestões de melhoria em processos, o desejo de uma ascensão profissional e tantos outros motivos.....
Quero encerrar mencionado novamente o pensamento de Platão nos lembrando que a busca humana pelo conhecimento, mais do que nunca hoje em dia, marca, tanto os colaboradores quanto as organizações, pois ambos necessitam daquela inquietação para continuar se desenvolvendo.

Sônia Suisso Mansur ([email protected]) é Psicóloga e compõe a equipe técnica da Escola de Talentos de Telemarketing, um projeto social da Academia da Cidadania e do Talento em parceria com a Callmunity, patrocinado pela PETROBRAS.

 
PARCERIA
PATROCÍNIO
Esta página integra o projeto Escola de Talentos de Telemarketing
Parceria da ACT - Academia da Cidadania e do Talento com a Callmunity
Patrocínio da PETROBRAS