script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();

 

CIDADANIA E TALENTO
Coluna Especial dedicada à Escola de Talentos de Telemarketing

O Dia 16 de Abril e Suas Conseqüências
© 2007 Aparecida Xavier

No último dia 16 de abril comemoramos o Dia Internacional da Voz e como em todos os anos os profisssionais da área da Fonoaudiologia se mobilizam em ações e eventos que visam orientar a população sobre cuidados com a voz.
Este ano pude contribuir e participar de algumas ações em vários cenários diferentes e em todos eles, o que observei me fez refletir sobre algumas questões:

  • Nós fonoaudiólogos atingimos com louvor os objetivos da campanha?
  • Até que ponto a população é realmente tocada com tais ações?
  • Qual a melhor estratégia para a conscientização?

Minha reflexão vem do número sem fim de pessoas que atendi e que não sabiam do domínio e da atuação do fonoaudiólogo no campo da voz (e acredito que em outros campos também ocorra o mesmo).
Outro fato observado é o medo do carioca em ser abordado na rua, totalmente justificado pela violência que temos presenciado. Tal situação me fez pensar seriamente se não passaram por nós pessoas que realmente necessitavam de orientações sobre como utilizar melhor sua voz ou o que pode causar um quadro de rouquidão  entre outros...
Há ainda aquela pergunta que não calar:

  • O que realmente foi assimilado por este espectador ,no tocante ao que passamos de orientações, já que esta oportunidade provavelmente não se repetirá?

Minha reflexão foi ainda mais longe quando constatei uma central de atendimento que já existe há anos e que não tinha ainda contemplado as orientações de um fonoaudiólogo para os seus mais de 100 operadores ...

Falamos tanto dos profissionais da voz, mas nós fonoaudiólogos necessitamos urgentemente de nos envolver mais em campanhas que promovam a divulgação da profissão, seus campos de atuação e os avanços que temos conquistado em vários campos, principalmente no campo da voz.

O objetivo maior da campanha da voz é diminuir, através da informação, o número crescente que faz o Brasil figurar como o segundo país em câncer de laringe. As pessoas não conhecem os sintomas iniciais, o que pode acarretar a evolução deste quadro; nem quem são os profissionais que elas devem procurar.Na verdade as pessoas não sabem o significado de muitas ações básicas como a hidratação, o benefício de comer uma maçã, o que fazer quando se usa a voz por muito tempo etc.

Na Escola de Talentos de Telemarketing, parceria da ACT e da Callmunity, desenvolvemos ações que associam nossas habilidades e competências à formação de profissionais de excelência. As empresas que vão receber nossos alunos como teleoperadores vão sentir a diferença!

A cada dia as organizações têm acolhidos os fonoaudiólogos que atuam em consultoria, assessoria e treinamento.

Nosso objeto de estudo é a comunicação que se transforma em linguagem em todos os seus níveis. A atuação de um fonoaudiólogo consultor garante a correta detecção dos parâmetros a serem aperfeiçoados na comunicação, o treinamento baseado nesses parâmetros e resultados efetivos na produtividade. Podemos contribuir para a leitura de uma postura que pode ser modificada, bastando apenas a verbalização do que se deseja.

Como é isso ? Isso é assunto para um outro artigo.
Pensem nisso e até lá !


Maria Aparecida da Silva Xavier ([email protected]), é Fonoaudióloga e docente da Escola de Talentos de Telemarketing, um projeto social da Academia da Cidadania e do Talento em parceria com a Callmunity, patrocinado pela PETROBRAS.

 
PARCERIA
PATROCÍNIO
Esta página integra o projeto Escola de Talentos de Telemarketing
Parceria da ACT - Academia da Cidadania e do Talento com a Callmunity
Patrocínio da PETROBRAS