script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();

CIDADANIA E TALENTO
Coluna Especial dedicada à Escola de Talentos de Telemarketing

Aborto: Indiscutivelmente, Um Crime!
© 2007 Alessandra Celita Couto Fogaça

Com a vinda do papa Bento XVI ao Brasil no período de 9 a 13 de maio, não somente a religiosidade em si dos brasileiros ficou mais aflorada, mas também, trouxe à tona vários outros assuntos, de importância religiosa, política e também de saúde pública, como é o caso da legalização do aborto.

Em seu primeiro dia de visita ao Brasil, o papa Bento XVI reforçou as posições da Igreja Católica em questões polêmicas como o aborto, o uso de embriões humanos para pesquisa e a eutanásia.

No seu discurso, logo após chegar ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, Bento XVI disse que durante a Conferência Geral do Episcopado em Aparecida seria promovido "o respeito pela vida, desde a sua concepção até o seu natural declínio" e em discurso, confirmou seu lado conservador sobre os valores éticos e morais da Igreja Católica, condenando o aborto: "Sei que a alma deste povo, bem como de toda a América Latina, conserva valores radicalmente cristãos que jamais serão cancelados", afirmou o pontífice.

Mas apesar de toda a veemência e o poder de influência da Igreja Católica e do universo cristão, e aí incluindo os protestantes, apesar de tamanha campanha contra o aborto, há o outro lado, daqueles que defendem o direito à escolha das mulheres, e que formam um grupo considerável, de argumentação também consistente.

Os que são a favor do aborto, argumentam que além da questão da escolha da mulher e o direito sobre o seu próprio corpo, o aborto é uma prática e uma realidade, e que o Estado gasta milhões em saúde pública, do tipo que “apaga incêndio”, devido a complicações causadas por um aborto ilegal. Sendo assim, a legalização juntamente com investimentos poderia render uma economia de gastos e de vidas, já que o número de mortes de mulheres em decorrência de um aborto mal feito, diminuiria substancialmente.

Apesar da inegável importância dessa questão, ela não parece que terá fim e será resolvida tão rápida e facilmente. O que temos, portanto, é o fato de que em nosso país o aborto é ilegal, e consequentemente, um crime. Porém, existe um outro tipo de aborto que passa desapercebido nas discussões mais acaloradas e que se tornou algo muito natural e comum diante dos nossos olhos: o aborto de idéias!

Abortar uma idéia é tão crime quanto abortar um feto, pois no fundo está matando uma vida! Vida? Quando se aborta uma idéia, se mata uma vida? Sim! Quando se interrompe uma idéia sem dar a ela a chance de germinar e de crescer, você deixa de sonhar, e quem não sonha, não projeta seus mais profundos desejos, deixa de viver, apenas existe!

Existem várias formas de abortar uma idéia, de matar um sonho, de deixar de viver. Quando uma criança, um adolescente ou um jovem é impedido de freqüentar os bancos escolares, aí você aborta uma idéia! Quando uma estatística é mais importante que dar qualidade de ensino, aí você mata um sonho! Quando você não consegue galgar uma carreira profissional de sucesso que te traga realizações, apenas trabalha para subsistir por falta de oportunidades ou ainda, quando você deixa de reivindicar seus direitos porque sua voz não ecoa, apesar da Lei que te ampara, aí você deixa de viver, apenas existe!

São inúmeras as formas de abortar uma idéia e indiscutivelmente, eticamente falando, todas se configuram um crime, mas passam todos os dias diante de nós sem a menor conseqüência! Até quando fecharemos os nossos olhos para esse crime que não só restringe a vida, mas acaba com uma nação?

Devemos continuar discutindo a questão do aborto? Com certeza que sim! Desde que em pauta esteja todo o tipo de aborto e que eles sejam tratados com a mesma importância, afinal, plagiando uma certa propaganda...,

A VIDA NÃO TEM PREÇO!


Alessandra Celita Couto Fogaça ([email protected]), Assistente Social, compõe a equipe técnica da Escola de Talentos de Telemarketing, um projeto social da Academia da Cidadania e do Talento em parceria com a Callmunity, patrocinado pela PETROBRAS.

 
PARCERIA
PATROCÍNIO
Esta página integra o projeto Escola de Talentos de Telemarketing
Parceria da ACT - Academia da Cidadania e do Talento com a Callmunity
Patrocínio da PETROBRAS