script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();

CIDADANIA E TALENTO
Coluna Especial dedicada à Escola de Talentos de Telemarketing

A Palavra é Empregabilidade
© 2007 Sônia Suisso Mansur

Esse nome a primeira vista e ou/lida nos parece estranho, entretanto é uma nomenclatura que vem sendo utilizada, basicamente com mais ênfase, a partir do início do século XXI e seguida, de perto, por outra que é a nossa conhecida “competência”.

Alguns críticos do sistema das competências lembram que “competências” referem-se aos indivíduos e não as funções desempenhadas. Pode-se observar uma clara transferência para o indivíduo a responsabilidade de garantir o acesso a uma colocação de efetivo trabalho como prova de sua competência.

Esse conceito é denominado de “empregabilidade”, pois é exigida do candidato uma série de capacidades e competências que forneçam condições indispensáveis para que ele se mantenha num mercado de trabalho, relativamente inconstante e sob condições mutáveis.

Percebe-se que não basta dominar as técnicas da profissão/função a ser desempenhada é necessário ir além. É preciso ter bons conhecimentos em temas como: inteligência emocional, ética, cidadania, controle das emoções, comunicação, empatia, domínio do nosso idioma entre outros, pois sabemos que a competência para os relacionamentos humanos dentro e fora de uma organização é indispensável para a nossa condição de seres “bem sucedidos”.

Entretanto, o aprendizado é individual, depende do interesse e esforço que cada um de nós empreendemos na árdua tarefa de adquirir novos conceitos e ainda conseguirmos gerar mudanças no nosso comportamento. Para tal é necessário uma generosa dose de coragem e ousadia, de continuarmos a corres riscos de errar e sermos capazes de tolerar as dores do fracasso. É a velha história dos 10% inspiração e 90% transpiração.

Os indivíduos estão hoje mais livres, mas definitivamente não estão mais leves, portanto manter-se de olhos abertos às transformações e aproveitar todas as oportunidades de crescimento pessoal que surgir no caminho é uma boa maneira de se manter na condição de “empregabilidade”.

Concluo com uma citação que li recentemente em que me foi solicitado que eu respondesse a seguinte pergunta:

“O grande triunfador da vida tem mais ou menos derrotas do que o grande perdedor da vida?”

É isso mesmo que você pensou. É um paradoxo. O grande triunfador da vida tem muito mais derrotas que o perdedor, pois este desiste no primeiro revés e o triunfador utiliza a derrota como degrau de aprendizagem para a conquista seguinte.


Sônia Suisso Mansur ([email protected]) é Psicóloga e compõe a equipe técnica da Escola de Talentos de Telemarketing, um projeto social da Academia da Cidadania e do Talento em parceria com a Callmunity, patrocinado pela PETROBRAS.

 
PARCERIA
PATROCÍNIO
Esta página integra o projeto Escola de Talentos de Telemarketing
Parceria da ACT - Academia da Cidadania e do Talento com a Callmunity
Patrocínio da PETROBRAS