script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Comunique de Forma Clara para Conectar-se
© 2007 Sue Currie
Você gostaria de sempre saber "o que dizer" quando for convidado(a) para participar de um evento de relacionamento ou para encontrar-se com um cliente? Você acha que é mais fácil escrever um e-mail do que pegar o telefone e ter uma conversa ao vivo? Bem, você não está só. Quando nós estamos ocupados trabalhando com nossos computadores todo o dia, e geralmente sós, é fácil de se perder a habilidade de conversar com facilidade. Temos que enfrentar o problema, afinal aa fera não é tão feia quanto parece. Gaste os próximos minutos lendo as dicas a seguoir e volte a falar com facilidade novamente…

Como fã da série de TV "The West Wing" da NBC, eu assisti com interesse e prazer as orientações recebidas pelo personagem Toby Ziegler (interpretado pelo ator Richard Schiff), Diretor de Comunicações, do Secretário de Imprensa da Casa Branca. Constantemente dirigindo-se à mídia ele é lembrado pelo seu assistente para usar suas habilidades de comunicação de galantear de mulheres. A ser "engenhoso e sedutor."

Para obter sucesso com nossos clientes ou com a mídia talvez nós não precisemos de ir tão longe, mas sim, colocar um pouco de "personalidade" na nossa comunicação com os clientes.

Para muitos de nós, estamos constantemente ocupados em marcar compromissos, conhecer novos clientes, estabelecer e gerenciar redes de relacionamentos e conexões com várias pessoas novas. Nós estamos comprometidos com as nossas Relações Públicas - pessoal e profissional, comunicando quem nós somos, o que e como fazemos diferença. Então nós precisamos de nos assegurar de que cada reunião ou contato seja importante.

A comunicação efetiva é importante para criar relacionamento com os clientes, consumidores e com a mídia. Uma conversa estimulante ou uma história bem-contada podem ser a parte mais interessante de uma reunião, apresentação ou entrevista. Até mesmo uma conversa descontraída inteligente com um cliente potencial pode evoluir para uma novo negócio ou projeto. Vamos então relacionar alguns pontos importantes para se ter em mente durante encontros e entrevistas.

1. Uma correta apresentação empresarial deve incluir seu primeiro e último nomes e o da sua companhia.

2. Sempre se apresente às pessoas que estão próximas a você em um jantar de negócios. Se possível, faça contatos com todo o mundo da sua mesa antes de você se sentar. Sente-se próximo a alguém que você não conheça, em lugar de um conhecido.

3. Ao apresentar seu convidado ou outra pessoa num encontro, mencione seu nome e sobrenome. Talvez também uma informação interessante sobre aquela pessoa.

4. Antes de ir a um evento, reunião social ou de negócios, esteja preparado para discutir assuntos de interesse geral, inclusive atualidades: livros, filmes, shows de televisão ou eventos atuais.

5. Você pode achar seu próximo parceiro de bate-papo por pelo menos ler o mesmo jornal diário, revista de notícias semanal ou assistir o mesmo telejornal matutino.

6. Invista um tempo inicial para obter informações sobre os outros. As pessoas não se interessam por você se você não se interessa primeiro por elas. Estabeleça relações e confiança em primeiro lugar.

7. Cuide-se de não ser demasiado insistente. Somos freqüentemente tão apaixonados e entusiasmados com nossos negócios ou projetos mais recentes que nós acabamos falamos muito e nos vendendo em excesso.

8. Escute com cuidado e pense antes de falar. Não interrompa. Deixe o outro concluir seus pensamentos antes de dar sua opinião. Aprenda a escutar 80 por cento e falar 20 por cento.

9. Escute atentamente, sorria e procure estabelecer contatos olho-a-olho.

10. Pratique as cinco palavras que ajudam a criar e manter conversas agradáveis: Quem, O que, Quando, Onde e Por que para formular perguntas em aberto.
 

Sue Currie é diretora da Shine Communications Consultancy, Austrália, e autora do livro Apprentice to Business ACE (Aprendiz de Ás Empresarial) - seu guia de marketing pessoal. Ela é pedagoga empresarial e palestrante. Receba mensalmente dicas GRÁTIS. Faça sua assinatura visitando o endereço www.shinecomms.com.au/contactmanager/default.cfm. Para aprender mais sobre como você pode obter reconhecimento e melhorar sua imagem visite www.shinecomms.com.au

© Copyright 2007 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Communicate Clearly to Connect