script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Projetando um Time de SuperStars
© 2007 Bea Fields e Corey Blake
 
Todos nós fazemos parte de times, de uma forma ou outra. Você provavelmente tem experimentado a participação em "times" desde que era criança, no campo dos esportes, nos trabalhos escolares, como escoteiros, bandeirantes ou como voluntário(a) numa organização. Provavelmente você participou de grupos de estudo ou de projetos na faculdade. Em sua vida profissional, você aprendeu depressa a atuar em grupos, apesar de seus melhores esforços solitários para mudar o mundo - ou pelo menos seu negócio. Realizar o melhor trabalho e construir um negócio próspero significa cercar-se de pessoas talentosas.

É de se esperar que você, colocando-se como empreendedor ou empresário, queira se cercar do ideal time. Por outro lado, você pode ser um pequeno empresário que considera seu contador, webmaster etc. somente como uma parte da paisagem periférica. De qualquer modo, comunicar seu propósito intencionalmente, alinhar sua equipe ao redor dele e comunicar suas expectativas e sua paixão, pode ajudar-lhe a atrair as pessoas que querem seguir para o mesmo destino com você. Antes disso entretanto, deve-se definir o perfil que deve torná-lo não só um time … mas um Super Time de Estrelas.

Em primeiro lugar, um grupo necessariamente não é um time, especialmente, no mundo virtual de hoje onde as pessoas com habilidades variadas estão espalhadas por aí e podem ser atraídas como colaboradores ao redor do globo terrestre. Segundo, os componentes do time raramente vêm junto, simplesmente motivados para se tornarem um time. Eles unem-se com um propósito … contruírem objetivos compartilhados. Os Super Times de
Estrelas são compostos de pessoas inacreditavelmente luminosas e talentosas que já têm carreiras individuais de sucesso. Eles vêm juntos com os seus talentos coletivos para alcançar novas e excitantes coisas … para alcançar objetivos de Super Estrelas. O time cria uma vantagem competitiva e trabalha para alcançar níveis superiores de desempenho conjunto.

Antes que você conclua que o processo de construção desse time pareça com um passeio no parque com todo o mundo dando passos em sincronia, pense novamente. Por sua própria natureza, a dinâmica de trabalhar com um grupo de pessoas brilhantes, talentosas, focadas vai exigir o máximo de todo componente e que ande em território inexplorados. Mas que caminhada excitante! Em tal um ambiente, o trabalho permanece desafiador e novo.

Como você constrói um Time de Super Estrelas? Pergunte a você mesmo(a):

1. Quem está em seu time?

É importante perceber e apreciar que além das pessoas contratadas e dos sócios com quem você interage - que estão ativamente comprometidos mantendo e cultivando seu negócio no dia a dia - seu time realmente é qualquer um que é apoia suas realizações. Não negligencie a esfera de influência que sua família e amigos representam. No final das contas é sua responsabilidade monitorar quem oferece apoio positivo e quem trás expectativas negativas. Mantenha em torno de si pessoas que saibam que você está mirando na lua e quem tenha comunhão de todo coração com seus valores báicos.

2. Para onde você está indo e o seu time sabe o itinerário?

Provavelmente você percebe a importância de manter seus empregados e seu time executivo competitivo e dentro da sua visão. Mas, e sua família, amigos, ou outras pessoas cujas influencias fazem sentido na sua vida diária? Você já deixou claro para elas para onde você vai e como planeja chegar lá? Se você não compartilha seu plano empresarial e sua paixão com as pessoas mais íntimas, como eles saberão qual a melhor forma de dar apoio? Não conclua que seus comentários de passagem vão dar peso à sua mensagem. Seja específico. O compartilhamento de sua visão pode criar uma dinâmica onde os seus valores básicos estarão melhor definidos e presentes nos diálogos com seus parceiros. Reserve um tempo próprio para discutir com estas pessoas e descubra como elas podem lhe ajudar a chegar lá. Expresse sua paixão respeitosa e individualmente com as pessoas que mais importam para você e a recíproca será verdadeira.

3. Que qualidades são mais importantes nos membros do seu time?

Integridade? Paixão? Tenacidade? Saber as qualidades que você mais valoriza é só a metade da equação. Também, cabe a você criar o ambiente que permita e, de fato, desafie seu time a revelar e aprofundar essas qualidades. Criar tal plataforma também vai encorajar as pessoas a admitir quando elas falharem, a receber crítica construtiva e a promover ajustes nos seus desempenhos, porque elas estão incorporadas a uma rede encorajadora de limites bem definidos.

4. Você tolerando pessoas que não encarnam seus valores ou qualidades chave? Nesse caso, por que?

Você está evitando o conflito? Você gosta de bacar o mártir? Você quer que todo o mundo goste de você? É você tem medo de estar "errado"? Se um ou todos estas opções estiverem certas em diferentes momentos, a chave para acertar isto passa por definir e seguir o seu deve-ser, seus valores-chave . Se você acorad a cada dia compromissado com eles, não terá tempo ou energia para desperdiçar com qualquer um ou qualquer coisa que não esteja alinhada com o que mais importa para você e seu negócio.

Na essência, para construir um Super Time de Estrelas, você primeiro deve ser uma Super Estrela. Há várias chaves para ser o tipo de líder que atrai o melhor do melhor:

1. Pense grande! Pensadores visionários criam negócios visionários.

2. Pense rapidamente! Use até os dedos dos pe´s e espere o mesmo dos
outros! Um diploma de Harvard necessariamente não garante o melhor e mais iluminado. Se um membro potencial do seu time é demonstra ser bom na teoria e na prática, esteja seguro de que seja habil tanto com a capacidade intelectual quanto com a emocional para navegar nas águas revoltas do seu negócio em crescimento.

3. Pense agora! Mudança é bom. Esteja afiado, domine as marés e você atrairá pessoas que se sintam potencializadas com esse tipo de energia excitante.

4. Pense com satisfação! Quando você está se divertindo e fazendo o que ama, as pessoas de qualidade com valores semelhantes vão achar você e seu negócio atraentes. Se você tem um Super Time de Estrelas, satisfação é uma das coisas que os manterão lá.

Um Super Time de Estrelas desenvolve gradualmente a sinergia que você pôs em movimento. Começa e cresce por ser absolutamente intencional com base nos seus valores e na sua visão. Quando tiver essas duas coisas definidas, você se achará trabalhando com pessoas que constantemente inspiram e desafiam ... e não por acaso. Você terá criado uma dinâmica com propósitos na qual você e as pessoas que importam na sua vida realizarão grandes coisas, que vão ser tocanates para muitas outras vidas.

 

Bea Fields e Corey Blake com Eva Silva são os co-autores de Edge!:A Leadership Story (Edge!:Uma História de Liderança) (Edge-Book.com) - lançamento em maio de 2008. Fields é um Treinador Executivo e Presidente da Five Star Leader Coaching and Training. Blake é escritor, roteirista e Presidente da Writers of the Round Table Inc. (Writersoftheroundtable.com).

© Copyright 2007 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Designing a Superstar Team