script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Inteligência Emocional e a Efetividade Profissional
© 2007 Maurine Patten
Todos nós temos ouvido falar de Q.I. (quociente de inteligência) o qual mede nossa habilidade intelectual e freqüentemente prediz o desempenho escolar. Porém, a idéia de Inteligência Emocional ou Quociente Emocional (EQ) ainda não é bem conhecida ou entendida, embora possa determinar até 80% do sucesso na vida de uma pessoa. O Q.I. determina apenas 20% aproximadamente.

A idéia de Inteligência Emocional (IE) foi proposta no início dos anos 80. O livro de Daniel Goleman, Inteligência Emocional de 1995, popularizou a idéia nos Estados Unidos. Desde aquele tempo, foram escritos muitos livros sobre o que é, por que é importante e como nós podemos desenvolvê-la.

Vamos citar a seguir algumas coisas que nós sabemos a respeito da Inteligência Emocional:

  • Não é fixo ou inato como o Q.I., que representa nosso habilidade cognitiva.
  • A necessidade de IE aumenta à medida que aumentam os níveis de responsabilidade.
  • A IE influencia o sucesso em 4 áreas da vida: desempenho ou produtividade, saúde, relacionamentos e qualidade de vida.

Ela determina quem vai superar em qualquer trabalho e é a base para a liderança excelente.
De um modo simplificado, podemos dizer que a IE mostra como você controla a si mesmo(a) e seus relacionamentos. Goleman notou, em um livro posterior, Working with Emotional Intelligence (Trabalhando com a Inteligência Emocional), de 1998, que enquanto o Q.I. tem subindo continuamente durante o passar dos anos, a IE tem declinado.

Há uma preocupação de que as atuais crianças sejam mais problemáticas emocionalmente do que as gerações prévias e estarão logo entrando no mercado de trabalho sem competências básicas nas áreas pessoais e sociais de suas vidas.

Emoções negativas ou angústia corroem habilidades mentais e diminuem a IE. A porcentagem de tempo em que os indivíduos sentem emoções negativas no trabalho são um dos mais fortes indicadores de descontentamento e de mudança de emprego. Além disso, a dissonância ou falta de harmonia em um ambiente reduz a produtividade e o sentimento de realização.

Os humores influenciam como as pessoas são efetivas - adultos ou crianças. Humores otimistas impulsionam a cooperação, a justiça e o desempenho no ambiente de trabalho ou em casa.

Seu centro emocional (o sistema límbico) nas funções cerebrais é como um sistema aberto que depende de fontes externas para se administrar. E de todos os sinais emocionais, o sorriso é o mais contagioso. A risada genuína interliga imediatamente sistemas límbicos entre pessoas. Sinaliza confiança, conforto e um senso compartilhado do mundo. Quando as pessoas se sentem bem, elas trabalham dando o seu melhor. Um ambiente que é ressonante cultiva uma atmosfera de confiança e de cooperação.

Goleman atualizou o modelo de IE, no seu livro Primal Leadership: Realizing the Power of Emotional Intelligence (Liderança Primitivo: Percebendo o Poder da Inteligência Emocional), de 2002, organizando-a em duas áreas grandes: Competência pessoal e Social. Cada área tem dois domínios ou dimensões com competências específicas em cada uma:

1 - Competência pessoal - como nós nos administramos.


1.1 - Autoconsciência

1.1.1 - Autoconsciência Emocional

1.1.2 - Autoavaliação Precisa

1.1.3 - Autoconfiança

1.2 - Autogestão


1.2.1 - Autocontrole Emocional

1.2.2 - Transparência

1.2.3 - Adaptabilidade

1.2.4 - Realização

1.2.5 - Iniciativa

1.2.6 - Otimismo

2 - Competência social - como nós administramos nossas relações

2.1 - Consciência Social

2.1.1 - Empatia

2.1.2 - Consciência Organizacional

2.1.3 - Atuação


2.2 - Gestão de Relacionamentos

2.2.1 - Liderança Inspiracional

2.2.2 - Influência

2.2.3 - Desenvolvimento dos Outros

2.2.4 - Catalisador de Mudanças

2.2.5 - Administração de Conflitos

2.2.6 - Construção de laços

2.2.7 - Trabalho e colaboração em equipe

A premissa é que desde que as emoções estão no coração da liderança efetiva, a chave para ser um líder efetivo recai em aprender a controlar a si e suas relações de uma maneira positiva.

A autoconsciência é a base na qual a autogestão, a consciência social e gestão são construídas. Estas não são habilidades inatas. Elas são instruídas e podem ser retidas por motivação e esforço intencional, prática e repetição. O aprendizado estimula novas conexões neurais entre as áreas emocional e pensantes do cérebro. A autoconsciência é necessária para a compreenção e a autogestão. A ela segue o aumento da satisfação e da produtividade.

Melhorar sua Inteligência Emocional lhe ajuda a ser mais efetivo em sua carreira e ter mais realização na vida pessoal:

  • Motiva você a fazer o seu melhor
  • Fortalece a confiança na construção de relações produtivas
  • Desenvolve resiliência para atuar sob pressão
  • Aumenta a confiança e a coragem de se tomar boas decisões
  • Aumenta a força para se perseverar nas adversidades
  • Clareia sua visão para criar o futuro.

Para começar um plano de aprendizagem para melhorar a sua IE, responda cuidadosamente a estas duas perguntas:

1. Qual é a sua visão ideal de você - a pessoa que você queira ser - e quem é você agora?

Pense nas suas forças e valores ao responder esta pergunta. Seu plano de aprendizagem vai lhe ajudar a desenvolver suas forças enquanto vai atuar na diminuição dos espaços entre seu ego ideal e a realidade.

2. Quem são as pessoas encorajadoras que podem ajudá-lo(a) a fazer esta mudança possível?

Um treinador pode lhe ajudar a ver coisas que você poderia negligenciar, comprovar seu progresso, incentivar a experimentação e a prática e deixá-lo(a) saber como você vai indo.

É importante reservar algum tempo para fazer escolhas que vão aumentar seu nível de felicidade e sua Inteligência Emocional.
Comece ainda hoje. A escolha é sua!


 

Maurine Patten ([email protected]), Doutora em Educação, Certified Mentor Coach.
Maximize Suas Possibilidades: Para mais informações, Avaliação de EI e assinatura da sua newsletter visite www.PattenCoaching.com

© Copyright 2007 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Sharpening Professional Effectiveness