script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Fugindo do Chefe Infernal:
Três Passos para uma Carreira Melhor
© 2008 Deborah Walker
 
Quase todo o mundo já passou por isso pelo menos uma vez na sua carreira: o chefe que torna cada dia útil num verdadeiro terror. Você pode encontrar o Chefe Infernal em qualquer tipo de empresa ou ocupação. Até mesmo as melhores companhias enganam-se de vez em quando, ao permitirem tiranetes subirem pelos níveis de carreira até a administração.

Se uma pesquisa nacional fosse realizada para descobrir as razões pelas quais as pessoas trocam de empregos, sem dúvida a razão número um de descontentamento seria relativa a maus administradores. Como um orientador de carreiras, surpreendentemente eu descobri que o aumento de salário está posicionado na classificação de desejos abaixo da troca de um chefe irracional. Se você acordar diariamente relutante para enfrentar as próximas oito ou dez horas, seu problema pode ser seu supervisor.


Você trabalha para um Chefe Infernal se:

  • Ele (ou ela) tiraniza você e seus colegas com temperamentais ameaças e acessos de raiva.
  • Seus humores imprevisíveis mantêm o ambiente do escritório constantemente tenso e atento para descobrir o seu próximo movimento.
  • Ele estabelece metas irreais e inacessíveis.
  • Você vive com constante medo de ser demitido(a).

Medo e intimidação nunca motivam os colaboradores na busca pela excelência. Supervisores tirânicos criam uma atmosfera de desconfiança e de isolamento. Se você trabalha para alguém assim, sua confiança provavelmente está diminuindo. Na realidade, você certamente está a cada segundo procurando adivinhar suas decisões no trabalho. Se você trabalha sob uma administração que rege por medo, nunca conseguirá atingir o seu máximo potencial na carreira e nos ganhos.

Há três passos para fugir do Chefe Infernal e mudar para um trabalho mais feliz e mais saudável:

  1. Obtenha mais perspectiva ao pensar racionalmente em relação às suas opções de carreira.
    O medo no ambiente de trabalho tende a levar as pessoas a pensarem que não têm nenhuma opção melhor para sair disto. Tal pensamento é um resultado da perda de auto-confiança e da inabilidade de ver além dos limites da angústia presente. Um jeito de ampliar a perspectiva e ver novas opções é gastar algum tempo folheando anúncios classificados de empregos. A melhor opção pode estar em outro departamento ou divisão da sua própria empresa, mas longe do seu chefe atual. Ou, quem sabe, poderia ser em outro lugar completamente diferente. Se você mantiver sua mente aberta, verá que há muitas opções além de seu trabalho atual.

    Uma maneira de buscar o reconhecimento na carreira é procurar por ofertas de emprego baseadas mais em habilidades do que nos títulos dos cargos. Faça uma auto-análise de suas habilidades para identificar as tarefas e atividades que você gosta de executar em seu trabalho. Use-as como filtros na procura de trabalho nos serviços on-lines. Você pode ser pego de surpresa ao ver que se qualifica para posições que não tinha nem pensado antes.
  2. Faça uma lista das realizações e contribuições da sua carreira.
    Ao iniciar sua procura por uma nova posição você precisará de recuperar sua auto-confiança. Pense sobre isso e, então, relacione situações em que você:

    - Propôs uma idéia de redução de tempo
    - Ajudou sua equipe a alcançar uma meta de produção
    - Identificou oportunidades de redução de custos
    - Resolveu um problema de um cliente possibilitando um aumento significativo da sua satisfação

    À medida que for lembrando as suas realizações, você começará a perceber o valor que agregou à companhia.
    Lembre-se, outros empregadores têm problemas semelhantes para resolver e estão procurando candidatos que têm experiência em lidar com situações difíceis. Quanto mais específicos forem os exemplos de suas realizações, mais facilidade você terá no mercado de trabalho.
  3. Atualize seu currículo.
    Com as suas realizações listadas, use-as para atualizar seu currículo. Pense nele como sua ferramenta inicial de marketing; ele deve mostrar a empregadores potenciais suas habilidades em ajudá-los a alcançarem os resultados de suas metas corporativas. Por exemplo, seu currículo deve estar em sintonia com o desejo dos empregadores potenciais em aumentar a eficiência, cortar custos e melhorar a produtividade. Quando perceberem o que você pode fazer por eles, ficarão seguramente impressionados.

    Seu currículo também deve ter um foco de carreira claro. Atualizá-lo não significa simplesmente acrescentar ao seu currículo antigo mais e mais linhas de história do seu trabalho atual. Sem uma estratégia cuidadosa, seu currículo parecerá com uma casa velha cheia de remendos. Tenha certeza de que seu currículo seja uma apresentação coerente, distinta e profissional.

    Entretanto, se sua carreira levou-o a viver variadas experiências interessantes, você deverá ajustar seu currículo para o seu foco atual. Dedique algum tempo com isso. Destaque os pontos pertinentes de sua carreira e minimize as coisas sem muita importância atualmente.

Ao investir seu tempo para ganhar perspectiva em suas opções de carreira, faça um relato de suas realizações e, em seguida, atualize o seu currículo. Você ficará preparado(a) mental e emocionalmente para buscar outras oportunidades de emprego, dentro ou fora de sua companhia atual.
Você não tem que permanecer infeliz em um trabalho.
Você tem escolhas.

Siga estes passos para sentir-se feliz com o que faz!

 

Deborah Walker é Certified Career Management Coach qualificada exclusivamente para apoiar profissionais em busca de empregos melhores. Sua atuação como recrutadora de executivos e veterana coach de carreiras possibilita uma perspectiva mais acurada na preparação de currículos, estratégia na busca de empregos e treinamento para entrevistas. Aprenda mais sobre o assunto visitando: www.AlphaAdvantage.com

© Copyright 2008 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Escaping the Boss From Hell: Three Steps to a Better Career