script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Agite Seu Cérebro
© 2006 Harry Hoover
 
De acordo com o Prêmio Nobel de Química Linus Pauling, o melhor modo de se ter uma boa idéia é ter muitas idéias. Infelizmente a escola nos ensina a achar a resposta certa, quando de fato normalmente há mais de uma resposta certa para um problema.

Quando um adulto é desafiado a buscar novas idéias, geralmente gera de três a seis possíveis soluções. Uma criança normal gera 60. Nós precisamos ser mais crianças -quando o assunto for idéias. Vamos tentar fazer alguns exercícios para nos ajudar a gerar idéias ou a olhar para coisas com uma perspectiva diferente - e talvez, juvenil.


Mude a pergunta

Às vezes só mudando uma palavra ou duas em uma pergunta, você pode criar idéias radicalmente diferentes. Séculos atrás uma praga espalhou-se por toda a Europa, a qual quase foi fatal. Numa certa cidade, uma pessoa, que acreditava-se estar morta, foi enterrada viva. Os seus habitantes quiseram ter certeza de que isso não aconteceria novamente. Um grupo propôs por comida e água dentro de todo caixão e um respiradouro até a superfície. A sua pergunta era: "Será que nós enterramos alguém vivo? " Outro grupo sugeriu a colocação de um espeto de cerca de 30 cm. na tampa do caixão, alinhando com o coração da vítima. Sua pergunta era: "Como nós teremos certeza de que todo o mundo que nós enterramos está morto?"

Ignore As Regras

Bem, eu não estou sugerindo que você deva quebrar regras. No entanto, eu sou dizendo sobre a necessidade de se procurar por abordagens fora da normalidade. Antigas profecias diziam que quem pudesse desamarrar o Nó Górdio ia ser o rei da Ásia. Todas as pessoas, inclusive Alexandre, o Grande, falharam quando tentaram desvendar este mistério. Frustrado, Alexandre tirou a sua espada e cortou o nó ao meio. A missão foi realizada.

Reexamine o Problema


Você pode analisar os problemas de perspectivas diferentes com base na chamada Reframing Matrix. Pegue uma folha de papel e escreva bem no meio a sua pergunta. Monte sua matriz seguindo a estrutura como a que é mostrada a seguir. Num dos quadrantes você pode perguntar "Como um médico abordaria este problema? " Em outro, "Como um engenheiro resolveria a questão? ". E assim por diante.


Grupo de Reflexão

Usar frequentemente a técnica de brainstorming em um grupo não funciona porque as pessoas têm medo de expressar suas idéias em alto e bom som. Este é um modo que amedrnta. Reúna um grupo. Escreva três idéias numa folha de papel e passe-a para a pessoa à sua direita. A pessoa lê as idéias e acrescenta três outras idéias inspiradas pelas idéias anteriores. E assim vai até dar a volta completa.

Contribuição Aleatória

Uma pequena informação inesperada pode levar freqüentemente acelerar o seu processo de solução de problemas. Uma vez que você tenha sua pergunta ou problema claramente estabelecido, abra um dicionário ou uma enciclopédia em qualquer página e selecione uma palavra. Então, reflita como este artigo aleatório pode se aplicar ao seu problema. Há alguma conexão e o seu trabalho é encontrá-la.


Bem, agora você tem algumas ferramentas novas para fortalecer o seu cérebro. Comece agora mesmo uma sessão de levantamento de peso.

 

Harry Hoover é sócio da My Creative Team (www.my-creativeteam.com). Possui experiência de 30 anos na criação de frases publicitárias que asseguram sucesso de empresas reconhecidas como Bank of Commerce, Brent Dees Financial Planning, CruisingTheICW.com, Focus Four, Levolor, North Carolina Tourism, TeamHeidi, Ty Boyd Executive Learning Systems, VELUX e Verbatim.

© Copyright 2008 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Pump Up Your Brain