script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Pontos Decisivos Para Quem Está à Procura de Trabalho
© 2008 Charles Dominick, SPSM

Há quatro fatos conhecidos sobre o emprego no mundo empresarial de hoje:

(1) Nenhum trabalho está seguro,
(2) Lá fora há poucos trabalhos bons,
(3) Há muita competição por esses poucos trabalhos, e
(4) Haverá menos trabalhos no futuro.

Mesmo que você não tenha plano imediato de procurar emprego, faz sentido para estar preparado para fazê-lo. Pense em ter o seu "Plano de Contingência de Carreira". Ele deve ser algo em que você trabalha enquanto está bem empregado de forma a se destacar da concorrência, para quando, em algum momento, você precisar ou quiser mudar de emprego.

Em muitos casos, pode haver dois ou mais candidatos para um trabalho, que parece igualmente atraentes para o gerente que contrata. Nestes casos, freqüentemente os gerentes responsáveis pela contratação procuram os "pontos decisivos" ou pequenos, mas importantes, modos como aquele(a) candidato(a) se diferencia dos demais. Vamos listar aqui e agora algumas dicas para estes "pontos decisivos" a serem desenvolvidos por você:

Tenha um currículo orientado para resultados.

Seu currículo não é uma descrição de cargo - é um panfleto de vendas dos seus serviços. Os melhores panfletos de vendas demonstram um benefício dos serviços oferecidos pela pessoa ao "comprador" e/ou mostra como eles podem resolver os seus problemas. Então, você precisa se lembrar destafilosofia de "panfleto de vendas" ao escrever o seu currículo.

Especificamente, você não precisa detalhar o que você fez, mas como você beneficiou seus empregadores anteriores. "Redução das despesas para $100 milhões economizando para a companhia $25 milhões por ano no corte de custos". Isto é muito mais impressionante do que "Fui responsável por um orçamento de $200 milhões." A segunda frase não dá nenhuma indicação de como você administrou bem os resultados e é capaz de produzir lucros para uma nova companhia. Quanto mais mensuráveis os resultados, melhor!

Mantenha um um potfolio da sua carreira.

Se o currículo estiver redigido como um panfleto de vendas, a entrevista está como um caso no tribunal. E como você ganha um caso no tribunal? Tendo provas evidênciais! Muitos profissionais participam do processo de entrevista levando uma pasta preparada com a documentação do seu trabalho e das suas realizações. Esta pasta deve conter documentos que provam suas realizações, como avaliações de desempenho positivas, certificados de premiação, boletins informativos da empresa que mencionam seu papel em um programa de sucesso e cartas de reconhecimento de bom desempenho assinadas por gerentes ou colaboradores.

Outro elemento para sua pasta poderiam ser exemplos não-confidenciais de seu trabalho como análises, relatórios ou apresentações que resultaram em benefícios mensuráveis para o seu empregador anterior. Porque este é um aspecto importante desta sugestão, então vou repetir: tenha certeza de que seus exemplos não são confidenciais! Sua pasta de realizações deve trabalhar em seu favor, se você for visto como alguém que não salvaguarda informações estratégicas de outros, sua pasta pode ter um efeito oposto ao pretendido.

Prepare Histórias para a entrevista.

Hoje a entrevista comportamental é o método padrão para selecionar os melhores candidatos dos demais. Ela é projetada para identificar como você se comporta em certas situações. As perguntas iniciam freqüentemente com a frase me "Fale-me sobre um tempo em que... "

Alguns exemplos de perguntas de entrevista comportamental podem incluir:

  • "Fale-me sobre um tempo em que você teve que fazer um acordo com um coolaborador" ou
  • "Fale-me sobre um tempo em que você teve que lidar com com um prazo final de entrega irreal" ou
  • "Fale-me sobre um tempo em que você teve que ajudar alguém."

Você precisa estar preparado com histórias - reais da sua vida, que você fez de verdade.

Também lembre-se de que você não precisa de pedido para compartilhar uma história. Pense em situações durante sua carreira em que você - uma vez mais - obteve resultados mensuráveis para seu empregador. Pelo menos compartilhe uma dessas histórias em toda entrevista. Você não tem que ser o assunto principal de uma entrevista para demonstrar que o seu comportamento o conduz ao sucesso!

Demonstre como você procura satisfazer os padrões de terceiros.


Freqüentemente vários candidatos com currículos impressionantes têm sucesso no processo de entrevista. Neste momento, os gerentes responsáveis pela contratação compararão as variações entre as qualificações dos candidatos. Ter uma certificação pode ser o fator decisivo. Uma certificação demonstra que você atende a padrões de proficiência de terceiros em determinado assunto.

Qualquer um pode dizer que estão qualificados a algo, mas os melhores candidatos poderão provar isto. Acima de tudo eu vi certificações tornarem-se os pontos decisivos mais importantes. Um candidato certificado na maioria das vezes vence um candidato aparentemente de igual qualificação, mas não-certificado. E se todos os finalistas forem certificados, o candidato com mais certificações freqüentemente será o escolhido.


 

Charles Dominick, SPSM é o presidente da Next Level Purchasing, Inc. A empresa auxilia os profissionais de compras a terem carreiras recompensadoras provendo a Certificação de SPSM globalmente-reconhecida e dedicando uma página de seu Website a ofertas de trabalho. Para encontrar dúzias de empregos bem-pagos disponíveis, por favor, visite o seu site www.NextLevelPurchasing.com/purchasing-jobs.php

© Copyright 2008 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Tie-Breakers For Job Hunters