script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Olhe Para Mim! Prepare Seu CV Para Atrair Mais Atenção
© 2008 Gail Kenny
Uma recente estatística registra que os empregadores gastam em média de 10 a15 segundos em cada Currículo Vitae antes de tomar a sua decisão de convocar o candidato ou descartá-lo. Não estou seguro da precisão desses dados, mas quando a finalidade de alguém é solicitar um emprego, esta não é uma suposição a ser descartada. Se você parte do princípio de que seu CV vai ser lido apenas durante 10 a 15 segundos, você pode começar a planejar para assegurar que ele faça bem o seu papel em tão limitado tempo de observação. Num mundo ideal, eles gastariam um bom tempo curtindo a sua prosa encantadora, mas na realidade nada garante que se demorarão lendo seu longo CV.

É importante perceber que a fase do Currículo não é a base para que conheçam bem quem você é - simplesmente diz respeito se você vai para a pilha do SIM ou do NÃO. Você terá bastante tempo na fase de entrevistas para provar como você é uma pessoa atraente, amigável e entusiástica . Neste momento você precisa ser breve, efetivo e promocional A seguir você vai encontrar alguns conselhos e dicas para preparar o seu CV e ficar na pilha certa:

Mantenha seu CV curto, simples e direto

A parte mais importante do conselhos sobre CV que posso dar é exatamente esta: seja conciso. Se você só tem 10 segundos para ser lido, não dá para desperdiçar tempo com palavrório. Vá direto ao ponto de interesse e relacione claramente suas realizações, ocupações passadas e habilidades. Passe no primeiro teste de ter as habilidades e o resto passa a ser (dependendo de quanto tempo eles dedicam a esta fase) subjetivo. O CV não deveria ter mais que duas páginas e os tópicos realmente importantes deveriam estar na primeira página (assegure assim que mesmo o pessoal preguiçoso de RH não deixe de ler essas informações!).

Nem precisava também dizer, mas suas informações de contato deveriam estar claras, corretas e atualizadas. Não adianta estar na pilha do SIM se eles não têm nenhum meio do contatá-lo(a) para avançar no processo de seleção.

Destaque suas realizações fundamentais antecipadamente

Bem no começo você pode fazer um resumo de quem você é garantir que seus predicados sejam conhecidos antes de tudo. Suas principais realizações deveriam estar incluídas com destaque e uma breve história de sua carreira lhes dará uma pista do tipo de experiência que você pode promover. Meu conselho: o CV deveria vender de pronto seus principais pontos positivos, por isso coloque-os bem no topo.

Adapte o CV para a posição a que você está concorrendo


Um Currículo genérico é um grande ponto de partida - afinal de contas, suas habilidades e experiências serão sempre as mesmas - mas para realmente destacar-se, uma dica é você preparar uma versão oara cada trabalho pretendido. Dê uma olhada no anúncio e tente conciliar suas habilidades àquelas requeridas. Realmente é parece simples, mas seu CV não vai valer o papel em que está escrito se você falar das habilidades relativas a vendas para um trabalho na área de TI, contudo as habilidades podem ser transferíveis - você apenas tem que provar isto.

Evite descrições vazias

Uma dica que minha favorita: não tenha medo de ser diferente. Pense nisto: se você quiser se destacar, você tem que se fazer diferente dos demas. Quase todo candidatos se descrevem nos seus CVs como dinâmicos, criativos ou motivados - tudo isto se torna transparente. Renda-se aos fatos, deixe que suas realizações façam a sua apresentação e a você sera dada oportunidade para provar na entrevista que todas estas informações da sua personalidade são reais.

Revise, revise e revise novamente!

Se há coisas que você não deveria deixar de considerar é que as pessoas de RH podem ser brutais, e não precisa muito para eles riscarem seu nome da lista. De fato eles estão pressionando os candidatos o máximo possível, portanto faça todo o possível para manter-se na linha. Uma coisa óbvia que levará seu CV para a pilha dos candidatos excluídos é a ortografia e gramática pobres. Se eles esbarrarem em erros nos 15 segundos de avaliação prévia, então algo estará seriamente errado! A minha dica aqui para o CV é conferir a gramática e a ortografia, revisar tudo e pedir a outra pessoa para dar uma olhada - tenha certeza de não parecer descuidado nesse momento de decisão.

Não seja simplório

Cortar gastos numa apresentação de trabalho nunca é uma boa idéia e, embora isto não devesse fazer diferença, nós todos somos culpados de julgar pelas aparências de vez em quando. Assim não lhes dê a munição. Usar um papel barato não vai impressionar muito seu entrevistador; da mesma forma uma fotocópia de qualidade inferior sugere que você esteja enviando o CV a qualquer pessoa que possua um endereço postal. Gaste um pouquinho mais num papel de qualidade para ter certeza de que o resto do seu esforço não vai ser desperdiçado.

Quando for escrever para um CV, você realmente deveria se assegurar de que tudo está perfeito. Espero que este conselho lhe seja útil: Não seja sovina, vá direto ao ponto e se projete como a estrela que inegavelmente você é. Fazendo assim suas apresentações que vão gerar entrevistas aumentarão dramaticamente.


 

Gail Kenny é o diretor administrativo da Puregenie - uma agência de recrutamento on-line para a indústria de viagem. O site atende exclusivamente a pessoas talentosas com habilidades e experiência para ter sucesso no ambiente on-line, e a empresas que buscam sua aumentar presença on-line. Embora focado principalmente no nicho de viagens, também exibe vagas para a industria de hotelaria e de lazer.

© Copyright 2008 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Look At Me! Some Tips On Cv Writing, Guaranteed To Grab Attention