script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Seis Perguntas Para Contratar as Pessoas Certas
© 2008 Cameron C. Taylor
Contratar empregados novos tem sido um dos maiores impactos em um negócio. As entrevistas típicas focam nas qualificações e em como os candidatos apresentam a si mesmos. Porém, a qualidade mais importante de um empregado é o seu bom caráter. Quando as entrevistas terminam, as decisões normalmente recaem sobre as intuições do empregador sobre o caráter de cada candidato. Infelizmente, os que têm bom "desempenho" em entrevistas nem sempre são aqueles de melhor caráter. O verdadeiro caráter é freqüentemente difícil de se ver durante entrevistas curtas.

Usar perguntas diretas (por exemplo Você é honesto? ou Você é um trabalhador aplicado?) durante uma entrevista torna difícil expor o verdadeiro caráter. Uma pessoa desonesta responderá a estas perguntas convincentemente. Em vez de perguntas diretas faça perguntas que não têm respostas óbvias e exigirão ao candidato que justifique a sua resposta. Estes tipos de perguntas ajudam a identificar atributos positivos ou negativos na pessoa. Analise os seis atributos seguintes e as perguntas-exemplo.

Atributo 1: Honesto ou Desonesto

Um dos mais valiosos atributos que criam bom caráter é a honestidade. Empregados que sempre são honestos contam a verdade e são justos com os outros. Pessoas que são desonestas mentem, cometem fraudes e roubam. Para determinar um candidato é honesto ou não você poderia fazer a pergunta seguinte. O que você pensa a respeito do capítulo 7 e capítulo 13 da lei de falências? (No capítulo 7: o devedor não perde nenhum ativo e não é exigido que reembolse a dívida. No capítulo 13: é exigido que as dívidas sejam reembolsadas.) Se eles estiverem dispostos a tomar dos seu credores, provavelmente farão o mesmo com seus empregadores.

Atributo 2: Responsável ou Irresponsável

Os que são responsáveis usam de bom senso bom e assumem responsabilidade sobre os seus comportamentos. Os irresponsáveis dão desculpas e transferem a culpa para os outros. Em sua entrevista você poderia propor o seguinte enredo: Quem deveria ser responsável pelo acontecido? Um homem participou da inauguração de um restaurante e ficou lá por mais de três horas, enquanto bebia coquetéis. Depois de partir no seu carro, ele cruzou o canteiro central e colidiu com uma motocicleta. O motociclista processou o restaurante e o motorista do carro e ganhou $60 milhões de dólares.

A resposta ideal é que deveria ser colocada principal responsabilidade sobre o motorista do carro. Foi ele quem escolheu a bebida. A meta para este enredo é começar um diálogo. Se algum empregado potencial afirma que a falta é do restaurante, esta pessoa provávelmente será irresponsável.

Atributo 3: Caridoso ou Ganancioso

Alguém que é caridoso tem atenção em relação aos outros. Eles possuem amor, bondade, generosidade e compreensão. Os gananciosos só cuidam dos seus próprios interesses. Uma pergunta boa seria: Que trabalho voluntário você realizou no último mês? Se um empregado potencial não empregar seu tempo para os outros, eles não farão o mesmo por outros no trabalho.

Atributo 4: Trabalhador ou Preguiçoso

Ser trabalhador é mais do que ser ocupado. O trabalhador é persistente, enérgico, diligente e geralmente se esforça em busca da perfeição. Por outro lado, o preguiçoso resiste ao trabalho e ao esforço e procura maneiras para parecer ocupado. Para descobrir sobre a sua ética do trabalho faça uma pergunta assim: Que trabalhos você fez durante a escola secundária e a faculdade? Os que trabalharam nas fases da escola secundária e da faculdade terão desenvolvido boa ética do trabalho e o atributo de laborioso.

Atributo 5: Frugal ou Esbanjador

Os frugais têm cuidado ao usar recursos e estão atentos ao futuro quando usam o dinheiro para pequenas despesas. Os esbanjadores são ineficientes no uso do seu tempo, esforço e recursos. Uma pergunta boa seria: Se você recebesse uma herança inesperada de $10,000, o que faria com o dinheiro?

Na resposta de um econômico ele estaria pagando integralmente dívidas, economizando ou investindo o dinheiro. Uma resposta esbanjadora incluiria compras extravagantes sem levar em consideração de dívidas ou poupanças. Se alguém gastaria o seu próprio dinheiro negligentemente, também gastarão negligentemente o dinheiro do seu empregador.

Atributo 6: Humilde ou Orgulhoso

Uma pessoa que é humilde também é agradecida e apta a aprender. Normalmente eles não sentem que certos trabalhos estão "abaixo deles". O orgulhoso é arrogante e convencido. Faça a seguinte pergunta: A quem você daria crédito das suas principais realizações de trabalho? Os orgulhosos levarão todo o crédito para si. O humilde reconhecerá que os outros lhes ajudaram a alcançar o sucesso.

Período de Experiência

Quando possível use um período de experiência. Se um projeto não pode ser tocado com toda força no processo inicial de ensaios, use este período para testar os novos empregados. Leve-os a experimentar uma variedade de tarefas. Se um empregado novo não está dando conta, fica claro que está será uma contratação ruim, você não terá falhado a menos que não encerre o contrato. Deixar alguém prosseguir não é agradável, o problema maior será trabalhar com este indivíduo durante os anos futuros. É muito mais fácil retornar para o processo de entrevistas e contratar a pessoa certa.

Conclusão

Identificar os atributos que definem o caráter pode ser uma tarefa difícil. Uma entrevista de trabalho de sucesso deve ser mais do que responder bem às perguntas. Tem que incluir tipos de perguntas que identificam e revelam atributos que definem o caráter. Tornar-se um bom entrevistador focado no caráter vai gerar um impacto positivo no seu negócio, permitindo identificar o bom caráter e a contratação das pessoas certas.

 

Cameron C. Taylor é o autor do livro "Does Your Bag Have Holes? 24 Truths That Lead to Financial and Spiritual Freedom." O conteúdo deste artigo foi retirado deste livro. O índice e capítulos de amostra do livro estão disponíveis on-line em www.DoesYourBagHaveHoles.org

© Copyright 2008 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- 6 Interview Questions To Find The Right People To Hire