script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
A Segunda Entrevista de Seleção - O Que Esperar
© 2008 Carole Martin

Boas notícias! Você foi convidado para uma segunda entrevista (ou uma terceira ou quarta). Mas, você sente que já falou de tudo na primeira entrevista? Em que esta entrevista será diferente da primeira? Como você se prepara para o segundo tempo?

Você pode fazer o trabalho?

Quando você é chamado de volta para uma segunda entrevista isto significa que você é considerado um candidato viável para a posição e que é qualificado para fazer o trabalho.


Segundas entrevistas variam de acordo com cada companhia. Considerando que você vai encontrar pessoas diferentes, você pode esperar por algumas das mesmas perguntas já feitas, como por exemplo "Fale-se me sobre você, ou "Apresente-me seu currículo."

Nós gostamos de você; você vai se enquadrar?


Até agora eles sabem que você tem as habilidades e estarão buscando perceber sua personalidade e nível cultural. Você será comparado em relação aos outros candidatos que se candidataram para o mesmo emprego. É importante que você deixe o entrevistador com algo que o faça "relembrado." Pense em cinco atributos positivos que você tenha e escolha um que o diferencie dos demais. Um exemplo seria uma pessoa técnica que tem grandes habilidades de atendimento ao consumidor.

Um bom modo para deixar o entrevistador saber de você é por citações de outras pessoas. "Se você fosse perguntar para o meu último chefe, ele lhe falaria que eu sou o seu braço direito."

Seu desafio é manter-se destacado do grupo. Será necessário deixar o empregador saber que você é uma grande opção para a posição e que você tem as competências necessárias para este trabalho.

"Na Medida": um fator importante. Faça uma revisão da sua condição em relação à descrição da posição oferecida; tanto do ponto de vista da companhia como também do seu próprio.

Esteja preparado para outros tópicos se eles aparecerem

Outros assuntos podem entrar nesta entrevista como remuneração e benefícios. Prepare-se fazendo alguma pesquisa sobre salário e pense sobre suas exigências de benefícios. Você não pode negociar um salário até que você tenha uma oferta, mas pode se preparar ao saber a médoia salarial para a sua posição, fazendo uma pesquisa na internet. - salary.com. Você também deveria fazer uma planilha orçamentária de suas despesas e, assim, concluir quanto precisa para viver a cada mês - suas necessidades de remuneração. Você deveria saber o seu número, abaixo do qual não vale a pena aceitar o trabalho.

O mercado de trabalho é competitivo e você terá que se vender, independentemente se é uma primeira ou segunda entrevista. Continue a se felicitar cada vez que for chamado para uma segunda entrevista; você já vai para o próximo degrau da escada para aquela oferta de emprego.


 

Carole Martin é a Orientadora de Entrevistas nº1 da América. Autora célebre, treinadora, e mentora, Carole pode lhe dar dicas de entrevistas como ninguém mais. O seus workbook, "Interview Fitness Training" vendeu milhares de cópias mundialmente.
Inscreva-se para receber DICAS GRÁTIS semanais de Entrevistas. Visite www.interviewcoach.com

© Copyright 2008 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- The Second Job Interview - What To Expect