script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Pessoas Difíceis - Como Lidar Com Elas
© 2006 Alan Fairweather

1.
Não seja fisgado!!!

Quando as pessoas se comportam com você de um modo que geram sentimentos de raiva, frustração ou aborrecimento - isto é conhecido como um anzol. Nós podemos ser "fisgados" até mesmo com o modo como as pessoas nos olham, falam, cheiram e até mesmo pela conduta geral delas.

Se nós comemos a isca então estamos permitindo à outra pessoa controlar o nosso comportamento. Isto pode resultar então numa resposta improdutiva. Nós podemos escolher ser fisgados ou permanecer soltos.


2. Não deixe que eles peguem você.

Freqüentemente nós permitimos que atitudes de pessoas possam nos irritar ou nos aborrecer. Isto fica óbvio para a outra pessoa através do nosso tom de voz e linguagem corporal. Isto é combustível para uma situação difícil.

Ao lidar com pessoas difíceis, mantenha-se emocionalmente fora distante e concentre-se em escutar não-defensivamente e ativamente. As pessoas podem fazer observações depreciativas e emocionais - não caia na isca!

3. Escute - escute - escute

Deixe que o outro perceba que você o está escutando.

- Quando estiver frente-a-frente você precisa mostrar-se interessado, acenar com a sua cabeça e manter bom contato visual.
- Ao telefone: você precisa pontuar com o ocasional "certo, estou entendendo".

Se a outra pessoa sente que você se preocupa e que está interessado no seu problema, provavelmente se tornará mais razoável.

4. Compreenda todos os fatos - anote tudo.

Repita o que foi dito (parafraseie) o problema para assegurar sua compreensão e para deixar a outra pessoa saber que você está escutando.

5. Use nomes

O nome das pessoas é um dos sons mais quentes para sua audição. Dá a idéia de que você os reconheceu pessoalmente. É importante não exagerar nisto, pois pode parecer condescendência para a outra pessoa. Tenha certeza de que eles saibam seu nome e de que você tratará o problema com responsabilidade.

6. Não culpe alguém ou qualquer outra coisa.

(NT: Não terceirize a culpa!)

7. Observe com cuidado os egos das pessoas

- Não interrompa
- Não discuta
- Não se apresse em oferecer soluções
- Permita-lhes botar a raiva para fora
- Não diga "Fique calmo(a)"

8. Veja do ponto de vista da outra pessoa


Freqüentemente nós pensamos que a pessoa "difícil" está fazendo muito espalhafato.
Nós pensamos: - "Que grande problema; Eu vou acertar isto imediatamente".
Pode ser um grande problema para a outra pessoa e eles querem que você entenda isto.

Você necessariamente não precisa concordar com a pessoa, porém você aceita o fato de que é um problema importante para eles.

9. Mantenha muita atenção à sua linguagem corporal e ao tom da sua voz

Muitas das vezes nos exacerbamos em uma situação sem perceber isto claramente. Nosso tom de voz e nossa linguagem corporal pode contradizer freqüentemente o que nós estamos dizendo. Nós podemos estar dizendo que estamos arrependidos, porém nosso tom e nossa linguagem do corpo pode estar comunicando nossa frustração e aborrecimento.

As pessoas escutam com os seus olhos e concentrarão maior atenção em COMO você diz algo em lugar de O QUE você diz. Também é importante usar um tom morno de voz ao lidar com uma situação difícil. Isto não significa o ser forçadamente agradável ou comportar-se de uma maneira não sincera.

10. Palavras a evitar


Há certas palavras que podem especialmente tornar as pessoas difíceis emocionalmente carregadas. Estas incluem:

- "Você tem que"
- " Mas"
- "Eu quero que você"
- "Eu preciso que você"
- "Esta é a política da companhia
- "Eu não posso ou Você não pode
- Siglas e jargões profissionais
- "Sinto muito"
- "Vou tentar"

11. Para de dizer Sinto Muito

'Sinto Muito" é usado constantemente. Todo o mundo diz isto quando algo dá errado. Perdeu o seu valor.
Com que freqüência você tem ouvido:

- "Sinto muito por isto, mas me informe os detalhes e eu vou acertar isto para você." Seria Muito melhor dizer - "Eu peço desculpas pelo acontecido…"

E se você realmente precisar usar "Sinto Muito", tenha certeza de incluir isto como parte de uma oração compelta:

- "Eu sinto muito por você não ter recebido a informação prometida, Sr Smith." (Novamente, é boa prática usar o nome da pessoa).

Há outras coisas que você pode dizer em vez de Sinto Muito.

12. Tenha empatia

A coisa mais importante a perceber quando se está lidando com uma pessoa difícil é:

Lide com os seus sentimentos - depois lide com os seus problemas.

Usar a empatia é um modo efetivo de agir com respeito aos sentimentos de uma pessoa. Empatia não é concordância, é só a aceitação do que a pessoa está dizendo e está sentindo. Basicamente a mensagem é - "eu entendo como você se sente."

Obviamente tem que ser uma resposta genuína. A pessoa vai perceber se você não for sincero.

Exemplos de uma resposta de empatia seriam:"Eu compreendo que o Sr. esteja bravo", ou "Eu entendo o que você quer dizer."
Novamente: estas respostas precisam ser genuínas.

13. Crie rapport


Às vezes é útil acrescentar outra frase à resposta de empatia, incluindo você mesmo(a) na cena. - "Eu posso entender como você se sente, eu também não gosto quando isso acontece comigo" Isto tem o efeito de levar as outras pessoas a apoiarem e criarem rapport.

Algumas pessoas tornam-se interessadas quando este tipo de resposta é usado. Outras são levadas a uma outra frase: "Bem por que você não faz algo a respeito então?". A maioria das pessoas não reagirá deste modo se perceberem que você é uma pessoa razoável e atenciosa. Mas mesmo que reajam, continue com empatia e informe para a pessoa o que você fará a respeito da situação.

14. Prometa e Entregue

Tudo o que você diz para solucionar uma situação, não pode se tornar uma vara na sua cabeça. Constantemente numa situação difícil nós somos tentados a fazer promessas difíceis de se cumprir. Nós dizemos coisas como: "Vou fazer a expedição do pedido hoje à tarde e telefonarei de volta." Pode ser que a expedição seja impossível "nesta tarde". Seria melhor dizer - "Vou expedir o pedido até amanhã na hora do almoço."

Então ligue de volta hoje à tarde ou amanhã cedo. Eles vão ficar com uma ótima impressão de você.

Mas vVocê não vence o tempo todo.

Lembre-se, todo o mundo se aborrece de vez em quando e você nem sempre poderá aplacar a ira de todo o mundo.
Não há nenhuma fórmula mágica. Porém, a maioria das pessoas deste mundo são pessoas razoáveis.

Se você tratá-los como tal, então é mais provável que respondam de uma maneira positiva.

 

Alan Fairweather é o autor de "How to get More Sales without Selling". Este livro é repleto de coisas práticas para você fazer - Faça os clientes virem até você. Visite agora mesmo: www.howtogetmoresales.com

© Copyright 2008 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Difficult People - How To Deal With Them