script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Inovisação
Combinando Estrutura Criativa Com Espontaneidade

© 2008 Gregg Fraley

Brainstorming ou "Ideação" como às vezes é chamado agora, estimula times de inovação a contribuir com idéias para algum desafio numa sessão de rodadas livres. Pode ser para campanhas publicitárias, para um novo produto ou serviço ou para algum desafio de melhoria de processo.
A primeira imagem que vem à mente a respeito das sessões de ideação é um rio de pensamento imaginativo, de "idéias-a-minuto" que vertem de todos os componentes do time.

Raramente este é o caso - e para o pesar dos gerentes que gastam montanhas de dinheiro na busca de uma próxima inovação.

Há um problema muito básico em muitas sessões de Ideação. Isto do ponto de vista de uma pessoa que tem atuado como facilitador de centenas delas. O problema é que muitas pessoas passam um longo tempo sendo criativos e livre-pensadores, deixando de usar a camisa de força dos limites organizacionais, em que a maioria dos times de inovação devem se inserir.

Quando eu digo camisa de força, estou referindo-me à "caixa" de restrições. Sempre há uma lista de restrições e é importante entendê-las, ou o que se inventa pode mostrar-se inútil. Por exemplo, "deve ser algo com custo inferior a R$ 200.000 para implementar", ou, "deve ser fabricado na mesma linha de produção do nosso produto atual", ou "deve ser visto como um evolução e não como um produto totalmente novo", ou, "deve estar nas estantes em seis meses." A verdade é que a maioria das sessões de ideação realmente não estão procurando por idéias fora-da-caixa. Elas procuram por idéias dentro-da-caixa boas e de baixo risco! Isso é bom, mas não é fácil de perceber.


O que leva os gerentes Johnny e Jane a atuarem espontaneamente naquele tempo de trabalho duro criativo? Basicamente porque a liberdade para ser espontâneo tem sido retirada deles pelos nossos sistemas educacionais e pela nossa cultura cotidiana de crítica constante. Sir Ken Robinson - e muitos outros - falou eloqüentemente a respeito de como a criatividade tem diminuído em razão dos nossos sistemas educacionais - recorra a eles se você quiser uma resposta de 2000 palavras à pergunta. Mas pense nisto: quem tende a subir a escada da organização? A pessoa com facilidade para pensamento espontâneo e auto-expressão, em outras palavras um livre-pensador ou a pessoa que responde perguntas com muito cuidado?
A menos que você viva no Vale do Silício é bem provável que a pessoa do tipo Muito Cuidadosa tenha alcançado os degraus mais altos.

Claro que esta é uma generalização. O tipo altamente inovador, de idéias que borbulham a cada instante de vez em quando chegam até o topo. Penso em Steve Jobs, mas ele é uma exceção que prova a regra.

A outra justificativa de que o trabalho deles é duro resume-se em que eles não se dedicam com frequência aos pensamentos espontâneos. O dia de um gerente normalmente é gasto em administrar detalhes e executar cuidadosamente o planejamento, usando habilidades analíticas críticas bem-afiadas. Talvez duas vezes por ano, Johnny e Jane estão participam de uma reunião corporativa onde são requisitadas tantas idéias quanto eles possam gerar num período de aproximadamente três horas. Este é um ato antinatural para eles, que o acham muito difícil, particularmente depois da primeira hora - e eles não têm certeza do por quê. Na sequência eles buscam pensar mais "duramente" e nada ou muito pouco vem. Tensão e ansiedade são geradas e só fazem as coisas pior. Então essas restrições aborrecidas continuam se intrometendo no caminho de uma idéia válida. Não é de se admirar que os gerentes digam que brainstorming / ideação não funciona - e freqüentemente não funciona mesmo!

Qual é a solução?
Uma mistura de um processo estruturado de inovação e improvisação. Doug Stevenson e eu chamamos isto de Inovisação. Nós pegamos os jogos relacionados com o mundo do drama e da comédia e os transformamos em jogos que os gerentes Johnny e Jane podem jogar ao tentar pensar sobre idéias para os seus podem jogar ao tentar pensar sobre idéias para os seus desafios de inovação. Introduzindo diversão organizada em um sessão de ideação estruturada nós podemos ajudar os times de inovação a pensar mais espontaneamente. O resultado dos jogos é de qualquer idéia específica para vencer o desafio ou de gerar estímulo (ou "escada") que leve o pensamento dos grupos para o próximo nível.

Agindo assim com freqüência você chega a melhores resultados "não pensando" e deixando que idéias fluam no contexto de um Jogo de Inovisação.

Alguns gerentes vão ridicularizar o uso desses jogos adaptados e descrevê-los como patetice que não tem lugar no esforço de inovação de uma organização séria. Ou eles podem ver o valor, mas temem que o seu pessoal não "leve a sério." Ambos os argumentos não têm consistência - jogar com idéias é apenas um outro modo de processá-las, um outro modo de mudar de perspectiva. É um jogo sério que qualquer organização precisa ser capaz de fazer. Quer prova? Olhe para o sucesso das empresas do Vale do Silício - Hewlett-Packard, Apple, Intel, Google - estas são culturas que encorajam brincar com idéias.

E se você pensa que os gerentes Johnny e Jane não são bastante criativos para agir assim, bem, você não dá a eles o crédito que merecem. Todo o mundo faz improvisação todos os dias. Eu não sei de você, mas ninguém me entrega um roteiro no café da manhã! A criatividade está lá, e é um criatividade bem-educada. Uma coisa sobre os bons gerentes corporativos: eles conhecem os fatos, os mercados e os resultados da pesquisa.
Se você lhes dá um formato e um ambiente confortável para expressar novas combinações dessas informações, boas idéias vão brotar, vão fluir como um rio de pensamentos imaginativos.

A Inovisação funciona.
Acrescente algum jogo à sua inovação hoje e gere as idéias de amanhã.

 

Gregg Fraley é o autor de Jack's Notebook, um Romance Empresarial Sobre a Solução Criativa de Problemas - a primeira fábula empresarial sobre lidar com a solução criativa de problemas e a inovação pessoal. Fraley é um reconhecido perito em criatividade e inovação que participa de seminários em todo o mundo e presta consultoria para muitas das empresas listadas em Fortune 500 sobre o desenvolvimento de novos produtos. Visite http://www.greggfraley.com ou envie um e-mail para [email protected].

- Innovisation (Inovisação em português) é uma marca registrada de Gregg Fraley e Doug Stevenson

© Copyright 2008 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Innovisation - Combining Creative Structure With Spontaneity To Create Innovation