script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Faça do "Amor" o Seu Negócio
© 2008 Johnny Cyreous

 

"O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor." - Bíblia, Romanos 13:10. *1

Raramente tais palavras são encontradas nas empresas de hoje ou em nódulos de treinamento para mulheres e homens de negócios contemporâneos. Ainda que possamos perguntar, por que não? Esqueça por um momento que essas palavras vêm da bíblia. Pense nelas isoladamente

Vamos ler de novo:

"O amor não faz mal ao próximo". Se a nós fôsse ensinado não fazer nenhum mal aos nossos colegas de trabalho, isso não geraria ambientes de trabalho mais sadios? Se isto fosse ensinado nas aulas de atendimento ao cliente, nós nos tornaríamos melhores representantes e a satisfação dos clientes aumentaria, não é mesmo?

Se isto fosse ensinado nos cursos de administração, nós teríamos menos problemas entre os gerentes e empregados, entre os colegas e melhoraria a avaliação do clima organizacional, você não concorda?

O AMOR é o tema de destaque em tantas histórias admiradas e guardadas para sempre na nossa memória. Por exemplo, "Um Conto de Natal" de Charles Dickens é de verdade uma história natalina e teve um papel crítico na redefinição da importância do Natal, quando foi publicada em 1843. O sentimento em relação à festa valorizou-se e contribuiu para o bem-estar dos homens, especialmente daqueles comerciantes que se começaram a ganhar muito dinheiro com as vendas desde aquela época. Mas era mais do que uma história de Natal que nos tratava como irmãs e irmãos. É a história da necessidade de agir com Boa Vontade para com todos, marcada na história pela memorável conduta do jovem Tim.

Temos o mesmo sentimento quando vemos um filme como "A felicidade não se compra" *2. Quem não sente o coração batendo de emoção, quando ao término da história George Bailey, na sua hora mais sombria, estando para perder tudo que possuía, consegue reverter a situação com a ajuda das pessoas da sua cidade. Para elas ele realmente fez diferença nas vidas de muitas pessoas e a vida dele tinha valor. O filme de Frank Capra termina com George Bailey achando o caderno em que o seu anjo da guarda, Clarence, escreveu na última linha: "Lembre-se: nenhum homem é um fracasso quando tem amigos. Obrigado pelas asas! "

Estas duas histórias têm como tema o Amor. Um tipo de amor que, se nós praticássemos em relação aos outros membros da raça humana, nós demoliríamos as barreiras que causam ruínas financeiras e empresariais. Então, nós seríamos livres para trabalhar sem temer que nossos empregos fossem arrebatados pela competição desleal.

Pense nas coisas que desapareceriam, se praticássemos tal amor. Não haveria mais espaço para a competição ganaciosa ou para ciúmes. Já não haveria necessidade de concorrência demolidora. Já não haveria necessidade de barreiras de firewalls e guardas de segurança. Pense em todo o dinheiro que nós economizaríamos se pudéssemos aprender a amar um ao outro em um ambiente livre da competição.

As empresas poderiam abrir mão dos arquivos encriptados, das contra-senhas e softwares proprietários. Nós já não precisaríamos manter nosso dinheiro em bancos e não precisaríamos fechar nossas portas. Imagine o seu local de trabalho como um ambiente cheio de amor. Alguns pode dizer: "Isso não é minha responsabilidade. Cabe aos administradores dar o exemplo, mostrandopara mim este tipo de amor". Eles deveriam, afinal de contas eles são nossos líderes, certo? Mas cabe a nós a iniciativa de trazer este tipo de amor para a empresa, afinal nós nos achamos dentro dela. É nossa responsabilidade demonstrar amor.

Lembro-me de uma cena do anjo daquele filme a que já me referi, onde Jacob Marley visita Scrooge na Véspera de Natal. Jacob algemado e com pesdadas acusações pairando sobre ele. Scrooge não compreende a situação e lamenta: "Mas você era um empresário bom, Marley."

Neste ponto Marley se dirige a ele em réplica amedrontadora: "O gênero humano deveria ter sido o meu negócio!" Todos nós podemos nos relacionar com essa história, não? O gênero humano deveria ser o nosso negócio. Nosso negócio deveria ser o amor.

Estamos longe desta realidade, na verdade. Mas se todos nós começássemos nas pequenas coisas a não fazer mal aos nossos vizinhos e demonstrássermos mais amor no ambiente de trabalho, poderíamos começar a engrossar as fileiras em direção à última maravilha do mundo: viver livre no trabalho com amor.

Você pode perceber por que o autor daquele versículo termina dizendo que amor é o cumprimento da lei? O que mais é preciso? No final das contas se nós mostrássemos amor em tudo, não haveria nenhuma necessidade de leis.

Assim que você sair de casa e botar o pé no mundo hoje - demonstre amor para todos. Não se importe se outros não farão o mesmo. Faça você. Comece com você! Minha esperança é que você faça assim. Agindo desta forma você vai experimentar um poder pessoal que só você pode perceber.
Você pode fazer a diferença.


*1 Tradução com base na versão Almeida corrigida e revisada Fiel (ed. 1994) apud http://www.bibliaonline.com.br

*2 NT: Em Portugal recebeu o nome "Do céu caiu uma estrela". Filme de 1946, dirigido por Frank Capra, com o título original: "It's A Wonderful Life")

 

John Cyr é um coach aposentado de desenvolvimento e motivação que escreve artigos e editoriais sob o pseudônimo Johnny Cyreous ou Cyreous. Ele mantém em seu website citações de pessoas famosas e defende o seu método de ensinar www.cyreousquotes.com

© Copyright 2009 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Make "Love" Your Business - Versão 2

Imagem: www.morguefiles.com - royalty free images