script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Trabalho Flexível e Teletrabalho:
Revolucionando o Mundo do Trabalho

© 2008 Julian Cowans
 
Pesquisas demonstram que as jornadas de trabalho flexíveis podem resultar em crescimento de 15% da produtividade do seu negócio.

Por que isto acontece?


Bem, em parte devido ao fato de que os trabalhadores com horários flexíveis tendem a trabalhar mais horas no total e em parte devido ao fato que as tecnologias de comunicação e Informação estão habilitando a mobilidade do trabalhador, o que resulta em menor desperdício de tempo. Outro fator é que as pessoas que trabalham sob este regime tendem a utilizar menos licenças médicas.

Por possibilitar a realização de tarefas em casa ou à distância, as empresas podem reduzir os custos operacionais dos seus escritórios e outras conseguem dispensar completamente a necessidade de espaço para alguns setores. A economia de recursos pode ser imensa.

Outra vantagem do funcionamento flexível é que pode ser uma forma de expansão do negócio e de contratação de mais colaboradores, sem a necessidade de assumir novas despesas e compromissos com espaços adicionais no escritório.

A flexibilidade no trabalho e teletrabalho também tornam mais fácil para as empresas atraírem e reterem pessoal melhor qualificado. Depois da licença-maternidade é mais provável que as mulheres voltem ao trabalho se puderem trabalhar com jornadas alternativas. O mesmo tende a acontecer na retenção de habilidades e conhecimento de pessoas que se mudam para longe, Eles (as) podem utilizar da alta tecnologia disponível para continuar a trabalhar flexivelmente para o mesmo empregador.

As pesquisas demonstram que os empregados com jornadas flexíveis tendem a ser mais motivados e podem escolher trabalhar nas horas em que estiverem no auge da sua produtividade. Algumas pessoas são corujas e alguns são cotovias, assim não faz sentido que todo o mundo deva trabalhar de 9 às 17 horas. Se as pessoas trabalham quando estão no seu melhor momento, as empresas vão se beneficiar do desempenho otimnizado delas.

Hoje, muitas pessoas têm que aliar o trabalho com compromissos de atenção à família. Muitos outros têm interesses pessoais para os quais gostariam de dedicar mais horas do dia. Ao oferecer aos empregados a oportunidade de trabalhar em casa ou em horas não convencionais, eles podem desfrutar mais flexibilidade nas suas vidas e melhorar o equilíbrio entre a vida pessoal e o seu trabalho.

Também há economia nas despesas de transporte diário. Com os custos dos combustíveis crescentes, esta é um ponto vital a ser considerado. Resulta em economia para ambos, empregado e empregador. Além do mais, o ambiente também se beneficia com as emissões de carbono reduzidas.

Mas a maior vantagem do trabalho flexível é que ele pode ajudar as empresas a se tornarem e permacerem mais competitivas. No atual mundo de negócios globalizados, as vantagens competitivas tem como base a capacidade de se antecipar as necessidades dos clientes, de reagir com rapidez e de oferecer um excelente atendimento ao consumidor 24 X 7. Com a combinação dos horários flexíveis para o pessoal e as mais recentes tecnologias, as organizações podem estender as horas de disponibilidade de atendimento para os clientes.

Para as empresas de presença global, o funcionamento flexível pode possibilitar o serviço aos clientes em zonas fusos horários diferentes. O trabalho em casa ou remoto torna mais fácil atender fora do expediente convencional.

Stafford Sumner, Diretor Administrativo da Jarrang, uma agência de e-mail marketing fundada em Cornwall, diz:

"Nós podemos trabalhar para todos os países ao redor do mundo, tirando proveito das diferenças das zonas de tempo para responder mais rapidamente do que antes às solicitações dos clientes. Tudo pode estar ligado à operação da nossa matriz pelo uso de alta tecnologia de voz e dados para oferecer um serviço de classe superior e padrão muldial."

 

Julian Cowans é Gerente de Projetos da actnow, um projeto fundado pela South West Regional Development Agency, Cornwall Enterprise, BT e outros parceiros. A actnow flex oferece uma grande variedade de estudos de casos de empresas do Reino Unido. Visite: www.flexible-working.org/flex/caseStudies.html.

© Copyright 2009 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Flexible Working and Teleworking Are Revolutionising the World of Work

Imagem: www.dreamstime.com - royalty free images