script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Vítimas e Relacionamentos Não Combinam
© 2009 Carol Chanel
Para que o relacionamento seja verdadeiramente agradável, efetivo, jovial e desejado por ambas as pessoas, ele têm que ser emocionalmente saudável. Isso ainda não significa que você não tenha algumas outras questões a solucionar - isso faz parte da vida. Significa que você não está vivendo uma vida como vítima de experiências passadas nem que continua recriando mais experiências de vítima.

Se você quer ter uma relação vibrante, não pode ser uma vítima e não pode sentir-se com vítima.

A Lei da Atração diz que nós temos aquilo que nós pensamos, queiramos ou não. Assim se você tiver medo de ser uma vítima, vai ter energia de vítima e vai atrair um vitimizador. Ou então vai perceber o que alguém faz a você para transformá-lo em vítima.

Deixe que eu lhe dê um exemplo pessoal. Tenho um amigo de infância que teve algumas experiências dolorosas durante seu crescimento. Ele se sentia uma vítima naquela época. À medida que crescia, para chamar atenção para si, provavelmente de forma inconsciente, assumiu o papel de "vítima". Mulheres se achegavam a ele para cuidar dele, para criá-lo e para salvá-lo.

Tudo poderia estar certo, se ele não precisasse continuar usando a fantasia de vítima e se divertindo com as experiências de vítima - no dia a dia. E ele tentava atrair as pessoas para o vitimizarem. Interpretava tudo pelo filtro de vítima. Assim se você dizia que não podia fazer algo que ele queria, então ele ficava decepcionado e logo atuava no papel de "Pobre de Mim". Por exemplo: se ele ligava num dia quando você estava super ocupado e não podia falar, ele o chamava de indelicado.

Ele também atraia as pessoas que tiravam vantagens dele. Lembre-se: você atrai o que você pensa, queira ou não.

Se você vive ao lado de alguém que se vê como vítima, e vive como uma vítima, então você sabe que ele tem uma existência preenchida de miséria e drama. Sua vida é todo um drama e você não pode ter uma relação normal e saudável com ele. E essa pessoa não está vivendo verdadeiramente como um ser humano poderoso conectado a uma pura e positiva energia.

Este é o lugar onde você quer estar e onde quer que a outra pessoa esteja?

O aspecto mais importante de estar ao lado de uma vítima não é conspirar com eles. Procure não vê-los como vítimas. Não os mantenha nessa vibração. Pois é assim que eles se vêem. É assim que eles pensam que querem ser, porque é assim que eles costumam chamar a atenção. É a sua rotina "Pobre de Mim". Não entre nessa.

Que tal vê-los como criativos, diligentes e inteiros?
Que tal ajudá-los a aprender como realmente querem ser na vida e que o papel de vítima foi uma escolha durante algum tempo e que podem escolher abandoná-lo agora?

Assumindo esta posição você não é atraído pelas suas energias de vítimas e poderia lhes encorajar a mudarem suas perspectivas, mudar na direção de cumprir um novo papel.

Você é Uma Vítima?

Até agora eu tenho falado sobre outras pessoas que são as vítimas. E se você se vê como uma vítima?

Isto está bem dentro do meu coração, porque eu me via também como uma vítima. E asseguro: eu tive experiências que me levaram a olhar e sentir como uma vítima.

Então num certo dia um velho e sábio índio americano disse para mim: "Você pode ser uma vítima de suas circunstâncias ou ser vitorioso na sua aprendizagem."

Amei aquela perspectiva. Fez-me sentir tão enaltecida e poderosa. Percebi que eu tive uma escolha. Daquele momento em diante eu sempre busquei ser vitorioso.

Durante as Olimpíadas de Pequim, a atleta americana Lolo Jones
estava correndo a prova de 100 metros, na qual era franca favorita. Ela estava liderando a corrida quando perdeu a atenção por um mísero segundo, quando saltava a última barreira. Isso foi o suficiente para alterar o seu o ritmo do seu passo e ela terminou longe das medalhas.

Depois da corrida - com postura vitoriosa, não de uma vítima - disse que ela começou a sentir o ouro pendurado no seu pescoço e isso causou sua perda de foco durante um único segundo. Quando você está saltando barreiras aquele segundo é tudo o que conta. Ela não é uma vítima. Ela pode não tem ganhado aquela medalha, mas sabe o que fez e extraiu daí uma aprendizagem poderosa que estará com ela para o resto da sua vida.

Vítimas perdem as oportunidades de aprender.

Como Você Pode Ser Vitorioso?

Se você se vê como uma vítima ou se coloca como uma vítima dos outros, como pode mudar isso?

Antes que eu lhe diga como mudar, quero lhe pedir que não seja muito duro consigo, se tem sido uma vítima. Às vezes, quando nós percebemos que criamos esta situação, podemos ficar transtornados conosco mesmos. Fuja disso. Você não conhecia outro jeito de ser. E agora eu estou mostrando outro modo. Assim comece com a "Mentalidade dos Iniciantes" - aberta e curiosa, como se você estivesse recomeçando sua vida. E você está.

O primeiro passo é deixar de ser o centros das suas próprias atenções. Seu ego é a parte crítica de sua mente. O ego da vítima é cruel, crítico, perfeccionista e judicioso. Você pode visitar as edições do e-zine do meu site e ler o artigo publicado em 18 de maio de 2004 - "What Is Your Negative Self-Talk Doing to You" (O que Seu Diálogo Negativo Consigo Mesmo Faz Para Você) e em 29 de junho de 2006 - "How Your Ego Holds You Hostage" (Como Seu Ego o Mantém Refém), para seguir as dicas de como acalmar a voz do seu senso crítico. Seu ego é sua voz crítica. A verdade nem sempre é mesmo a sua, provavelmente é a expressão do pai, da mãe, de um irmão ou dos professores. Não preste atenção nisso. Seja amável com você mesmo. Fale com você do modo que uma mãe amorosa e sábia gostaria de falar.

Segundo: Deixe de se ver como uma vítima. Comece a se lembrar de coisas boas que aconteceram a você em sua vida. Sentir-se vítima tem a ver com não olhar para as coisas boas ou não dar-lhes o devido destaque ou ter o olhar tão voltado para os fatos "ruins" que eles não prestam atenção às coisas "boas."

Terceiro: Preste atenção nas suas atitudes inconscientes que podem colocá-lo no lugar de vítima. Se você sabe que um amigo não é responsável, não lhe peça que alimente seu gato durante as suas férias. Se seu assistente não tem habilidade de lidar com pessoas, não lhe peça que atenda seus clientes. Se seu namorado sempre se atrasa, não peça a ele que a leve ao aeroporto para pegar seu próximo vôo. Não conspire contra si mesma!

Este é um modo enganoso, porque você foi inconscientemente levado a fazer isso durante algum tempo. Se as sensações de vítima ainda estão ocorrendo é porque você ainda está agindo assim. Agora lembre-se: seja gentil com você. Você está no caminho certo de mudar.

Quarto: Não torne os outros suas vítimas. Sei que você está dizendo "eu nunca faria isso". Mas eu garanto a você que as vítimas em algums momento, mesmo que inconscientemente, vitimizam outras pessoas. Mesmo que seja um julgamento, uma crítica ou um diálogo rude com outra pessoa. E se você vitima alguém inconscientemente, então vai se sentir mal realmente mal. Nesta perpectiva você atrairá para si mais experiências de vítima. Assim sendo, tenha consciência do seu comportamento.

E se você vitimou os outros, do modo que for, perdoe-se. Eu não estou dizendo para perdoar o que você fez; Estou dizendo para perceber que você não sabia o que estava fazendo. Você estava vivendo numa perspectiva de vítima e estava inconsciente. Você estava ferido e reagia com base naquela ferida.

Aqui vai um pequeno e adorável pensamento que repito diariamente:

"Eu invoco a Lei do Perdão para mim e para todo o gênero humano, para todos os enganos, pela energia desperdiçada, pela inconsciência humana e por vaguear longe da luz."

Nós estamos todos tentando fazer o melhor do nosso modo. Nós cometeremos equívocos, agiremos inconscientemente e longe da luz. E nós podemos nos voltar na direção luz e sentirmos vitoriosos em nossa aprendizagem. ^p E nós podemos nos sentir orgulhosos de nós mesmos e desse modo atrair as mais maravilhosas experiências das nossas vidas!

É uma escolha. Você pode ou ser uma vítima de suas circunstâncias ou uma pessoa vitoriosa em sua aprendizagem.

Escolha ser uma pessoa vitoriosa!

Imagine as possibilidades...
 

Carol Chanel é uma Coach Certificada. Atua com pessoas que querem criar vidas novas, significantes e DIVERTIDAS. Você pode aprender mais sobre como criar relações amáveis e saudáveis, com limites delineados, sem tomar as coisas de modo pessoal e contente de ser o que você. Use o seu tempo de lazer para visitar ezine grátis da autora. Visite www.carolchanel.com/rockin_relationships.html

© Copyright 2009 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Victims And Relationships Don’t Mix!