script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Como Desenvolver Cultura Organizacional Com Pessoal Terceirizado?
© 2009 Heather Villa
As empresas de hoje - até mesmo as pequenas - são organizações complexas compostas de equipes de pessoal próprio e terceirizados, de ação local ou virtual. O pessoal de casa pode estar num único local, mas os terceirizados poderiam estar em outro qualquer lugar.

Terceirizar pode ser uma boa decisão para a empresa: freqüentemente é mais barato do que manter pessoal próprio. Às vezes, o custo por-hora do pessoal terceirizado pode ser ligeiramente mais alto (dependendo de onde a tarefa é realizada), mas há menos custos agregados, como benefícios e gratificações, e os processos realizados a tempo.

Mas a terceirização cria uma abordagem adicional com a qual as empresas estão lidando agora: Como criar uma forte cultura organizacional em um contexto empresarial que inclui fornecedores de serviços terceirizados e colaboradores virtuais?

A importância de criar aquela cultura é fundamental. Afinal de contas criar uma mentalidade de "nós-contra-eles" na empresa do pessoal de casa que não aprecia o valor que os terceirizados podem gerar (e estes não percebendo o que se passa). Ao invés disso, você quer ter uma companhia que atua como uma entidade forte, única e focada em manter seus clientes satisfeitos.

Mesmo que possa parecer amedrontador criar essa cultura organizacional, afirmo que não é.

Ela começa com a comunicação. Tenha certeza que seu pessoal (de ambas as categorias) possui bastantes meios de comunicação entre si. O e-mail é um deles, os sistemas de mensagens instantâneas e até o Twitter pode ser um meio eficiente. (Apenas esteja certo de não arcar com custos adicionais para os terceirizados).

Promova chamadas em conferência periódicas tão freqüentemente quanto as reuniões internas de rotina. Por exemplo, uma conferência semanal na qual todo o mundose mantém atualizado. Tenha certeza de ouvir todo as partes. Considere a possibilidade de usar softwares apropriados como o Adobe Conecte assim as pessoas podem ver-se umas às outras, compartilhar suas telas e podem tomar notas como em uma reunião regular. Poderia haver um ligeiro aumento do custo em salários nas reuniões alongadas, mas os resultados positivos dos relacionamentos mais produtivos desenvolvidos valerão a despesa.

Seja estratégico ao escolher as pessoas para os projetos. Junte um colaborador interno com um terceirizado; a diversidade de suas atuações vai ser positiva quando você precisar do trabalho feito.

A composição dos times é um pouco mais difícil de se fazer nesta situação, mas não impossível. Promova uma competição criando equipes compostas de pessoal interno e terceirizado e dê-lhes um projeto ou problema para buscar uma solução criativa. Novamente, você pode resistir inicialmente na questão do custo adicional, mas a atividade gera relações entre os participantes do time e é muito mais produtiva do que colocar o pessoal reunido para um café da manhã semanal ou para sessões de treinamento com jogos tolos.

Os negócios hoje em dia não são realizados internamente. Empresas de todos os tamanhos se esparramam ao redor do globo e requerem mudanças de mentalidade.

Lembre-se: se você quer obter o melhor desempenho possível do seu time de colaboradores (internos e terceirizados) terá que edificar uma forte cultura organizacional.
 

Heather Vila - Sua filosofia profissional é de que seu papel no sucesso dos outros trará no final das contas o seu próprio sucesso. Se ela está atuando sob o ângulo de contabilidade avançada ou de marketing desafiador, oferecendo orientação em desenvolvimento, organização, supervisão ou administração, Heather tem certeza que seus clientes obtêm respostas precisas de um profissional em que podem se apoiar. Como CEO da IAC Professionals, Heather instituiu uma filosofia de integridade profissional e pessoal por toda a companhia. Se você quer descobrir como Heather Villa pode ajudar-lhe a dirigir seu negócio para um sucesso cada vez maior?
Visite www.hireheathervilla.com

© Copyright 2009 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- How To Develop Organizational Culture With Outsource Staff?