script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Fundamentos da Telefonia Via Internet - VoIP
© 2009 Nermine Shaker
Você deve ter visto comerciais e lido notícias sobre o serviço de telefone que usa seu computador com taarifas muito mais baratas; faz todos os tipos de ligações que você precisa; provê número de telefone e qualidade de voz tão bom quanto uma linha fixa. Certamente ouviu o termo "VoIP." E aqui está a explicação.


VoIP significa protocolo de transmissão de voz pela Internet e faz exatamente o que o nome sugere - transmite pacotes de dados utilizando as conexões da Internet. Também é chamado Telefonia Via Internet. Vai ser muito mais fácil de entender o conceito do VoIP se você souber um pouco sobre o nosso sistema de telefone tradicional - o PSTN (Rede Pública de Telefonia Comutada) e um outro tanto sobre a Internet. Vamos lá!

A telefonia tradicional transmite as chamadas por fios de cobre ou cabos de fibra de vidro localizadas no subsolo ou em postes conectados por fios até a sua casa. Quando alguém faz uma ligação, uma ligação é estabelecida entre os dois telefones e os fluxos de informação são transmitidos continuamente neste anel. Como você já percebeu ao pagar suas contas, quanto mais longa a rota, mais cara será a chamada.

O VoIP funciona um pouquinho diferente. Utiliza a Internet, que é uma rede baseada na transmissão de pacotes de dados. Isto significa que, em vez de enviar um fio contínuo de informação, ela é dividida em pequenos pacotes.

Com o VoIP, sua voz é convertida em um sinal digital que viaja pela Internet. Há três modos disto ser feito:

  1. Usando um telefone de VoIP;
  2. Usando um computador com os altofalantes e um microfone; ou
  3. Usando um telefone regular com um Adaptador de VoIP (ATA - Adaptador de Telefone Analógico). Como os pacotes de IP são comparativamente minúsculos, em relação aos demais arquivos baixados, isto faz com que sejam transmitidos em tempo real, da mesma forma como acontece com o telefone tradicional.

Vantagens do VoIP

Uma vez que a telefonia VoIP utiliza os serviços da Internet, desde que você ja possua os equipamentos necessários há vários benefícios imediatos.

A principal razão para a popularidade do VoIP é sua vantagem de custo. No serviço de telefone regular, você paga normalmente uma assinatura mensal e um custo de por minuto para as chamadas. (N.T.: No Brasil as chamadas pela Internet são cobradas apenas por minutos ou pacotes mensais com economia de até 80%). Como o VoIP não cobra uma taxa por minuto vinculada a distâncias, você não pagará por esses custos. Se você faz muitas chamadas DDD / DDI, vai economizar um bocado com o VoIP. Normalmente quando você liga para outro telefone do mesmo provedor de VoIP a ligação é gratuita, independentemente da distância. Imagine a economia do tráfego de voz entre as filiais de empresas!.

A outra vantagem de custo é que por utilizar uma conexão banda larga de Internet, a infra-estrutura necessária será a mesma que você já usa com seu computador. Só há um mínimo de software e hardware para adquirir.

Desvantagens do VoIP

Há algumas desvantagens do VoIP. A principal é o QoS ou Qualidade de Serviço. Desde sua voz é transmitidas por pacotes de dados em vez de um fluxo contínuo de informação, pode haver problemas de retardo, geração de sons estranhos, ecos e estalidos. A qualidade do VoIP depende de muitos fatores: da sua conexão de banda larga, do seu hardware, do seu Provedor se Serviços de Internet (ISP) e do destino de sua chamada, só para destacar alguns.

O VoIP fez um significativo progresso nos últimos cinco anos em relação às condições de Qualidade de Serviço, mas ainda há muito caminho pela frente.

Outra desvantagem é que no caso de falta de eletricidade, você vai perder a possibilidade de fazer e receber chamadas a menos que você possua um sistema de energia alternativa / no-break. Com serviço de telefone tradicional os fios são ligados diretamente aos cabos da rede e a companhia telefônica fornece energia elétrica independente para o sistema. Assim você normalmente não perde o sinal de um telefone devido à falta de eletricidade.

Outra crítica ao serviço de VoIP refere-se a seus históricos problemas de conexão com os serviços de emergência. No serviço de telefone tradicional é possível identificar identificar o local e o número da chamada, porque há conexão e roteamento local. Já no VoIP a chamada é realizada pela Internet e o sinal pode viajar significativas distâncias antes de ser atendido numa central de serviços do mesmo local. Assim, geograficamente o sistema pode ter dificuldade de identificar a origem da chamada. Atualmente a maioria dos serviços de VoIP disponibiliza um serviço especial para serviços de emergência (nos EUA: Enhanced 911 Service). Neste processo o sinal viaja pela Internet e leva com ele um endereço físico para o local da chamada. No momento os provedores de VoIP podem cobrar uma taxa adicional por este serviço.

As empresas que quiserem usar VoIP para economizar devem levar em consideração as questões de segurança existentes. Isto porque com o VoIP a informação é enviada pela Internet. Da mesma maneira que acontece com qualquer conexão de computador, é possível que um hacker possa interceptar a informação que é transmitida. É importante investigar a rede do provedor de VoIP faz o roteamento de dados, que barreiras (firewall) ou outras proteções são utilizadas para os propósitos de segurança dos usuários.

Se você decidiu avaliar a opção do VoIP para seus serviços de voz e fax, procure informações on-line. Há uma variedade de provedores VoIP no momento. Analise o equipamento que é usado, o custo dos equipamentos e acessórios necessários e as tarifas de serviços podem e devem ser comparadas.

Você deve comprar o sistema e usar o provedor que melhor atenda às suas necessidades em termos de número de conexões simultânea necessárias e tipo de segurança requerida.

Você pode necessitar de um serviço de consultoria de telecom para realizar a análise e concluir se o VoIP será uma boa opção para a sua companhia.

O VoIP ainda é uma tecnologia nova e haverá mais e mais melhorias e inovações nos próximos anos.


Para mais informações sobre as soluções da tecnologia VoIP para sua empresa fale conosco: [email protected]) ou <Clique Aqui>

 

Heather Vila - Sua filosofia profissional é de que seu papel no sucesso dos outros trará no final das contas o seu próprio sucesso. Se ela está atuando sob o ângulo de contabilidade avançada ou de marketing desafiador, oferecendo orientação em desenvolvimento, organização, supervisão ou administração, Heather tem certeza que seus clientes obtêm respostas precisas de um profissional em que podem se apoiar. Como CEO da IAC Professionals, Heather instituiu uma filosofia de integridade profissional e pessoal por toda a companhia. Se você quer descobrir como Heather Villa pode ajudar-lhe a dirigir seu negócio para um sucesso cada vez maior?
Visite www.hireheathervilla.com

© Copyright 2009 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Internet Telephone Calls: VoIP Basics