script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Domesticando o Tecnoestresse
© 2009 Eileen McDargh - CSP, CPAE
Semana passada, meu PC travou de vez, meu laptop exibiu aquela "tela azul de morte". A geladeira começou a coaxar e a torradeira foi para o céu. Meu I-Phone decidiu deixar de receber e-mails e o painel em meu carro começou a exibir mensagens de erro.
E olha que não era nem lua cheia!

Tão maravilhosos quanto toda a nossa tecnologia são as quebras e maus funcionamentos crônicos e a constante atenção exigida, que isso deve contar para o fato de que pelo menos um em quatro de nós pode admitir que já atacou fisicamente um dispositivo. Deve mesmo haver uma relação para o ataque porque as chances de fracasso estão na proporção direta à urgência da tarefa exigida. Conseqüentemente o grito ouvido da minha assistente quando ela tentou imprimir minha newsletter de verão um pouco antes do outono.

Não podia ser melhor. A edição do Psychotherapy Networker de março / abril de 2009 diz que tal crônico e constante estresse chega a comprometer nossas funções cognitivas e emocionais assim como arruina nosso sistema imunológico. O mesmo acontece quando no trabalho (freqüentemente sem razão) inventam urgências pendurando nos empregados PDAs, laptops, pagers e qualquer outra coisa para facilitar o acesso e resposta imediatos .

Muito bem!. E no final das contas um gastador de tempo e um gerador de custos com cuidados médico.
O que acontece é que nós tentamos continuamente fazer muitas coisas ao mesmo tempo, pular de um lado para outro, responder imediatamente as mensagens que chegam e suspiram sentindo-se constantemente "ligados". Em vez de concentrar em uma tarefa, nós esquadrinhamos inconscientemente a próxima mensagem ou tarefa. Assim gastamos freqüentemente cerca de 50% mais de tempo num trabalho antes de passar para outro.

Modos para vencer a besta:

Administre sua energia, não o seu tempo. Você não corre maratonas todo dia. Contudo nós tentamos e fazemos o equivalente em nosso trabalho. Estudos de energia sugerem um ritmo de 90 minutos. Isto significa parar e fazer algo para recuperar seu gasto de energia. (Café e chocolate não contam. Nem o cigarro). Faça um intervalo para relaxamento de 4 minutos. Caminhe um pouco, respire fundo, recupere o fôlego. Saia do ambiente. Beba água. E quando for a hora, vá para casa sem levar trabalho extra.

Programe seu computador para apagar mensagens depois de 30 dias. Se ninguém reclamou até lá, pode ser importante?

Programe uma resposta automática avisando às pessoas que você responderá diariamente de entre 3 e 4 da tarde. Se for uma emergência, que liguem para você.

Livre-se de rings, pings, dings e de qualquer coisa que toque.

Faça distinção entre período de trabalho ininterrúpto e tempo de resposta.

Converse com sua equipe a respeito das definições de importante e urgente e sem importância.

Desligue-se. Se você permanecer conectado o tempo todo você só tem de si culpar pelas constantes requisições.

Ao término do dia, zere o contador. Você fez o que pôde. Acabou. The End. Finito. Não planeje hoje o seu dia de amanhã. Se assim for seu cérebro começará a funcionar pensando na agenda e lá se vai o sono.

Feche a porta do seu escritório. Desligue o computador. Zere o contador. Amanhã é um novo dia.

Não leve o PDA para a cama com você. Descanse. Dê descanso a todos nós.

Sem limites, o Tyrannosaurus Techno vai vencer novamente.
 

Eileen McDargh desde 1980 como palestrante do Hall of Fame tem ajudado empresas integrantes do da lista Fortune 100, assim como pessoas a criar conexões que valham a pena e contatos importantes. A revista Executive Excellence a classifica entre os 100 mais importantes profissionais no desenvolvimento de liderança. Se está procurando ajuda com trabalho e os desafios da vida, visite hoje www.eileenmcdargh.com/shop.html!

© Copyright 2009 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
-
Taming The Technostress