script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Se Você Quer Boas Respostas,
Faça Boas Perguntas
© 2007 Helen Wilkie

Você sabia que nós os seres humanos somos incapazes de NÃO responder uma pergunta? Eu apenas lhe fiz uma pergunta e você já respondeu mentalmente - ou você sabia ou não, e foi impossível pelo menos não PENSAR sua resposta. Não é verdade? Veja--- agora fiz outra pergunta e você respondeu novamente!

Claro que nós sempre não respondemos a pergunta em voz alta, mas tão logo a pergunta é feita nossas mentes começam um processo de pensamento que será utilizado ou não. Então, aprender a fazer perguntas é uma valiosa habilidade de comunicação.

Por exemplo, digamos que eu lhe pergunto: " Por que não você não me envia uma cópia do seu relatório?" Isto pode parecer um pedido, mas a maioria de nós interpretaria isto como uma acusação.

Você pensaria que eu o estava culpando por não ter me enviado um documento e, provavelmente, que resposta seria defensiva. Isto pode causar ressentimento em cada um de nós e dificilmente vai facilitar um diálogo efetivo.


Por outro lado, considere uma outra forma de fazer a mesma pergunta ? "Você se importa de me enviar uma cópia do seu relatório?". Não há nenhuma crítica incluída aqui, apenas um simples pedido que, provavelmente, vai atingir o resultado esperado sem ressentimentos.

É claro que isto é uma pergunta retórica. Nós tendemos a entender orações que começam com "você se importaria..." como se não fossem realmente perguntas, mas são. Isto significa que a outra pessoa tem que responder, mesmo que seja só mentalmente. Claro que, nós assumimos que a resposta será positiva. Mas perguntas efetivas não precisam ser retóricas. Aqui vai outro exemplo.

Se eu pergunto à minha equipe: "Por que nós não podemos alcançar nossa meta de vendas?", cada pessoa vai imediatamente dar respostas sobre por que nós não podemos. Cada resposta conterá uma aparente justificativa por não alcançar o objetivo, tornando mais difícil chegar a um consenso. Em qualquer ocasião que você perguntar "por que não"? - as pessoas tenderão a responder por que não.

Mas, se ao invés, eu pergunto: "Como nós podemos alcançar nossas metas de vendas?", eles começarão a contribuir com respostas na forma de idéias para ajudar a alcançar os resultados esperados. Quando você pergunta "como?" - eles vão falar exatamente o que você quer.

Esta técnica de fazer as perguntas certas é uma preciosa habilidade de comunicação e um bom valor a ser cultivado. Tente. Da próxima vez que você estiver a ponto de fazer uma pergunta, pare para por um momento e tenha certeza de você a frase sairá de tal um modo que a resposta será construtiva.

 

Helen Wilkie é um palestrante profissional e escritora, especializada em comunicação no ambiente de trabalho. Assine sua e-zine mensal grátis, "Communi-keys" visitando www.mhwcom.com/pages/communikeys.html e receba gratuitamente seu e-book de 40-páginas: "23 ideas you can use RIGHT NOW to communicate and succeed in your business career" (23 idéias para que você pode usar agora mesmo para se comunicar e ter sucesso em sua carreira profissional).

© Copyright 2010 Adolfo Breder ([email protected]) da versão para o português do texto original em inglês: If you want good answers, ask good questions

Imagem: www.morguefiles.com - royalty free images