script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Administrando o Seu VoIP
© 2009 Nermine Shaker

Para as companhias de médio e grande porte implementar o VoIP (transmissão de voz sobre o protocolo da Internet) para o seu serviço de telefonoa pode ser um tremendo benefício. Você sabe que usando VoIP pode potencialmente economizar, especialmente se o perfil de tráfego inclui muitas ligações DDD e DDI. E, ao mesmo tempo que isso parece soar excitante, seus negócios dependem da telefonia e a troca vai se dar num ponto nevrálgico.


Mudar para o seu novo sistema de telefonia novo não é algo que possa ser feito em um dia. É importante conhecer os pontos a seguir ressaltados para que a transição seja tranquila.

Quem Toma Conta?

O passo inicial do planejamento da mudança é decidir quem tomará conta de cada fase. Na maioria das empresas médias e grandes, o
sistema de telefonia é administrado por um departamento e a estrutura de TI é realizada por outro grupo. Na troca para o ambiente VoIP, a telefonia torna-se parte da estrutura de TI.

Porém, o pessoal de TI pode ter pouco conhecimento das exigências especiais de aplicações de telefonia, enquanto o pessoal de telefonia pode não estar completamente familiarizado com a Internet. É importante assegurar que pessoas que entendam as complexidades do VoIP sejam designadas para a tarefa. Você pode precisar integrar os dois departamentos ou trazer um profissional de Administração de Telecom para facilitar o processo.

Passo a Passo

É muito arriscado trocar imediatamente todos os seus telefones para VoIP. Um modo melhor seria montar um ambiente inicial de teste com um departamento ou um grupo pequeno. Esta fase permitirá definir, diagnosticar e corrigir qualquer problema que poderia acontecer em situações mais controladas. A partir daí pode-se ampliar a abrangência do ambiente VoIP com mais conforto.

Reinvidique Seus Direitos na Rede

O paraíso seria ter uma LAN (Rede de Área Local) exclusiva para o Sistema de VoIP. A rede é a coluna vertebral em que VoIP se basea ára operar e assegurar a integridade de sua conexão garantindo Qualidade de Serviço (QoS).

O VoIP só funciona sobre conexões de banda larga. As empresas querem economizar com a troca para o VoIP, mas podem esquecer de aumentar a largura de banda fornecida pelo seu Provedor de Serviço de Internet (ISP). Como resultado, podemos ter atrasos na voz, estática, ecos e até mesmo ligações perdidas ou interrompidas.

Uma avaliação completa da rede deve ser feita para se ter certeza de que todos os switches, cabos e qualquer outro componente são confiáveis e têm velocidade suficiente para as necessidades do seu sistema. Um teste de velocidade da Internet pode simular telefonemas VoIP para se avaliar o desempenho esperado da sua atual conexão com um PBX VoIP (NT: como o PBX IP ASTERISK, que utilizamos nos projetos dos nossos clientes). Descobrinco problemas cedo pode economizar em dores de cabeça incontáveis.

Este também é o momento de se ter certeza de que a segurança do seu servidor está atualizada. Atualize também todos os sistemas operacionais em todos os dispositivos da rede, incluindo telefones celulares compatíveis com o protocolo SIP.

Qualidade, Segurança, Componente Novo e Conformidade

Estamos acostumados à alta qualidade da rede de telefones digitais traficionais (PSTN - Rede Pública de Telefonia Comutada) e esperamos o mesmo de qualquer serviço novo. Porém, as transmissões de voz são em tempo real e, assim, são menos tolerantes com transmissões de IP irregulares, como e-mail. A Qualidade de Serviço (QoS) vai depender da certeza de que sua rede tem largura de banda e velocidade suficientes para que suas chamadas não tenham picotes, ecos ou degradação da qualidade de voz.

As ligações VoIP são transmitidas pela Internet. Por isto, os pacotes de voz estão sujeitos às mesmas ameaças que os seus dados. Há muitas maneiras de sua rede VoIP estar de acordo com suas necessidades. Você precisa apenas tratá-la da mesma forma que faz com sua rede de dados - utilizando firewalls, encriptação e proteção de antivírus. A segurança deve ser pensada cuidadosamente e deve ser adotada desde o início, não como uma decisão tardia.

É importante montar um sistema de telefonia apropriado para o seu negócio. Tenha certeza de avaliar itens como memória RAM e HD do servidor VoIP, componentes de voz de alta qualidade e muitos outras opções de componentes que podem ser usados.

Se sua empresa está sob regulação do Governo, como concessionários de serviços públicos, planos de saúde e área financeira, sua rede de dados deve estar sujeita a exigências de conformidade. O mesmo vale para sua nova rede VoIP. A privacidade dos dados dos cliente deve ser protegida.

Outro assunto importante: as ligações para os serviços públicos de emergência. Por causa da portabilidade dos equipamentos, os centros de emergência não recebem sempre a informação do endereço do seu telefone de VoIP. Deve ser verificado com os aserviços que atendem a sua área a cobertura do serviço de emergência.

Utilize a sua Bola de Cristal

Ao planejar as suas atuais necessidades com o VoIP, leve em conta suas possíveis necessidades futuras. Planeje para o crescimento da capacidade e de possíveis aplicações novas, como vídeo conferência. Às vezes é mais fácil e mais efetivo melhorar a infra-estrutura agora e evitar preocupações futuras de ter que fazer o processo inteiro novamente.

Planos de Contingência para a Rede e a Energia

Ao contrário suas linhas telefônicas regulares, seu serviço VoIP é dependente de sua conexão de Internet. E, diferente do seu telefone tradicional, que continue funcionando durante a maioria dos apagões, seu VoIP não. As conexões redundantes vão prevenir perdas do seu serviço telefônico, se um provedor de Internet cair . Da mesma forma, uma fonte alternativa do suprimento de energia elétrica - como geradores / no-break - pode ser necessária.

A rede tem que ser sempre monitorada e testada para assegurar contínuo sucesso. Você também tem que instalar qualquer atualização de softwares e de segurança, que seu fornecedor indicar. Da mesma maneira que nas redes de dados, um pouco de bom senso e a lembrança destas orientações vão tornar tranquila sua mudança para o ambiente VoIP.

 

Nermine Shaker possui mais de vinte e cinco anos de experiência em planejamento, instalação, gerenciamento e consultoria em telecomunicações, Ela tem colaborado na geração de dezenas de milhões de dólares em poupança para os seus clientes. Ela é sócia do The Sygnal Group, uma companhia de administração de telecomunicações que oferece informações imparciais, análise e implementação de estratégias de telecom para empresas de todos os portes. Visite http://www.SygnalGroup.com

© Copyright 2010 Adolfo Breder ([email protected]) da versão para o português do texto original em inglês: Managing Your VoIP Rollout

Imagem: www.morguefiles.com - royalty free images