script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Qual é a Sua SWOT?
© 2007 Terry Hill

Uma ferramenta efetiva que avalia e identifica oportunidades
e riscos é a análise S.W.O.T. Uma análise SWOT é uma ferramente de planejamento estratégico que avalia as forças (Strengths), fraquezas (Weakness), Oportunidades, e ameaças (Threats) envolvidas em uma investida ou projeto empresarial. Quando um objetivo claro é identificado, uma análise SWOT pode ser altamente efetiva na busca por atingir este objetivo.


Uma ferramenta efetiva que avalia e identifica oportunidades e riscos é a análise S.W.O.T. Uma análise SWOT é uma ferramente de planejamento estratégico que avalia as forças (Strengths), fraquezas (Weakness), Oportunidades, e ameaças (Threats) envolvidas em uma investida ou projeto empresarial. Quando um objetivo claro é identificado, uma análise SWOT pode ser altamente efetiva na busca por atingir este objetivo.

SWOT é uma técnica de avaliação que estabelece um quadro preciso de como sua empresa se sustenta com base nestes quatro fatores. É um modo simples e popular para reunir e usar informações preparando ou emendando o seu plano de negócios. É útil também na solução de problemas, na tomada de decisões e no treinamento de pessoal, quando uma mudança é necessária.

Em resumo, SWOT quer dizer identificar:

  • Forças - fatores internos - como habilidades, inovação e recursos.
  • Fraquezas - fatores internos - como um alto nível de endividamento, lentidão no inventário de mudança e escassez de trabalho.
  • Oportunidades - vantagens externas - como um crescimento rápido do mercado que exija produção acima da média.
  • Ameaças - riscos externos potenciais - como desastres naturais,
    que de preços devida à concorrência e mudanças no ambiente empresarial geral.

Faça sua análise SWOT e identifique rapidamente os prós e contras do seu negócio. Alinhar forças e fraquezas internas com oportunidades e ameaças externas é essencial para o planejamento estratégico. Com SWOT você sabe sua posição hoje e onde estará amanhã. Pode identificar e priorizar os assuntos que levarão mais rápido ao sucesso.

Nas fases de planejamento de expansão do seu negócio, SWOT é essencial para seu plano de negócios - especialmente se você está buscando capital. Por que? Os investidores apreciam qualquer tipo de análise que minimiza o risco deles, como fatores internos e externos que podem impedir o seu crescimento empresarial. Para
uma realizar uma análise SWOT, você precisa entender os fatores - internos e externos - que podem afetar o seu progresso.

Fatores internos são aqueles que estão sob seu controle e estão dentro do seu ambiente empresarial:

  • Fatores operacionais - a eficiência de sua operação.
  • Pessoal e empregados - a perda de um vendedor ou supervisor fundamental.
  • Capacidade - recursos disponíveis para atender a demanda.
  • Fluxo de caixa - o fluxo de rendas capaz de cobrir as obrigações financeiras.
  • Custos - custos relativos ao negócio, como folha de pagamento, equipamentos e aluguéis.
  • Produtividade - habilidade para produzir a quantidade desejada de produtos ou o nível de serviço dentro de um determinado prazo.

Fatores externos são condições gerais e ambientais que estão fora do seu controle:

  • O ambiente empresarial gera l - taxas de juros e demográficas.
  • Mudanças econômicas - uma súbita deterioração ou crescimento do mercado geográfico / regional ou variação de humor do clima macroeconômico.
  • Tendências da indústria / mercado / consumidores.
  • Mudanças na paisagem competitiva.
  • Tendências tecnológicas - tendências que podem ser usadas em sua vantagem.
  • Ambiente regulador - mudanças que podem gerar oportunidades.
  • Fatores climáticos - se você é um tenista profissional, um pintor ou um produtor rural, períodos longos de tempo ruim podem reduzir as oportunidades geradoras de renda.
  • Disponibilidade de produto - materiais industriais com que sua empresa conta podem ficar repentinamente impossíveis de se obter.

O propósito da análise SWOT é examinar e identificar todos estes fatores (a probabilidade de que alguns ou todos estarão atuando em conjunto), quantificar como eles podem afetar o seu negócio e, então, desenvolver um plano de contingência. Examine cada dos fatores internos e externos e projete reações razoáveis.

 

Terry H. Colina é autora, oradora, consultora e fundadora e sócia-gerente da Legacy Associates, Inc., uma empresa de serviços de consultoria aconselhamentos. Assinando o eZine Business Insights from Legacy você pode atualizar-se com dicas, táticas e as melhores práticas em negócios. Você vai, também receber o eBook grátis Jump Start Your Knowledge of Business (Salto Inicial do Seu Conhecimento em Negócios). Contate Terry visitando www.legacyai.com

© Copyright 2010 Adolfo Breder ([email protected]) da versão para o português do texto original em inglês: What Is Your SWOT?

Imagem: www.morguefiles.com - royalty free images