ToIP ou VoIP:
Não Compre Gato Por Lebre

© 2010 Adolfo Breder

 

Há quem prefira o ronronar dos gatos e aqueles que admiram a velocidade das lebres. Mas, vamos deixar claro, cada uma dessas espécies animais possui características que se adéquam aos gostos de seus donos. Aqui não vamos tratar das escolhas feitas no escuro. Pretendo dar subsídios para a sua escolha consciente.

Ambas as modalidades, ToIP e VoIP, tem predicados similares:

  • Utilizam a estrutura da rede de Internet como mídia para trafegar pacotes de voz;
  • São considerados serviços de valor agregado de dados e isso faz muita diferença, quando tratamos dos cálculos de impostos sobre a telefonia tradicional no Brasil, que não os afetam. No estado do Rio de Janeiro este número é estratosféricos 30%.
  • Tanto pela economia gerada pela infraestrutura da Internet como pela redução da carga tributária agregada na telefonia, temos tarifas extremamente competitivas;
  • O tratamento da voz como dados possibilita uma série enorme de serviços adicionais, também com custos reduzidos em relação aos equipamentos da geração digital anterior. Hoje uma pequena e média empresa podem gravar ligações, utilizar URA, correios de voz, administrar tudo com relatórios completos, abusar da mobilidade e da escalabilidade que os sistemas possibilitam.

As diferenças dizem respeito, principalmente, à qualidade dos serviços.
Em certas situações, como ligar para uma tia em Erechim (RS) ou para um amigo de infância em Manhumirim (MG), as emoções envolvidas apagam quaisquer falhas nas conexões. Mas, para fazer vendas num mercado competitivo e ter boas chances de ótimo retorno, temos que escolher o serviço adequado.

O VoIP é a transmissão dos pacotes de VOZ SOBRE A INTERNET pública, sem controle de qualidade. Não é muito exigente: pode ser conexão discada ou banda larga comum. Os pacotes de voz disputam espaço com os pacotes de fotos, filmes, e-mails, consultas no Google etc. Nos horários de pico pode haver atrasos e perdas de pacotes, gerando imperfeição na transmissão, uma vez que normalmente não há priorização por tipo de conteúdos dos pacotes de dados.

Será que o meu texto está confuso para você? Se é por falta de conhecimento de como funciona uma rede de computadores, veja este vídeo do Youtube antes de comtinuar. Clique no link abaixo:

Se você viu o vídeo, mesmo sendo em inglês, deu para perceber o esforço que os pacotes fazem para chegar intactos ao seu destino!

Já o que chamamos de ToIP é uma transmissão sob condições diferenciadas. Os dados referentes à transmissão de voz trafegam numa banda reservada para a sua utilização. Não sofrem a concorrência dos demais tipos de pacotes. Eles têm prioridade total. Seus canais funcionam como túneis dentro das redes por onde trafegam. Normalmente este serviço só é oferecido pelas empresas de telefonia utilizando-se a sua própria rede de Internet, para que tenham total controle sobre a qualidade do serviço (QoS).

A Callmunity, na sua divisão Tecnologística, tem implantado sistemas dos dois tipos. Só que com o cuidado de conhecer a que se destina o serviço. Quando basicamente o preço de tarifas e de instalações é o mais importante: VoIP é o remédio indicado. Já para o perfil de negócios onde a qualidade e os serviços agregados são fundamentais, aviamos o ToIP.

Por hoje ficamos aqui. Estamos à sua disposição para consultas sobre tecnologia integrada à telefonia e ao call center. A divisão TECNOLOGÍSTICA da CALLMUNITY integra o sistema CALL MAXX ip - Voice Management System. Peça mais informações pelo e-mail [email protected] e aguarde as respostas numa próxima edição.


 

Adolfo Breder é formado em Física, diretor e fundador da Callmunity ( www.callmunity.com ), palestrante, treinador e consultor nas áreas de Marketing de Relacionamento, Projetos de Responsabilidade Social e Telemarketing.

Imagem: www.morguefiles.com - royalty free images