Cinco Mentiras Que Você Aprendeu na Escola e Estão te Puxando Para Trás
© 2010 Susanna Lange
Após 25 anos desde que me formei na escola secundária, cheguei à conclusão que muitas das lições que me ensinaram na escola não me ajudaram a ter sucesso na minha vida ou carreira. E sei que não estou só. Estas mentiras prejudiciais afetam amizades e relacionamentos das pessoas, roubam alegria e provocam sentimentos de ciúme e mesquinhez. Mas uma vez que você possa identificar essas lições, você pode abandonar a velha bagagem e livrar-se dos freios que têm segurado o seu progresso.


Mentira nº 1 – Seu DNA determina sua inteligência

As escolas gostam de rotular as crianças. Desde cedo elas são observadas, testadas e classificadas como inteligentes, medíocres ou necessitadas de ajuda especial. A verdade é que muitas formas de inteligência e capacidades não são percebidas porque os sentidos não são tão afianados e precisos quanto poderiam ser e o sistema nervoso não está processa informações efetivamente.

Vários exercícios podem melhorar o fluxo de informação no sistema nervoso e podem desbloquear o cérebro. Isso permite que mais informações possam entrar e melhor a atenção, assim como também clareza mental e emocional. Na realidade não há nenhum limite no cultivo da sua inteligência.

Mentira nº 2 – Raciocínio lógico e Q.I. são muito importantes

A escola nos ensina a ler, escrever, resolver problemas de matemática e ter uma compreensão básica das ciências. Mas nos treina a interagir com as outras pessoas? Nos ensina como achar nosso caminho de volta para casa quando estamos perdidos? Reforça e destaca a singularidade e qualidades excepcionais de cada um dos estudantes?

A habilidade para influenciar os outros a serem o seu melhor é um das habilidades mais importantes que se pode ter. E pode ser desenvolvida da mesma maneira que o pensamento lógico. Nosso sistema escolar supre a uma inteligência muito limitada e se seu cérebro não trabalha do modo que o sistema escolar requer, você pode se sentir inadequado, abaixo da média ou em algum lugar bem fundo do seu coração, estúpido.

Mentira nº 3 – Você precisa ficar sentado

O movimento é essencial para o cérebro integrar uma informação nova. O cérebro só desenvolve efetivamente novas vias neurais se houver uma certa quantia de movimento envolvida com a aprendizagem. E ainda, uma das primeiras coisas que nós aprendemos na escola é nos sentarmos quietinhos em nossas carteiras. O corpo humano sempre se move – interior e externamente: Até mesmo à noite nós nos viramos dúzias de vezes durante nossas sonos. O enorme impacto dos movimentos físicos na aprendizagem e desenvolvimento do cérebro tem sido subestimada há muito tempo. Manter-se sentado é uma tortura para o sistema nervoso porque reduz a velocidade da aprendizagem e do desenvolvimento. Os empresários de sucesso e milionários por esforço próprio raramente se sentam por longos períodos de tempo.

Mentira nº 4 – Não mostre seus sentimentos

Estudos mostraram que o melhor modo para aprender é quando um sentimento for envolvido. Examine sua vida até agora e encontre os momentos que você mais se lembra. Eles são freqüentemente momentos que muito impactaram o que você sentia. Então por que nosso sistema escolar ensina a lição de que sentimentos e emoções afetam o modo de aprendizagem efetiva?

Você pode aprender uma teoria em física e ao mesmo tempo que a teoria permanece a mesma para todo o mundo, cada pessoa percenberá algo diferente em relação a ela. A habilidade de compartilhar estes sentimentos ajuda a desenvolvee maturidade e respeito. É a base para a inovação e a invenção. Não poder expressar sentimentos diminui você como um indivíduo. Reduz suas habilidades criativas inatas.

Mentira nº 5 – Todo o mundo precisa ser tratado da mesma forma

Os professores são educados para tratar todo estudante da mesma forma. Mas as pessoas não são iguais. Quando os professores tratam todos os estudantes de modo semelhante, as lições ficam muito lentas para o talentoso, muito rápidas e cansativas para o estudante lento, muito visual para estudantes audíveis e muito audível para quem prefere o estilo de aprendizagem interativa. O resultado? Todo o mundo fica entediado uma vez ou outra.

No nível biológico nada parece ser mais óbvio do que nossa singularidade individual. Todos nós temos nossas próprias impressões digitais, tipos sanguíneos e DNA. Assim, cada pessoa tem sua combinação inata de talento, estilo de comunicação e preferências pessoais. De modo triste, o sistema de ensino não percebeu a limitação de tratar todo estudante do mesmo modo e continua a formar pessoas que esquecem que são indivíduos únicos e valiosos com capacidades poderosas e potencial oara fazer uma diferença.

Não se engane - nosso sistema escolar e sociedade ensinam estas convicções diariamente. Se você não pode se identificar imediatamente com elas, não significa que você não as tem. Pode significar simplesmente que você tanto se habituou a elas que as confunde como sendo suas. Mas - acredite em mim - estas convicções não refletem o gênio natural que você é verdadeiramente. Elas são programas que você aprendeu ao crescer e que agora limitam seu direito nato de ser gênio. Está na hora para deixá-las partir!


 

Susanna Lange: consultora certificada de aprendizagem e Coach, Susanna co-desenvolveu a Genius Coaching, a qual ajuda desde crianças e adultos, a líderes empresariais. Você está vivendo seu gênio?
Faça uma auto-avaliação grátis. Descubra e maximize osseus talentos e potenciais especiais.

Visite www.geniuscoaching.net/RateYourGenius.htm.

© Copyright 2010 Adolfo Breder ([email protected]) da versão para o português do texto original em inglês: 5 Lies You Learned In School That Are Holding You Back

Imagem: www.morguefiles.com - royalty free images