Um Profissional Feliz Escolhe Seus Clientes
© 2005 Dorene Lehavi, Ph.D.
Muitos profissionais não recusam clientes com medo de perder dinheiro. Porém, há um outro lado da moeda: o preço alto do efeito negativo de aceitar todo o mundo que entra pela porta.

Um profissional feliz que conheço, um advogado, sempre teve uma visão clara do seu serviço e do seu cliente ideal. Ao contrário da noção convencional de nunca dispensar um cliente, com sua abordagem certeira de raio laser sobre o que e para quem oferecer seus serviços, ele está agora no processo de contratar colaboradores, pois a quantidade de trabalho aumentou bastante.

Ele tem um procedimento estabelecido para determinar quais clientes aceita e o não serão atendidos. Todos são convidados para uma entrevista durante a qual o cliente esboça as suas expectativas. Como um advogado experiente, ele descreve o processo, o custo e a realidade sobre o provável tempo de demora do caso, que pode não corresponder ao esperado por eles. Ele e o cliente averiguam se podem conviver com esses tipos de compromissos.


Em seguida, ele deixa clara a sua política de faturamento, declarando que nada avançará, nenhum arquivamento, litígio, ou ato de qualquer natureza sem o pagamento combinado. Os telefonemas são faturados em períodos de 12 minutos e as chamadas recebidas serão respondidas dentro de 24 horas. Ele não tolerará linguagem de baixo calão ou qualquer abuso em relação ao seu pessoal. Ao término desta entrevista, normalmente fica bem claro se ele e o cliente terão uma boa combinação.

Embora meu exemplo seja o de um advogado, os profissionais em qualquer campo podem beneficiar-se deste tipo de transparência ao assumir os clientes novos.

O que você pode fazer que sua prática e vida fique menos estressante e mais agradável no trato com os clientes? Aqui vai uma sugestão: Faça uma lista de seus clientes. Estabeleça notas de 1 a 5 ou outra escala que faça sentido para você. Por exemplo, avalie gentileza e paciência, expectativas razoáveis, colaboração com informações necessárias no tempo estabelecido, telefonemas constantes em altas horas e fins de semana, comportamento abusivo.

Quais clientes são agradáveis?
Quais

... exigem alta manutenção?
... têm exegeradas expectativas?
... causam aflição por causa de demandas irreais em termos de prazo e atenção?
... pagam em dia?
... pagam sempre com atraso?
... valorizam o seu tempo?
... agravam e afetam sua saúde e o prazer com o que você faz?

Note os detalhes que caracterizam um cliente agradável ou um miserável. Use a informação que resultar deste exercício para escolher os seus novos clientes de forma mais inteligente. Talvez ache modos de levar ao fechamento novos projetos de clientes atuais ou decida fazer uma indicação a outro profissional da sua rede de relacionamentos.

Além disso, você pode dizer honestamente que é o melhor profissional para todos os seus clientes ou você aceitou alguns deles por causa de sua política de aceitar todo o mundo? Avalie você mesmo e o seu pessoal em como satisfazem as expectativas dos seus clientes. Peça feedback do seu serviço aos seus clientes. Atue assim.
Manter você mesmo e seus clientes em um alto nível de integridade vai servir para atrair o certo para você e você ainda se beneficiará de outros modos: tensão reduzida, mais tempo para você e sua família, ambiente de trabalho mais agradável, mais eficiência, e uma equipe mais feliz.

 

Dorene Lehavi, Ph.D. é diretora da Next Level Business and Professional Coaching. Ela treina os profissionais e seus colaboradores. Você pode receber uma amostra grátis do seu ebook, "Stop Doing What You Hate. Start Doing What You Love"(Deixe de Fazer o que Você Odeia. Comece a Fazer o que Você Ama) visitando www.StartDoingWhatYouLove.com.

Contatos com a Dra. Lehavi: e-mail [email protected]
web www.CoachingforYourNextLevel.com

© Copyright 2011 Adolfo Breder ( [email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- A Happy Professional Chooses Clients

Imagem: © 2011 Callmunity