Como as Companhias estão Destruindo os seus Talentos
© 2008 Steven Vannoy E Craig Ross

A geração X e Y do baby boomer está deixando sua empresa! Os baby boomers estão partindo! E a coisa está se ampliando rapidamente: À medida que este pessoal sai, o capital intelectual e o talento das companhias está sendo drenado a uma taxa sem precedentes. A procura por talento e profissionais de alto desempenho está a ponto de migrar de "urgente" para "crítica".

E nisso reside uma piada - e uma tragédia.

A Real Drenagem Intelectual

Sim, você pode sentir falta do José, "o Sr. Produção", assim que ele se mudar de estado. Mas a razão da sua saída não é um enorme golpe de 'perda de talento' sofrido pela sua companhia. A maior drenagem intelectual e perda de talentos não acontecem quando as pessoas saem pela sua porta; acontece diariamente por causa de uma abordagem disfunctional e antiquada da liderança.


Acontece todo o tempo: Alguém é contratado. Eles são motivados. Eles se preparam para dar o seu melhor, porque eles, como você, querem ser grandes. E, então, a tragédia se inicia. Com uma chocante eficiência surgem os gritos da companhia "Não é assim que nós fazemos isto aqui!" E como um cachorro adestrado com batidas no focim, o novo contratado conforma-se e começa a agir como todo o mundo. Isto significa que eles não estão mais fazendo o que você os contratou para fazer: aumentar as barras de gráficos dos resultados da sua companhia.

As pessoas são maleáveis; nós nos conformamos e nos adaptamos pela sobrevivência. Um exame nos índices de satisfação dos empregados ou nas pesquisas de rotatividade de empregados prova que isto é verdade. Segundo o Gallup, nos EUA acima de 70% da mão-de-obra está de malas prontas. As companhias contratam os melhores - e então os treina para não serem grandes.

Passos para Destruir os Talentos da Companhia

Todas as companhias estão procurando essencialmente as mesmas qualidades, quando contratam. Além de um padrão habilidades desejadas, todo o mundo quer uma pessoa que:

1. seja proativo

2. tome boas decisões boas, e

3. seja responsável

Ironicamente, se você pergunta a qualquer um se possui essas, eles responderão que sim. E, é claro que, todos tem razão, porque em graus variados, todos nós possuímos estas características. Ainda assim, estes são os passos dados pela maioria das companhias para destruir esses talentos.

1. Destruindo a proatividade / motivação: O fato é que a maioria lidera as pessoas dizendo para elas o que querem que elas façam. Depois de serem bombardeadas com comandos para serem 'proativas' percebem que apenas estão livres para agir e sonhar nas tardes de sexta-feira. "Vou esperar o chefe dizer o que ele quer", torna-se o seu pensamento. Isto levanta muitas questões sobre o que aconteceu com os recém contratados que assumiram tal atitude… quando na realidade o seu chefe foi quem solapou a proatividade deles.

2. Destruindo a habilidade de tomar decisões: O talentoso novo contratado entra ansioso para mostrar o seu valor. Mas suas idéias são rebatidas com "Isso não funciona aqui" e "Nós já tentamos isso antes. Quando o novo contratatado toma uma decisão que eles são perfurados freqüentemente com frases do tipo "assim você prejudica" e "aqui nós tomamos as decisões juntos". Assim a criança criativa torna-se um veterano esperto, enquanto vai aprendendo a minimizar os riscos para sobreviver.

3. Destruindo a responsabilidade: O mantra "busque pessoas responsáveis" é gritado desde o topo da pirâmede e, assim, os chefes apenas forçam as pessoas a realizarem o esperado. Mas a produtividade é uma escolha; as pessoas resistem ao serem forçadas a fazer qualquer coisa e assim a mentalidade minimalista cresce. Depressa, o empregado novo é suprimido do seu orgulho e auto-estima… e eles deixam a sua melhor parte para a fantasia de uma tarefa que a maioria nunca perceberá.

 

Steven Vannoy e Craig Ross - Stomp the Elephant in the Office ("Pise no Elefante do Escritório") emprega os programas e conceitos desenvolvidos pela empresa Pathways to Leadership, Inc. dos autores. Para descobrir como está o grande elefante no SEU escritório, visite stomptheelephant.com/

© Copyright 2011 Adolfo Breder ( [email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- How Companies Are Destroying Their Talent

Imagem: www.morguefiles.com - royalty free images