Comprar, Vender, Amar
© 2011 Adolfo Breder

Na minha adolescência cheguei a achar desimportantes as comemorações de uma forma geral. O consumismo era a bola da vez. Monstro. Abismo. Dominador de corações e mentes.
Não que eu tenha mudado a minha sensibilidade a respeito da questão. A besta voraz continua insistindo em nos tornar meras estatísticas, pontos em gráficos multicores e ascendentes.
No entanto o Brasil do futuro é este aqui. O cenário está pronto para a estréia no mundo de oportunidades para todos.


Não podemos ficar deitados eternamente sob o coqueiro que dá côco. É hora de dar a volta por cima.

As leis que regulam a proteção ao consumidor e o SAC nos elevam à categoria de consumidores conscientes. Que bom!

Combinado assim, e depois de tanto ralar o ano inteiro é hora de ir de braços abertos às compras. Eu mereço. Você merece. Todos merecem. Vamos comemorar e presentear. A crise vai ficar do outro lado do Atlântico e a alegria contagiante vai possibilitar que a gente se lembre – por um instante ao menos – do real espírito que inspira a festa.

Compra-se por necessidade. Compra-se por prazer. Compra-se por carinho, por retribuição.... Talvez apenas na primeira opção sejamos realmente Consumidores. Nas demais materializamos sentimentos nas trocas que fazemos.

Do outro lado da caixa registradora os comerciantes aguardam a explosão dessa emoção de braços e balanços abertos. Os que nos querem bem preparam a equipe de vendas, da entrega, do call center e do suporte para desempenharem seus papéis com excelência. Procuram embalar cada momento especial e único como uma celebração.

Comprar e Vender são duas faces de uma mesma moeda – literalmente! Ambas realizam sonhos. O presente de um é a comissão e o lucro do outro. Entregar o prometido, no prazo e perfeitamente é o que cabe ao fornecedor. As crianças vão poder brincar com os novos brinquedos, os adultos vão se reunir para a pipoca e os filmes preferidos na telona caseira, a cozinha nova vai compartilhar novos sabores, o quarto novo acalentar novos e novos sonhos. Não estrague a festa, senhor vendedor.

Em outras ocasiões soaria estranho ou romântico demais dizer, mas agora, aproveito a ocasião e digo: Comprar, Vender e Amar completam-se.

Colocar-se no lugar do cliente, compreender o significado e as emoções por trás da busca de um produto ou serviço, orientar suas escolhas com foco na satisfação total e oferecer novas opções a partir do conhecimento desenvolvido – tudo isso leva ao desenvolvimento de um relacionamento de mútuo interesse e lealdade. Como disse Milton Nascimento: “Qualquer forma de amor vale amar”. Portanto, espero que você concorde comigo. Neste contexto Amar também se aplica e é o que faz diferença?

Boas festas para você!

 

Adolfo Breder ([email protected] ) é consultor nas áreas de Telesserviços e Telecomunicações, gestor do projeto social Escola de Talentos, editor do site Callmunity.com e colaborador do portal Nos da Comunicacao.

Imagem: (c) 2011 Callmunity - Cinelândia (RJ)