Transformando Situação Ruim Em Situação Boa
© 2011 Kamyar Shah

Depois de meses de uma intensa disputa judicial de divórcio, você se acha finalmente só, mas na expectativa de uma vida nova em uma casa nova em uma nova vizinhança. Ambas com perspectivas excitantes e amedrontadoras.

Porém, a transição não acontece tão suave quanto você esperava. A casa nova não fica pronta. Ainda está em construção e o construtor jura que é culpa das licenças municipais. Além disso, chove por duas semanas completas, enquanto ele vai adiando a data de entrega da obra. Tudo o que você deseja é alguém que lhe dê uma resposta honesta, alguém que ouça seus gritos e suas reclamações e alguém que vai lhe dizer que tudo vai dar certo. Você precisa é de alguém em quem se apoiar.

Períodos comos este exigem um bom representante de atendimento ao consumidor. O processo de divórcio torna doloridos até os dias bons. Acrescentar outras amolações à equação torna a situação um puro pesadelo. Falar com um bom atendente pode ser a diferença entre ficar totalmente louco ou encontrar serenidade. Por isto é que é importante os gerentes serem altamente treinados em habilidades de atendimento ao consumidor. Você nunca sabe quem está do outro lado do telefone e em que situação ele se encontra.

Se uma casa não ficar pronta no tempo combinado, alguém pode precisar de armazenar sua mudança no seu depósito. Os clientes nem sempre vão revelar as suas razões para sua necessidade de armazenamento, mas quem for atendê-lo precisa ter desenvolvido habilidades de atendimento ao consumidor em tais tempos sensíveis.

Um gerente precisa perguntar o que o cliente quer armazenar, mas sem pedir a razão. Porém, às vezes a razão é informada involuntariamente pelo cliente e o gerente precisa saber lidar com profissionalismo. Este é um ponto crítico durante a chamada. Os atendentes precisam superar a situação da melhor forma possível. Eles devem assegurar ao cliente que farão a reserva do espaço e que o processo de armazenamento será tão simples e sem defeitos quanto possível. A partir daí eles precisam levar a cabo a sua promessa. Uma boa prática de atendimento ao consumidor seria fazer anotações no campocde comentários da reserva, assim outro atendente / gerente ao receber o cliente na sua chegada à unidade de armazenamento, ele terá conhecimento da situação e saberá como agir.

Um bom atendimento ao consumidor nos diz que tratemos todo cliente de forma especial. Isto é verdade, porém todo cliente tem as sua próprias necessidades especiais. Uma empresa recebe muitos tipos diferentes de clientes com vivências diversas e em situações incomuns. O treinamento do bom atendimento ao consumidor deve preparar o pessoal em termos de sensibilidade no trato das diversas situações encontradas. Assim, os representantes de atendimento ao consumidor também devem ter habilidades diversificadas para transformar para os clientes uma situação ruim em um resultado positivo. Por exemplo, não há nada que um gerente possa fazer para acelerar o processo de construção da minha casa, mas ele podem aliviar a situação tomando o cuidado de tornar o processo do armazenamento tão simples quanto possível. As suas boas habilidades de atendimento ao cliente não só criam um cliente feliz, criarão uma pessoa feliz. E isso é algo que que um representante pode sentir no seu dia a dia.

Por isso as pessoas tornam-se representantes de atendimento ao consumidor: ajudar as pessoas. Certamente há uma influência da personalidade para formar um atendente de sucesso com grandes habilidades de atendimento ao consumidor. Freqüentemente você consegue promover a reviravolta de uma situação ruim e em uma situação boa. E isso nem sempre é fácil de fazer e de controlar.

 

Kamyar Shah - Visite seu site: www.secretshoppingblog.com

© Copyright 2012 Adolfo Breder ( [email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- Turning a Bad Situation Into a Good Situation

Imagem: Renjith Krishnan - portfolio