Voz: Aspectos Importantes
© 2012 Juliana Schuenck

A voz é um dos instrumentos de comunicação mais importante que temos. Ela expressa nossos pensamentos, emoções e está constantemente presente na relação entre as pessoas, conduzindo informações e idéias em nossa vida pessoal e profissional.

Nossa voz é resultado de aspectos anatômicos, fisiológicos, emocionais e culturais. Ao longo da vida é desenvolvida com base em fatores orgânicos, que são menos flexíveis, associados a fatores emocionais, culturais e profissionais, bastante variáveis.

A voz é produzida na laringe, que fica no pescoço. Nela estão as pregas vocais, popularmente conhecidas como cordas vocais. O ar que sai dos pulmões é o combustível para a vibração das pregas vocais, produzindo o som da voz. Este som é articulado pelos movimentos de estruturas como língua e lábios.

O cérebro comanda todo este mecanismo e nos permite fazer refinados ajustes que variam de acordo com a intenção comunicativa. Produzimos uma voz mais forte ou fraca, aguda ou grave, nasal ou oral. Não usamos a mesma voz se estamos com raiva ou queremos demonstrar afeto. Ela se modifica se estamos com o namorado, com os pais, com o chefe ou com uma criança, por exemplo. Uma voz saudável é capaz de fazer estas sutis variações rotineiramente.

O cuidado com a voz envolve fatores bastante diversificados e indicações importantes para algumas pessoas podem não ser tão significantes para outras. Os que apresentam alergias, como rinite e sinusite, por exemplo, são mais sensíveis às alterações do ambiente que interferem na voz. Pesquisas americanas atuais mostram que um terço da população já ficou ou ficará rouca em algum momento da vida. Vinte milhões de pessoas nos Estados Unidos já apresentaram rouquidão, entretanto, apenas 59% buscam tratamento especializado. Qualquer dificuldade na produção vocal pode ser considerada um problema de voz e a rouquidão é apenas um dos sintomas que geralmente compõem o quadro. Apresentando sinais como voz rouca, cansaço ou dor ao falar, voz aguda (fina) ou grave (grossa) demais é importante procurar um profissional especializado (otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo).

Os problemas mais frequentes ocorrem devido ao uso intenso da voz, por isso, os profissionais que utilizam a voz para o trabalho, como professores, atores, locutores e operadores de telemarketing, sofrem alterações mais constantemente.

Muitas vezes não percebemos o abuso vocal. Isto ocorre com frequência em situações em que o ambiente é muito ruidoso, pois perdemos o controle da voz pela audição e automaticamente falamos em intensidade mais forte e com maior esforço. Pessoas que estão constantemente neste tipo de ambiente tendem a falar sempre em intensidade elevada sem perceber.

Dentre os problemas mais conhecidos estão os nódulos vocais (chamados de calos). Eles se formam devido abuso vocal continuado e, se não tratados, podem causar alteração de voz severa prejudicando muito a comunicação. É importante ressaltar que os nódulos não se desenvolvem em câncer, e geralmente são tratados com terapia fonoaudiológica, não necessitando de cirurgia. Entretanto, a rouquidão é um dos principais sintomas de câncer de laringe.

Para cuidar bem da voz é preciso conhecê-la e, algumas dicas importantes podem ajudar. Devemos falar sem fazer força, articulando bem as palavras; beber água regularmente; evitar falar muito em ambientes ruidosos, pigarrear e gritar. A ingestão de bebidas alcoolicas deve ser reduzida e o fumo interrompido. Remédios caseiros para melhorar a voz geralmente não tem resultados, podem mascarar o problema e irritar a garganta. A orientação de um especialista é de extrema importância assim que percebermos alguma alteração na voz.

 

Juliana Schuenck ([email protected]) é fonoaudióloga clínica e empresarial, com graduação na UFRJ, especialização em Voz no CEV-SP. Atua em empresas de telemarketing e escola de atores. Integra a equipe de colaboradores da Escola de Talentos e projetos especiais da Callmunity, desde 2007.

Imagem: alisongarwoodjones.com