O Homem dos 7 Instrumentos
Sabota Sua Comunicação Com Clientes

© 2008 Kim Schott

Você já ouviu a expressão "Homem dos 7 Instrumentos"? Bem, eu não sei quem é este "homem", mas posso lhe falar que ele o levará ao fracasso.

Se você olhar por aí, na maioria dos livros focados em como tornar-se um pequeno empresário ou consultor de vendas independente a receita é você ser um mestre de tudo. E, eu acho que isso é ridículo. Porque, se você se dedicar tanto às tarefas que geram dinheiro quanto as que não geram, concluirá que não é mestre de nada. Você não é uma estrela de TV, você realmente é um Homem de 7 Instrumentos, um generalista medíocre, provavelmente superado naquilo que faz. E a única batida que você ouve, é a da sua batida de cabeça dura contra a parede, buscando saber por quê você não consegue atrair bastante clientela. Por que?

Eu também estou vendo uma tendência que ganhando velocidade nas vidas de meus clientes. A despeito de se estão ou não bem financeiramente, cada vez mais tensão está se revelando entre suas vidas profissionais e pessoais. Eles estão gastando mais do seu precioso tempo empresarial lidando com detalhes e atividades não ligadas à geração de faturamento. Os adultos estão constantemente trocando uma crise pessoal pela próxima. E, quando eu pergunto a eles, "O que você fez esta semana pelo desenvolvimento do seu negócio", tudo o que ouço é um profundo ... suspiro!


Para muitos profissionais autônomos as coisas estão ficando muito complicadas. Os ciclos de vendas estão mais longos, os clientes localizam-se em fusos horários diferentes, a concorrência mundial, as mudanças tecnológicas sem fim e as quedas de barreiras comerciais criaram um modelo empresarial novo: o negócio globalmente integrado. O novo modelo de negócio global não existia há 20 anos atrás. Naquele tempo trabalho era um lugar onde você ia e estava bem definido em termos de linhas de espaço e tempo. Nós conhecíamos bem nossos concorrentes; francamente, nós jantamos com eles e as nossos filhos praticavam esportes juntos. Mesmo se eles não estivessem do outro lado da cidade, isto não era longe e nós poderíamos estudá-los, falávamos o mesmo idioma e poderíamos entender os seus movimentos.

E, este novo modo de fazer negócios leva à frustração, porque ao final das contas temos profissionais autônomos e pequenos empresários que estão perdendo vendas para a competição ultramarina - e eles estão se apavorando: tentando salvar seu navio de um naufrágio sem um plano. Do outro lado do espectro você tem negócios crescendo muito rápidos. Em ambos os casos, não há nenhum tempo para planejar ou refletir, porque basicamente as coisas estão descontroladas.

Assim, com base na minha experiência, a razão número um para a falência dos negócios no nosso tempo é que os empresários estão gastando seu tempo no negócio, em vez de trabalhar pelo seu negócio. E, não sabendo fazer a distinção neste ponto, está custando os clientes. Deixe-me colocar de outro modo: gastar suas horas na empresa fazendo coisas que custam R$60 - R$80 a hora, não faz sentido.

Olhe para estas duas atividades e me diga qual lhe rende mais dinheiro: Você poderia estar gastando uma enormidade de tempo numa construindo uma relação de confiança com um cliente e fechando uma venda ou esperando ao telefone para saber quando um novo container vai chegar. Um outro exemplo: Falar com um prospecto para entender suas necessidades imediatas ou abrir o email e ler as mensagens. John Dudek diz melhor isto, "Escolha as coisas que você faz melhor e aquelas que tenham maior impacto, e faça apenas essas atividades. Não faça qualquer outra coisa." Bem dito John!

Quando você terminar leitura deste artigo, eu sugiro que você faça uma lista das tarefas organizacionais que você pode pagar para outra pessoa fazer por você. Considere contratar um assistente virtual ou um estudante de escola secundária para ajudá-lo a trazer de volta essas horas gastas com tarefas desvinculadas do faturamento para tornar em tempo dedicado a estratégicas, falar com clientes novos, fechar mais vendas, ganhar mais dinheiro ou usar em tudo o que você é realmente bom. Essas horas são preciosas e insubstituíveis. Se seu tempo vale $80 ou $8,000 por hora, está claro que é tolice passar várias horas de um dia fazendo algo que você pode delegar ou terceirizar pelo equivalente a $15, $20 ou $40 por hora.

Meu pensamento final para suas reflexões é: toda vez que eu tercerizei uma atividade, minha renda cresceu exponencialmente. Eu não estou apenas falando sobre um incremento de renda, mas numa alavancagem para uma margem de lucro mais alta. Se você sente que está tornando-se um 'fazedor' humano em vez de um 'ser' humano, então você precisa do apoio de uma equipe para a qual você pode terceirizar / delegar o trabalho.

 

Kim Schott, Global Client Communication Expert, é o autor de Keys to Client Communication System (Sistema de Chaves Para a Comunicação Com Clientes), um programa passo por passo, expresso através de números para comunicação, que visa atrair mais clientes em menos tempo. Para receber seu semanário com artigos sobre como atrair consistentemente mais clientes locais e globais em menos tempo,
visite www.SchottCulturalConsulting.com

© Copyright 2012 Adolfo Breder ( [email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- The One Man Band Sabotages Your Client Communications

Imagem: musettemusic.com